Questões de Línguas Outras

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Inspirado(a) nas concepções de Schleiermacher (1813) sobre tradução, estabeleceu os conceitos de “Tradução domesticadora” e “Tradução estrangeirizadora”:

  • A. Paulo Rónai.
  • B. Jean D’Alembert.
  • C. Lawrence Venuti.
  • D. Christiane Nord.
  • E. Walter Benjamin.

A interpretação exige um grande esforço mental do intérprete. Em geral, são muitas informações que o profissional precisa guardar em sua memória de curto prazo, para retomá-las, quando necessário. Debruçado sobre uma modalidade de interpretação, Daniel Gile desenvolveu a Teoria dos Modelos dos Esforços. O ponto de partida de sua análise foi a interpretação

  • A. consecutiva.
  • B. sussurrada.
  • C. simultânea.
  • D. literal (palavra por palavra).
  • E. inversa.

Ainda sobre a Teoria Interpretativa da Tradução, o principal conceito que ela apresenta é a noção de

  • A. implicitação.
  • B. correção.
  • C. decalque.
  • D. explicitação.
  • E. desverbalização.

É possível perceber que a atuação, os procedimentos, as estratégias e o processamento cognitivo dos profissionais de línguas de sinais e de línguas oral-auditivas são, em grande parte, equivalentes. Por isso, hoje em dia, os estudiosos reconhecem que é praticamente impossível refletir sobre teoria e prática dos intérpretes de línguas de sinais, sem que se utilizem as abordagens teóricas pensadas para as línguas oral-auditivas. A Teoria Interpretativa da Tradução, conhecida também como Teoria do Sentido, é um bom exemplo. Ela foi desenvolvida pela intérprete, pesquisadora e professora francesa Danica Seleskovitch, nos anos 1960, e, apesar de muitas críticas, muito de suas ideias pode ser aplicado na interpretação de línguas de sinais. Pensando no momento de origem da Teoria Interpretativa da Tradução, é correto afirmar-se que esta teoria está voltada para a interpretação

  • A. simultânea.
  • B. consecutiva.
  • C. sussurrada.
  • D. intermitente.
  • E. a partir de uma língua escrita.

A Declaração de Salamanca, um dos principais marcos filosóficos da educação inclusiva, orienta

  • A. o acesso das pessoas com necessidades especiais às escolas regulares.
  • B. a realização de exames de seleção para o ingresso nas escolas regulares.
  • C. a preparação prévia de crianças e jovens com necessidades especiais para que possam integrar as escolas regulares.
  • D. os sistemas de ensino a tratarem as deficiências como patologias passíveis de reabilitação.
  • E. o desenvolvimento de programas educacionais homogeneizadores, uma vez que todos os estudantes são iguais e têm os mesmos direitos.

Sobre os artefatos culturais, de acordo com Strobel (2008), é verdadeiro afirmar-se que

  • A. no âmbito das artes visuais, são considerados “artefatos culturais” do povo surdo apenas as criações artísticas em que há registro material, como a pintura e a escultura, excluindo-se dessa classificação outros tipos de manifestação cultural, por exemplo, o teatro.
  • B. são considerados “artefatos culturais” apenas os objetos ou os materiais produzidos pelos grupos culturais, como as campainhas luminosas, no caso da cultura surda.
  • C. tradicionalmente, a música não é considerada um artefato cultural do povo surdo, mas, quando os músicos são surdos e usam recursos percussivos que permitem a quem não ouve sentir a música, neste caso ela se torna artefato da cultura surda.
  • D. instituições como a FENEIS, a WDF e a CBDS são importantes no movimento surdo organizado, mas, por serem instâncias ligadas à ação política dos surdos, não poderiam ser adjetivadas como “artefatos culturais”.
  • E. o TDD (Telefone Device for the Deaf), artefato material do povo, surgiu a partir do TTY (Teletypewriter), inventado por 3 surdos americanos.

“Em um experimento de comunicação referencial (JORDAN; BATTISON, 1976) com surdos de sete diferentes países, os pesquisadores concluíram que uma língua de sinais não é transparentemente inteligível por surdos monolíngues de outra língua de sinais”. QUADROS, R.; KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Artmed, 2004.

Em relação à iconicidade nas línguas de sinais, é correto afirmar-se que

  • A. as línguas orais não possuem nenhuma relação icônica ou representacional de seus referentes fonológicos.
  • B. estudos linguísticos sobre a iconicidade nas línguas de sinais revelaram que apenas uma parte do léxico dessas línguas pode apresentar característica icônica, em virtude de alguns sinais não apresentarem semelhanças visuais com seu referente.
  • C. o excesso de sinais icônicos nas línguas de sinais marca uma dificuldade em expressar conceitos abstratos.
  • D. as línguas de sinais são exclusivamente icônicas, pois apresentam, em sua constituição, uma gesticulação concreta.
  • E. uma diferença relevante entre as línguas de sinais e as línguas orais é a inexistência de iconicidade nas línguas orais.

As comunidades surdas lutam por uma educação de qualidade desde o ensino básico à pós-graduação. Uma das pautas das reivindicações desses grupos são as escolas bilíngues para surdos.

Considerando esse histórico e a educação de surdos no estado do Maranhão, assinale a opção correta.

  • A. Não há escola bilíngue no estado do Maranhão.
  • B. A primeira escola bilíngue do estado do Maranhão foi inaugurada no ano de 2012, em Imperatriz.
  • C. A comunidade surda do Maranhão nunca se manifestou favorável à criação de escolas bilíngues.
  • D. O estado do Maranhão possui cinco escolas bilíngues e tem previsão de inauguração de mais cinco no ano de 2017.
  • E. As associações de surdos e os profissionais envolvidos na educação de surdos do Maranhão reconhecem as escolas inclusivas como o melhor modelo de educação para as crianças surdas.

“Certas CMs (configurações de mãos) são usadas nas línguas de sinais, para representar o tamanho e a forma dos referentes, assim como as características dos movimentos dos seres em um evento...”. FERREIRA, Lucinda. Por uma gramática de Línguas de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010.

Em relação aos classificadores, a autora considera que cada configuração de mão utilizada como classificador é um

  • A. item lexical.
  • B. sintagma nominal.
  • C. sintagma verbal.
  • D. fonema.
  • E. morfema.

Ainda com relação aos aspectos clínicos da surdez, assinale a opção correta.

  • A. Inexistem casos de deficiência auditiva provocados por medicamentos.
  • B. Só é possível detectar a surdez quando a criança completa três anos de idade.
  • C. A aquisição de linguagem oral pelo surdo é um processo simples e rápido.
  • D. O teste do pezinho é capaz de detectar a surdez em criança logo após o nascimento.
  • E. Entre as causas da surdez, encontram-se a rubéola, meningite, sífilis e o sarampo.
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