Questões de Matemática do ano 2008

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Conforme o texto, considerando como unidade de área o quadrado u, a figura pintada por Ana e André tem área igual a

  • A.

    6 u.

  • B.

    8 u.

  • C.

    10 u.

  • D.

    12 u.

Julgue os itens que se seguem.

O volume de 0,5 dm3 é igual a 50 mL.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos três retângulos acima, em que os comprimentos dos lados estão em centímetros, julgue os itens que se seguem.

Se um retângulo semelhante ao retângulo da figura 3 tiver perímetro igual a 40 cm, então a sua área será inferior a 95 cm2 .

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos três retângulos acima, em que os comprimentos dos lados estão em centímetros, julgue os itens que se seguem.

Se um retângulo de área igual a 32 cm² for semelhante ao retângulo da figura 1, então o seu perímetro será igual a é 20 cm.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos três retângulos acima, em que os comprimentos dos lados estão em centímetros, julgue os itens que se seguem.

Os retângulos das figuras 1 e 2 são semelhantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos três retângulos acima, em que os comprimentos dos lados estão em centímetros, julgue os itens que se seguem.

Os retângulos das figuras 2 e 3 são semelhantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 58 a 60

Os alunos que responderam corretamente às questões III e IV encontraram para a capacidade do cubo e do novo recipiente os seguintes valores:

  • A.

    40 litros e 60 litros.

  • B.

    40 litros e 90 dm 3 .

  • C.

    216 litros e 241 litros.

  • D.

    216 litros e 243 dm 3 .

Texto para as questões de 58 a 60

Com relação às respostas dos alunos P, Q e R, é correto afirmar que

  • A.

    o aluno P fez corretamente a transformação de unidades de medidas.

  • B.

    o aluno Q fez corretamente a transformação de unidades de medidas.

  • C.

    o cubo obtido pelo aluno R tem capacidade suficiente para a quantidade de água especificada.

  • D.

    os três alunos calcularam corretamente a medida da aresta do cubo solicitada em II.

Texto para as questões de 58 a 60

Os conceitos e procedimentos relativos ao pensamento geométrico, inerentes aos alunos do 2.º segmento do EJA, relacionados ao raciocínio com proporções, incluem

  • A.

    resolver situações-problema que envolvam figuras geométricas espaciais em procedimentos de ampliação e de redução.

  • B.

    identificar, por exemplo, que as áreas de polígonos semelhantes variam na mesma proporção que os perímetros.

  • C.

    identificar, por exemplo, que os volumes de sólidos semelhantes variam na mesma proporção que as áreas das superfícies desses sólidos.

  • D.

    identificar, por exemplo, que ângulos são invariantes por transformações de semelhança.

Tentativa e erro, padrões, simplificação, sentido inverso e simulação são algumas estratégias para resolução de problemas que podem ser ensinadas na escola. Na construção de retângulos, utilizando peças do tangram, a estratégia mais adequada é a de tentativa e erro. Esse procedimento está correto porque

  • A.

    a partir da solução de casos particulares permite-se encontrar a solução geral.

  • B.

    envolve pegar peças do tangram e verificar se é possível construir retângulos a partir delas.

  • C.

    envolve desenhar um retângulo e tentar construí-lo utilizando peças do tangram.

  • D.

    envolve a percepção da existência de um padrão comum nas peças do tangram que podem ser utilizadas para a construção de retângulos.

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