Questões de Matemática

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Em uma atividade, a professora de geografia solicitou que os estudantes observassem a variação da população de um município, que cresceu à taxa constante de 20% ao ano, a partir de 2007, quando a população atingiu 50.000 habitantes. O objetivo da atividade era que eles calculassem a população do município ao fim de cada um dos três anos subsequentes, a partir daquele ano, analisando o resultado obtido.

Nesse caso, os estudantes deveriam concluir que a sequência numérica correspondente à população desse município para os anos de 2008, 2009 e 2010 representa uma progressão

  • A.

    aritmética de razão 1,2.

  • B.

    geométrica de razão 1,2.

  • C.

    aritmética de razão 0,02.

  • D.

    geométrica de razão 0,02.

Dados, num plano cartesiano, as coordenadas dos vértices de um triângulo retângulo, a demonstração de que o ponto médio da hipotenusa está a uma mesma distância de cada um dos vértices deste triângulo envolve apenas o uso

  • A.

    dos coeficientes angular e linear da reta.

  • B.

    das coordenadas do baricentro e do coeficiente linear da reta.

  • C.

    da condição de alinhamento entre dois pontos e das coordenadas de ponto médio de um segmento.

  • D.

    das coordenadas de ponto médio de um segmento e da fórmula de distância entre dois pontos.

  • E.

    das equações reduzida e segmentária da reta.

Um fabricante de leite estabelece a seguinte promoção: 3 caixas vazias do leite podem ser trocadas por uma caixa cheia desse mesmo produto. Cada caixa contém 1 litro. Comprando-se 11 caixas desse leite, a quantidade máxima, em litros, que pode ser consumida é

  • A.

    13

  • B.

    14

  • C.

    15

  • D.

    16

  • E.

    17

Seja ∆ a operação definida por u = 3 − 5u, qualquer que seja o inteiro u. Calculando (-2) + (2)  obtém-se um número compreendido entre:

  • A.

    −20 e −10

  • B.

    −10 e 20

  • C.

    20 e 50

  • D.

    50 e 70

  • E.

    70 e 100

Em uma pesquisa de opinião foram apresentados aos consumidores 3 tipos diferentes de queijos para que experimentassem e dissessem qual deles mais agradava. Considerando o total de consumidores que experimentaram os queijos, 2/3 preferiram o tipo A; 1/4 preferiram o tipo B e o restante, o tipo C. Sabendo-se que participaram dessa pesquisa 600 consumidores e que cada um deles escolheu apenas um tipo de queijo, então a razão entre o número de consumidores que preferiram o tipo C e os que preferiram o tipo B, nessa ordem, é de

  • A. 1/2.
  • B. 1/3.
  • C. 1/4.
  • D. 1/5.
  • E. 1/6.

  • A.

    12.

  • B.

    13.

  • C.

    14.

  • D.

    15.

  • E.

    16.

Em uma prova com X questões a nota máxima é 10,0 e odas elas têm o mesmo valor. Suponha que um aluno acerte 18 das 32 primeiras questões e, das restantes, ele acerte 40%. Assim sendo, se esse aluno tirou nota 5,0 nessa prova, então X é um número

  • A.

    múltiplo de 4.

  • B.

    divisível por 17.

  • C.

    menor que 50.

  • D.

    primo.

  • E.

    quadrado perfeito.

  • A. R$ 3,77.
  • B. R$ 3,85.
  • C. R$ 4,05.
  • D. R$ 4,25.
  • E. R$ 4,55.

Em Teoria dos Jogos, uma das clássicas hipóteses é de que os jogadores tomem decisões

  • A. com base em conjuntos distintos de estratégias.
  • B. com base em experiências de sucesso passadas.
  • C. com base nas possibilidades de ganhos ou perdas de alguns de seus oponentes.
  • D. em acordo com um subconjunto de participantes, visando a maximizar perdas dos demais.
  • E. puramente racionais.

O gráfico a seguir representa uma função polinomial do 1º grau.

Com relação à sequência de pontos (x,y) marcados na reta, é correto afirmar que mantém associação direta com uma progressão

  • A.

    geométrica de razão 3.

  • B.

    geométrica de razão igual ao coeficiente angular da reta que passa pelos pontos.

  • C.

    aritmética de razão igual ao seno do ângulo de inclinação da reta que passa pelos pontos.

  • D.

    aritmética de razão igual ao coeficiente angular da reta que passa pelos pontos.

  • E.

    aritmética de razão igual a 3.

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