Questões de Matemática

Lista completa de Questões de Matemática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Chama-se saldo de gols à diferença entre o número de gols marcados e o de gols sofridos. Ao fim do torneio, a soma dos saldos de gols de todas as equipes era:

  • A. - 2
  • B. - 1
  • C. 0
  • D. 1
  • E. 2

O gráfico abaixo indica uma pesquisa feita com os alunos de uma classe sobre a mão que utilizam para escrever.

 

Sabe-se que todos os 47 alunos da sala responderam a pesquisa e que apenas um deles assinalou duas respostas, por ser ambidestro. Assim, é correto afirmar que cada quadrado da malha representa um total de respostas igual a

  • A.

    2

  • B.

    3

  • C.

    4

  • D.

    6

  • E.

    8

Em certa rodovia, a carga máxima que um caminhão pode transportar é de 10 toneladas. Um caminhão já está carregado com 100 caixas de 24 kg cada. Quantas caixas de 80 kg ainda poderão ser colocadas nesse caminhão de modo a não ultrapassar a carga máxima permitida?

  • A. 80
  • B. 86
  • C. 92
  • D. 95
  • E. 98

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

A soma e a diferença das idades do um pai e de seu filho são 100 anos e 28 anos, respectivamente. Sendo P a idade do pai e F a idade do filho, é correto afirmar que:

  • A. 5P = 7F
  • B. 8P = 12F
  • C. 9P = 16F
  • D. 11P = 17F

Um professor propôs a seus alunos de 5a série o seguinte problema:

Paulo e Luana, professores das 5as séries de uma escola resolveram elaborar as questões de uma prova para todas essas séries, de modo que Paulo se incumbiu das questões de número ímpar e Luana as de número par, em igual quantidade. Assim, pode-se concluir que o número que identificou a última questão dessa prova é, com certeza,

I. múltiplo de 3.
II. um número primo diferente de 2.
III. um número par.
IV. um número fracionário.

Com tal problema, é possível que esse professor tenha tido a intenção de levar seus alunos a

  • A.

    identificar os múltiplos de 3, observando regularidades na seqüência de tais múltiplos.

  • B.

    trabalhar com potências de números naturais com expoentes inteiros.

  • C.

    reconhecer e relacionar propriedades dos números fracionários.

  • D.

    estabelecer relações quantitativas entre subconjuntos do conjunto dos números naturais.

  • E.

    decompor números naturais em seus fatores primos.

Num terreno de formato retangular foram gastos 220 m de cerca. Sabendo que um lado tem 30m a mais que o outro, determine o comprimento de cada lado.

  • A.

    30m e 60m

  • B.

    20m e 50m

  • C.

    50m e 80m

  • D.

    60m e 90m

  • E.

    40m e 70m

Um número ou palavra é denominado palíndromo se tem o mesmo significado quando se lê da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Exemplos: a palavra arara e o número 1221 são palíndromos. A partir dessa definição, julgue os itens que se seguem.

Os números 12821 e 42724 são palíndromos e têm a mesma quantidade de unidades de milhar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na embalagem desta lata de tinta está escrito que, antes de ser usada, a tinta deverá ser diluída em água: para cada litro de tinta usa-se 1/2 litro de água.

Assim, diluindo-se o conteúdo dessa lata de tinta em água, serão obtidos

  • A.

    36 litros de tinta.

  • B.

    32 litros de tinta.

  • C.

    28 litros de tinta.

  • D.

    27 litros de tinta.

Utilize as informações abaixo para responder às

questões de nos 24, 25 e 26.

A CPMF - 2013 Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira - 2013 foi criada em 1994 e permanece até hoje distribuindo o que arrecada conforme o quadro abaixo. Ele mostra o valor da alíquota atual, a distribuição dos recursos e os valores referentes à Saúde no ano de 2006.

A diferença, em bilhões de reais, entre a quantia que a Saúde deveria receber em 2006 e a que efetivamente recebeu é:

  • A. 3,7
  • B. 3,9
  • C. 4,1
  • D. 4,2
  • E. 4,7

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um motorista dirigindo em uma estrada percorre, em média, 420 km em 4 horas. Para fazer, com a mesma média, uma viagem de 560 km, saindo de casa às 10 horas e 15 minutos e parando 45 minutos para o almoço, ele deverá chegar ao seu destino às:

  • A.

    16 h 20 min

  • B.

    16 h 33 min

  • C.

    6 h 36 min

  • D.

    17 h 01 min

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