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Matemática - Coordenadas cartesianas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, com relação a essa região.
Matemática - Coordenadas cartesianas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, com relação a essa região.
Os gráficos das funções mencionadas acima interceptam-se em pontos de abcissas x = -1 e x = 2.
Matemática - Coordenadas cartesianas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um estudante quer saber o quanto ele caminha de sua casa até a escola que freqüenta. O bairro da cidade onde fica a sua casa e a sua escola é divido em quarteirões, quadrados que medem 500 m de lado. Com o objetivo de medir tal percurso, é possível considerar esse bairro em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, em que o centro O = (0, 0) desse sistema corresponde à casa do estudante. Para isso, como unidade de medida, adota-se o comprimento dos lados dos quarteirões desconsiderado a largura das ruas que, ao formarem os contornos dos quarteirões, são paralelas ou perpendiculares aos eixos coordenados. A direção Norte-Sul corresponde ao eixo das ordenadas (com orientação de Sul para Norte), e a direção Leste- Oeste, ao eixo das abcissas (com orientação de Oeste para Leste). Assim, considerando esse sistema de coordenadas, a escola fica no vértice superior esquerdo do quarteirão que encontra-se a dois quarteirões a Oeste e três quarteirões ao Norte da casa do menino.
Com base nas informações apresentadas, julgue os itens seguintes.
Caso caminhe em linha reta de sua casa até a escola, a distância percorrida será inferior a 2.000 m.
Matemática - Coordenadas cartesianas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um estudante quer saber o quanto ele caminha de sua casa até a escola que freqüenta. O bairro da cidade onde fica a sua casa e a sua escola é divido em quarteirões, quadrados que medem 500 m de lado. Com o objetivo de medir tal percurso, é possível considerar esse bairro em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, em que o centro O = (0, 0) desse sistema corresponde à casa do estudante. Para isso, como unidade de medida, adota-se o comprimento dos lados dos quarteirões desconsiderado a largura das ruas que, ao formarem os contornos dos quarteirões, são paralelas ou perpendiculares aos eixos coordenados. A direção Norte-Sul corresponde ao eixo das ordenadas (com orientação de Sul para Norte), e a direção Leste- Oeste, ao eixo das abcissas (com orientação de Oeste para Leste). Assim, considerando esse sistema de coordenadas, a escola fica no vértice superior esquerdo do quarteirão que encontra-se a dois quarteirões a Oeste e três quarteirões ao Norte da casa do menino.
Com base nas informações apresentadas, julgue os itens seguintes.
Nesse sistema, a escola situa-se no ponto de coordenadas (2, 3).
Sabe-se que as funções oferta e demanda de um determinado produto são dadas, respectivamente, pelas expressões y = 2x + 5 e y = -x + 14, sendo x a quantidade do produto, em milhares, e y, o preço, em real.
Portanto, o valor de x para o qual a oferta é igual à demanda pertence ao intervalo [4, 10].
Matemática - Coordenadas cartesianas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a geometria plana, espacial e analítica, julgue os próximos itens.
Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, os pontos A = (2, 3) e B = (4, 5) estão em um círculo de raio igual a 1.
Matemática - Coordenadas cartesianas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a geometria plana, espacial e analítica, julgue os próximos itens.
Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, as retas de equações x + 5y - 7 = 0 e 3x + 15y + 2 = 0 são paralelas.
Considere que casquinhas de sorvete têm a forma de um cone circular reto e capacidade para 45
3
3 cm.
Texto para as questões 79 e 80
A plataforma P-43 da PETROBRAS é uma das maiores plataformas marítimas do mundo. Ela mede 337 m de comprimento e 65 m de altura e a sua produção é de 150 mil barris de óleo por dia.
Considere que foram construídos tanques no formato de um cilindro circular reto e a parte inferior é um cone circular reto. A altura total do tanque é de 15 m, sendo de 1,2 m a altura da parte cônica. O raio da parte cilíndrica e da base do cone é igual a 20 m, como ilustrado na figura ao lado. Se um barril de óleo equivale a 158 L, e considerando 3,14 como valor aproximado para é correto afirmar que a quantidade mínima desses tanques necessária para armazenar a produção de um dia da P– 43 é igual a
Com base no texto e nessas informações, julgue os itens seguintes.
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