Lista completa de Questões de Matemática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observe a tabela:
Cada um dos itens a seguir contém uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.
Paulo e José apostavam em um jogo de sinuca ao valor de R$ 5,00 a partida. No início do jogo, Paulo tinha R$ 230,00 e José, R$ 120,00. No final do jogo, Paulo e José ficaram com quantias iguais. Nessa situação, a diferença entre o número de partidas vencidas por José e o número de partidas vencidas por Paulo foi superior a 12.
Um professor recebeu o seu salário e planejou gastos, de acordo com o quadro a seguir:
Da quantia que sobrou, ele aplicou 40% em poupança e ainda ficou com R$ 288,00. O valor recebido por esse professor foi:
Considere que a distância entre as cidades A e B seja de aproximadamente 210 quilômetros e que, entre elas, o fluxo de veículos pela manhã seja ameno, o que permite que um ônibus expresso e um caminhão de entrega trafeguem a uma velocidade constante de 80 km/h. Julgue os itens subseqüentes, relativos a essas informações.
Um passageiro que saia de ônibus da cidade A gastará duas horas para chegar à cidade B.
Com base nas informações mostradas na figura acima, que representa esquematicamente a planta baixa de um prédio comercial, em que as dimensões são dadas em metros e a espessura das paredes pode ser considerada desprezível, julgue os itens seguintes
Considerando que a sala E tenha a forma de um triângulo retângulo, então a medida da hipotenusa ab é inferior a 33 m.
Num jogo de futebol, compareceram 20 000 torcedores, e a renda gerada foi de R$ 219 000,00. Sabendo-se que o preço da arquibancada foi de R$ 10,00, o das cadeiras numeradas, R$ 15,00 e que todos os espectadores pagaram ingresso, quantos torcedores compraram cadeiras numeradas?
2 500
5 000
3 500
3 800
4 500
Texto para as de questões 34 a 37
Considere que um grupo de alunos da escola referida no texto tenha
ficado responsável por determinar a quantidade, em centímetros
quadrados, de papel que deveria ser comprado para confeccionar
50 caixas-padrão que têm a forma de um tetraedro regular de aresta igual
a 8 cm. Considere ainda que esse grupo tenha sido orientado a comprar
10% a mais de papel que o necessário. Nessa situação, a quantidade de
papel, em centímetros quadrados, que o grupo deverá comprar é igual a
A figura acima representa o setor a ser policiado por um grupo de agentes de segurança de uma certa cidade, envolvendo principais avenidas — linhas cheias — e ruas menores — linhas pontilhadas. Em cada um dos pontos marcados por letras maiúsculas existe um posto policial de apoio para essa equipe. As rondas são feitas em viaturas que possuem o mesmo rendimento, isto é, o mesmo consumo de combustível por hora de ronda. Considere que três viaturas com agentes de segurança consumam no total 27 litros de gasolina por um período de 6 horas de ronda. Considere, também, que os triângulos CID e DEF são semelhantes, com ângulos iguais nos vértices C e F, e que a medida do segmento CI é igual a 16,25 km. As dimensões de algumas ruas e avenidas representadas na figura são mostradas na tabela ao lado dessa figura.
Considerando as informações acima e sabendo que cada viatura percorre toda a região da ronda, julgue os itens subseqüentes.
Serão gastos mais de 43 litros de gasolina se, para o mesmo período de ronda de 6 horas, forem utilizadas em vez de três.
A figura acima ilustra uma seqüência de arcos de parábolas cujas equações são as seguintes:
P1: y1 = A1.x2 + B1.x
P2: y2 = A2.x2 + B2.x
P3: y3 = A3.x2 + B3.x
P4: y4 = A4.x2+ B4.x
......
com y 0 para todas elas. É correto afirmar que A101 e B101, respectivamente, valem:
Ao discutir a ampliação do estudo da potenciação envolvendo expoentes naturais para o estudo da potenciação com expoente inteiro negativo, os PCN − Matemática sugerem um contexto que envolva
as idéias veiculadas pelas operações de adição e subtração de números inteiros.
a grandeza tempo e suas unidades de medida, por manterem uma relação não decimal.
a exploração dos aspectos numéricos que caracterizam os poliedros convexos.
o registro, a comparação e/ou cálculo com números muito grandes ou muito pequenos.
a elaboração de tabelas e gráficos, a partir da coleta e organização de dados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...