Questões de Matemática do ano 2016

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Em um curso de informática, 2/3 dos alunos matriculados são mulheres. Em certo dia de aula, 2/5 das mulheres matriculadas no curso estavam presentes e todos os homens matriculados estavam presentes, o que totalizou 27 alunos (homens e mulheres) presentes na aula. Nas condições dadas, o total de alunos homens matriculados nesse curso é igual a

  • A. 18.
  • B. 10.
  • C. 15.
  • D. 12.
  • E. 21.

Em uma empresa, um funcionário deve cumprir exatas 8 horas de trabalho em um dia. Certo dia, um funcionário trabalhou 2 horas e 14 minutos; em seguida trabalhou outras 3 horas e 38 minutos. A fração da carga diária de tempo de trabalho que esse funcionário ainda deve cumprir nesse dia é igual a

  • A. 4/15.
  • B. 1/4.
  • C. 3/5.
  • D. 3/8.
  • E. 7/20.

  • A. diverge para
  • B. diverge para
  • C. converge para 37/9.
  • D. converge para 13/3.
  • E. converge para 9/2.

O resultado da expressão numérica

é

  • A. o número zero.
  • B. um número menor do que − 2.
  • C. um número entre − 2 e − 1.
  • D. um número entre 0 e 2.
  • E. um número maior do que 2.

O valor da expressão numérica 0,00003 . 200 . 0,0014 ÷ (0,05 . 12000 . 0,8) é igual a

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A diferença entre o maior e o menor número do conjunto imagem da função exponencial g (x) = 4x − 1, com x no intervalo real de −1 a 2,5, inclusive os extremos, é igual a

  • A. 14.
  • B. 31,75.
  • C. 17,5.
  • D. 8,25.
  • E. 18.

O valor da expressão numérica 1,2 . 103 . 3 . 10−2 . 2 . 104 ÷ ( 3,6 . 10−1 ) . 5 . 104 é igual a

  • A. 1011.
  • B. 3,6 . 108.
  • C. 4 . 109.
  • D. 1,2 . 103.
  • E. 10−3.

Depois de ensinar que (a + b) . (a − b) = a2 −b2, um professor pediu que os alunos utilizassem a diferença de dois quadrados para fazer a conta “105 vezes 95” por meio de um cálculo mental simples. Os alunos que seguiram corretamente a proposta do professor finalizaram a operação fazendo a conta

  • A. 9925 + 50.
  • B. 10050 − 75.
  • C. 10025 − 50.
  • D. 10000 − 25.
  • E. 9950 + 25.

Considere uma matriz A = (aij)3 x 3, com aij = 2i – j e outra matriz diagonal B = (bij)3 x 3 cujos elementos não nulos são tais que bij = 3i – 2j. O determinante da matriz D, tal que D = A – B, é:

  • A. -12.
  • B. -15.
  • C. -27.
  • D. -47.

Um estudante está procurando uma matriz quadrada M, de ordem 2 × 2, tal que M.Mt seja igual à matriz identidade de ordem 2 × 2, sendo Mt a matriz transposta de M. Uma matriz que atende às condições do estudante é M igual a

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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