Questões de Línguas Outras

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Quanto à flexão gramatical dos verbos na Libras, é correto afirmar-se que

  • A. diferente das línguas orais, os verbos na Libras não apresentam incorporação de afixos.
  • B. na Libras, apenas com o acréscimo de sinais identificados como advérbios, pode se marcar morfossintaticamente a ideia de continuidade de alguns verbos, como FALAR e PASSEAR.
  • C. a flexão verbal na Libras não altera nenhum parâmetro.
  • D. todos os verbos na Libras flexionam-se em pessoa e número.
  • E. a ação durativa marca uma forma de flexão verbal que indica a extensão do tempo incorporado ao verbo na Libras.

De acordo com a legislação pertinente, considera-se pessoa surda

  • A. aquela cuja perda auditiva, unilateral ou lateral, esteja entre 31 dB e 35 dB.
  • B. aquela que, dada a perda auditiva, compreenda e interaja com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da LIBRAS.
  • C. aquela cuja perda auditiva, bilateral e parcial, seja de até 28 dB.
  • D. aquela que apresente perda da audição em ambas as orelhas de 20 dB.
  • E. aquela cuja perda auditiva seja menor ou igual a 30 dB.

Quanto às regras morfológicas construídas no sistema linguístico da Libras, é correto afirmar-se que

  • A. os verbos não apresentam concordância na Libras.
  • B. a pluralidade nos substantivos é obtida pela repetição do sinal, pela anteposição ou posposição dos numerais na Libras ou através de movimentos semicirculares que abrangem os referentes.
  • C. o grau dos adjetivos é obtido, exclusivamente, por meio da repetição do sinal.
  • D. a Libras não apresenta as três pessoas do discurso.
  • E. os verbos na Libras apresentam derivação flexional quanto ao tempo.

Louis Braille foi o inventor de um processo de leitura e escrita tátil adotado em todo o mundo. Há, contudo, divergências na grafia, em língua portuguesa, da palavra que dá título ao sistema inventado por ele. A respeito disso, a Comissão Brasileira de Braille

  • A. não privilegia uma forma vocabular específica.
  • B. recomenda o emprego da forma Braile, por ser esta a forma aportuguesada, mais apropriada ao vocabulário da língua portuguesa.
  • C. recomenda o emprego da forma Braille, que remete à forma original francesa, internacionalmente utilizada.
  • D. recomenda o emprego da forma Braile, eleita como padrão pelos países cuja língua oficial é a língua portuguesa.
  • E. recomenda a forma Braile, porque na língua portuguesa não existe palavra com duplicação da letra L na mesma sílaba.

Stokoe (1960) compreendeu que a estrutura fonológica dos sinais, nas línguas de sinais, divide-se em aspectos ou parâmetros. A divisão fonológica, observada por Stokoe, é

  • A. configuração de mãos, orientação da palma da mão e locação.
  • B. direção dos olhos, movimentos e direção da mão.
  • C. locação, movimentos e locação.
  • D. movimento do corpo, expressões faciais e locação.
  • E. orientação das mãos, expressões faciais e expressão corporal.

Fábio é aluno do sétimo ano do ensino fundamental e deverá fazer um trabalho, em língua portuguesa, a respeito dos idiomas alemão, francês e espanhol. Por ser cego, ele escreverá o trabalho em braille e precisará representar algumas palavras estrangeiras em que se empregam símbolos não existentes em português, como acentos, círculos e sinais de pontuação.

No texto do trabalho em braille em língua portuguesa, Fábio

  • A. deverá empregar símbolos próprios presentes na grafia braille da língua portuguesa em lugar de acentos e sinais inexistentes em português.
  • B. deverá utilizar a grafia braille de cada um dos idiomas em questão, mesmo na escrita de palavras isoladas e pouco frequentes.
  • C. não poderá inserir palavras e expressões de outras línguas.
  • D. poderá escrever corretamente as palavras estrangeiras desde que omita os acentos não existentes em português.
  • E. poderá escrever sem acentos as palavras que forem de origem francesa, uma vez que o sistema Braille foi inventado em francês.

Sobre a fonologia das línguas de sinais, é correto afirmar-se que

  • A. é escopo dos estudos fonológicos das línguas de sinais delimitar quais unidades mínimas formam os sinais, estabelecer padrões possíveis de combinação entre elas e identificar as variações possíveis no ambiente fonológico.
  • B. é escopo dos estudos fonológicos das línguas de sinais delimitar quais unidades mínimas formam os sinais, estabelecer padrões possíveis de combinação entre elas e identificar as variações possíveis no ambiente fonológico.
  • C. em seus estudos, William Stokoe afirmou que os sinais deveriam ser decompostos em cinco parâmetros: configuração de mão, movimentos da mão, localização da mão, orientação da mão e as expressões faciais e corporais.
  • D. de acordo com os estudos fonológicos das línguas de sinais, quando se fala em condição de dominância, significa dizer que as duas mãos se movem juntas na produção de um sinal, em movimentos que podem ser simultâneos ou alternados.
  • E. os estudos da fonologia das línguas de sinais apontam que a mudança na sinalização, da mão direita para a mão esquerda, causa mudança de significado, portanto é distintiva.

Durante a transcrição de referências bibliográficas em tinta para a escrita braille, o profissional se deparou com a indicação de duas obras seguidas de um mesmo autor. Em vez de repetir o nome do autor duas vezes (uma em cada indicação bibliográfica), seria correto o profissional escrever, ao início da referência à segunda obra,

  • A. reticências seguidas, imediatamente, de ponto final.
  • B. travessão seguido, imediatamente, de ponto final.
  • C. ponto e vírgula seguido, imediatamente, de ponto final.
  • D. hífen seguido, imediatamente, de ponto final.
  • E. dois pontos seguidos, imediatamente, de ponto final.

É correto, sobre verbos na língua brasileira de sinais, dizer-se que

  • A. dentre os verbos sem concordância, há um grupo que se flexiona em pessoa e número, além de incorporar afixos locativos. Exemplos: ENVIAR, CHEGAR e EMPRESTAR.
  • B. os verbos espaciais são aqueles que não têm afixos locativos, como CONHECER, COMPRAR e IR.
  • C. os verbos direcionais são aqueles que não se flexionam. São exemplos desses verbos: AMAR, APRENDER e FICAR.
  • D. os verbos com concordância ou verbos direcionais se flexionam em pessoa, número e aspecto. Exemplos: TELEFONAR, AJUDAR e PERGUNTAR.
  • E. os verbos manuais são aqueles que se utilizam de uma configuração de mão, para representar um objeto com as mãos. Exemplos: CORTAR, VARRER e CHAMAR.

Daniel, que é cego, está sendo alfabetizado e aprendendo o braille. Na aprendizagem inicial dos números, o estudante ainda tem algumas dúvidas. A professora pediu para que Daniel escrevesse em braille o número 5.684, mas ele não acertou. O estudante escreveu da seguinte forma:

Assinale a opção que apresenta a transcrição correspondente à expressão em braille precedente.

  • A. EFHD
  • B. 5FHD
  • C. 5.684.000
  • D. 5 fhd
  • E. 5.60d
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