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Na figura a seguir, os quatro triângulos sombreados são iguais, isósceles com ângulos 70o, 70o e 40o.
A soma dos ângulos indicados é igual a:
120º;
140º;
150º;
160º;
200º.
Observe os triângulos ABC, ABD e ABE a seguir, em que C, D e E estão sobre uma mesma reta paralela à reta onde estão A e B:
Se S1, S2 e S3 são as áreas dos triângulos ABC, ABD e ABE, respectivamente, então:
S1 = S2 = S3;
S1 > S2 > S3;
S1 > S2 = S3;
S1 < S2 < S3;
S1 < S2 = S3.
Matemática - Trigonometria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Fincando uma estaca no ponto A e marcando os pontos B e C de modo que o ângulo B seja reto (90º), Júlia verificou que a medida do lado BC era 60 cm e a medida de AB era 80 cm.
A distância entre A e C, em cm, é igual aA figura acima ilustra a vista frontal de uma torre de exploração de petróleo de base quadrada. Nela, AB = 6 m, AE = BE = 5 m, θ é o ângulo ABD e α é o ângulo BEC. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.
O valor do seno do ângulo α é superior a 0,8.
A figura acima ilustra a vista frontal de uma torre de exploração de petróleo de base quadrada. Nela, AB = 6 m, AE = BE = 5 m, θ é o ângulo ABD e α é o ângulo BEC. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.
O valor da secante do ângulo θ é inferior a 1,2.
Uma professora de matemática, para mostrar aos alunos um dos usos da tangente de um ângulo, calcula a largura de um rio de margens paralelas, à beira do qual eles se encontram, fazendo uso de dois esquadros: E1 com ângulos de 30º, 60º e 90º e E2 retângulo isósceles. Ela fixa um ponto na margem oposta, em posição perpendicular à deles, e, deslocando-se ao longo da margem, caminha certa distância e mira novamente o ponto fixado na outra margem, utilizando um ângulo de um dos esquadros, de modo que um dos catetos esteja paralelo à margem em que está. O esquadro e o ângulo utilizados, para que o seu deslocamento seja o menor possível, devem ser, respectivamente,
O geoplano, um material concreto para se ensinar geometria, foi inventado pelo matemático e pedagogo egípcio Galeb Gattegno. São três tipos de geoplanos: quadrado, triangular e circular. A figura abaixo ilustra um geoplano triangular, formado por triângulos eqüiláteros congruentes, no qual alguns polígonos foram construídos.
Com base nas informações acima e considerando como unidade de comprimento o comprimento u dos lados dos triângulos que formam a malha do geoplano, julgue os itens a seguir.
O polígono III é a imagem obtida do polígono I por meio de uma reflexão em relação a uma reta paralela ao segmento AB.
Em uma aula de Matemática, quando o assunto abordado era trigonometria, foi proposto aos alunos que estudassem a posição relativa das ilhas L, D e J, a partir de informações contidas no mapa ilustrado na figura abaixo, onde P é a localização de determinado porto. Os alunos, depois de traçarem os eixos horizontais e verticais, perpendiculares no ponto P, usando um transferidor determinaram os ângulos que os raios PL, PD e PJ fazem com o eixo horizontal, obtendo 30º, 45º e 60º, respectivamente.
Acerca dessa atividade e sabendo que o mapa foi desenhado na escala de 1 cm : 0,25 km, julgue os itens subseqüentes.
A distância entre as ilhas D e J é igual a km.
Em uma aula de Matemática, quando o assunto abordado era trigonometria, foi proposto aos alunos que estudassem a posição relativa das ilhas L, D e J, a partir de informações contidas no mapa ilustrado na figura abaixo, onde P é a localização de determinado porto. Os alunos, depois de traçarem os eixos horizontais e verticais, perpendiculares no ponto P, usando um transferidor determinaram os ângulos que os raios PL, PD e PJ fazem com o eixo horizontal, obtendo 30º, 45º e 60º, respectivamente.
Acerca dessa atividade e sabendo que o mapa foi desenhado na escala de 1 cm : 0,25 km, julgue os itens subseqüentes.
A ilha L está a 3 km do porto.
Em uma aula de Matemática, quando o assunto abordado era trigonometria, foi proposto aos alunos que estudassem a posição relativa das ilhas L, D e J, a partir de informações contidas no mapa ilustrado na figura abaixo, onde P é a localização de determinado porto. Os alunos, depois de traçarem os eixos horizontais e verticais, perpendiculares no ponto P, usando um transferidor determinaram os ângulos que os raios PL, PD e PJ fazem com o eixo horizontal, obtendo 30º, 45º e 60º, respectivamente.
Acerca dessa atividade e sabendo que o mapa foi desenhado na escala de 1 cm : 0,25 km, julgue os itens subseqüentes.
A distância entre as ilhas D e J é igual a
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