Questões de Matemática

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Considerando que 5 indivíduos tenham idades, em anos, correspondentes aos números inteiros positivos a1, a2, a3, a4 e a5, que os números a1, a2 e a5 estejam, nessa ordem, em progressão geométrica com soma igual a 26 e que os números a1, a3 e a4 estejam, nessa ordem, em progressão aritmética de razão 6 e soma igual a 24, julgue os itens a seguir.

A soma a2 + a3 + a4 é igual a 28.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se N um número inteiro e positivo, analise as afirmações seguintes, qualquer que seja o valor de N:

I - N2 + N + 1 é um número ímpar;

II - N⋅ (N + 1) ⋅ (N + 2) é um número múltiplo de 3;

III - N2 tem uma quantidade par de divisores;

IV - N + (N + 1) + (N + 2) é um número múltiplo de 6.

 A quantidade de afirmações verdadeiras é

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    0

Considerando que os tempos de serviço, em anos, de 3 servidores públicos estejam em progressão geométrica e tenham média aritmética igual a 7 anos, e sabendo que a média geométrica entre o menor e o maior tempo de serviço é 6 anos, julgue os itens seguintes.

Se os tempos de serviço estiverem em ordem crescente, a razão da progressão geométrica será inferior a 2,5.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas condições dadas, a área do quadrilátero, em cm2, é

  • A.

    36.

  • B.

    24

  • C.

    25

  • D.

    12

  • E.

    36

Um quadrado é cortado em 17 quadrados menores. Todos esses quadrados têm as medidas de seus lados, em centímetros, expressas por números inteiros positivos. Há exatamente 16 quadrados com área igual a 1 cm2. A área do quadrado original, em cm2, vale

  • A.

    81

  • B.

    64

  • C.

    49

  • D.

    36

  • E.

    25

Assinale, entre as construções sugeridas abaixo, aquela que não se consegue executar com o uso de uma régua não graduada e de um compasso.

  • A.

    Dado um triângulo construir uma circunferência inscrita a ele.

  • B.

    Construir uma reta perpendicular a uma reta dada.

  • C.

    Construir um quadrado dada a medida do seu lado.

  • D.

    Construir um hexágono regular.

  • E.

    Fazer a trissecção de um ângulo qualquer.

O tempo entre as ocorrências de emergências e o tempo consumido para resolvê-las pelo especialista são usualmente modelados por Distribuições Exponenciais. Se, em média, o tempo entre ocorrências é de 6h e, em média, o tempo necessário para o especialista solucioná-las é de 3h, então

  • A. 0.
  • B. a probabilidade de o especialista demorar mais que 3h em um atendimento é e−1.
  • C. a probabilidade de o intervalo entre duas ocorrências ser superior a 2h é dada por e−2.
  • D. a probabilidade de o intervalo entre duas ocorrências ser inferior a 2h é dada por e−2.
  • E. a probabilidade de o intervalo entre duas ocorrências ser superior a 2h é dada por 2e−2.

Quantas unidades há de diferença entre as áreas das duas figuras representadas na malha pontilhada?

 

  • A.

    6.

  • B.

    8.

  • C.

    9.

  • D.

    10.

  • E.

    11.

No desenho abaixo estão representados 4 triângulos, ABC, ABD, ABE e ABF com vértices colocados sobre retas paralelas (r//s).

Em relação a esses triângulos podemos afirmar com certeza que:

  • A.

    todos têm o mesmo perímetro.

  • B.

    apenas um deles é retângulo.

  • C.

    todos têm a mesma área.

  • D.

    todos são triângulos isósceles.

  • E.

    nenhum deles é obtusângulo.

Um aluno desenhou uma reta numérica em seu caderno. Em seguida, partindo do ponto que representa o número 1, traçou um segmento perpendicular à reta, medindo 2 unidades e marcou o ponto A na extremidade do segmento. Depois, pegou um compasso, colocou a ponta seca no ponto da reta correspondente ao número 2 e abriu-o até que a outra ponta chegasse ao ponto A.

Considerando B e C como os números representados na reta por esses pontos, qual é o número correspondente a B + C?

  • A.

  • B.

    4.

  • C.

  • D.

  • E.

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