Questões de Matemática

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Um pai deu R$ 6,00 a cada um de seus filhos e ficou com R$ 68,00 na carteira. Se ele tivesse dado R$ 10,00 a cada filho, teria ficado com R$ 40,00 na carteira. Quantos filhos ele tem?

  • A. 3.
  • B. 5.
  • C. 6.
  • D. 7.
  • E. 9.

Considere que o deslocamento de um barco seja ser descrito em um sistema de coordenadas cartesianas xOy, em que x e y são dados em metros. No início do deslocamento, no instante t0 = 0, o barco estava localizado no ponto P1 = (200, 400), 8 minutos mais tarde, em t1 = 8, a sua localização correspondia ao ponto P2 (220, 340). Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Pode-se representar corretamente o vetor velocidade média
do barco no intervalo de tempo referido acima por meio do
gráfico ilustrado a seguir.

  • C. Certo
  • E. Errado

A história da matemática é um dos recursos pedagógicos que auxilia o ensino-aprendizagem da matemática e propicia a compreensão de que cada civilização, a partir de suas necessidades socioculturais, desenvolve conceitos matemáticos e descobre métodos diferentes para resolver problemas. No Brasil colônia, eram utilizadas antigas unidades de medidas portuguesas datadas de cerca de 1488. Entre as medidas de capacidade estavam o alqueire, a canada e o quartilho. Com base nessas informações, e sabendo que 1 alqueire equivala a 13,1 litros e que um alqueire tinha 12 canadas ou 48 quartilhos, é correto afirmar que o volume de um recipiente com capacidade de 36 quartilhos era de

  • A.

    2,325 dm³

  • B.

    3,275 dm³

  • C.

    9,825 dm³

  • D.

    10,675 dm³

O perímetro do "coração" é igual a 14 cm.

  • C. Certo
  • E. Errado

O valor da expressão m.m.c(3,5) + m.d.c(3,5) + 2 é

  • A. 15
  • B. 19
  • C. 21
  • D. 18
  • E. 27

Um caminhão de mudanças saiu de Curitiba às 9h15min. da manhã e chegou em Maringá às 14h45min. Sabendo que a distância entre essas duas cidades é de aproximadamente 440 km e que o motorista fez o trajeto todo sem parar, a velocidade média desenvolvida pelo motorista nesse percurso foi:

  • A. 90 km/h.
  • B. 80 km/h..
  • C. 75 km/h.
  • D. 60 km/h.
  • E. 100 km/h.

O Método de Newton-Raphson é um método numérico utilizado para determinar zeros de uma função dada. A idéia fundamental do método é, a partir de uma estimativa inicial para o zero da função, obter aproximações cada vez mais precisas através de um processo iterativo. A descrição do método é dada a seguir.

  • A. 4/3
  • B. 5/4
  • C. 7/5
  • D. 14/9
  • E. 15/11

Considere que o deslocamento de um barco seja ser descrito em um sistema de coordenadas cartesianas xOy, em que x e y são dados em metros. No início do deslocamento, no instante t0 = 0, o barco estava localizado no ponto P1 = (200, 400), 8 minutos mais tarde, em t1 = 8, a sua localização correspondia ao ponto P2 (220, 340). Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

As componentes da velocidade média do barco nas direções
1 0 Ox e Oy, no intervalo )  minutos, são maiores
que 0,4 m/s e 0,18 m/s, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme o texto, considerando como unidade de área o quadrado u, a figura pintada por Ana e André tem área igual a

  • A.

    6 u.

  • B.

    8 u.

  • C.

    10 u.

  • D.

    12 u.

Patrícia calculou o quadrado de 20, dividiu pela quinta potência de 1, adicionou a sexta potência de 0 e subtraiu o cubo de 5. Qual o número encontrado?

  • A. 275
  • B. 475
  • C. 245
  • D. 345
  • E. 154
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