Questões sobre Trigonometria

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Portinari utilizou a razão áurea para compor harmoniosamente alguns de seus quadros. Para isto, ele se utilizou de um instrumento análogo ao representado na figura a seguir.

Considerando que os triângulos AFC, AEB e CDB sejam isósceles, de bases AC, AB e CB, respectivamente, e que , assinale a opção incorreta.

  • A.

    Os triângulos AFC, AEB e CDB são semelhantes.

  • B.

    FEDC é um paralelogramo.

  • C.

    A razão entre as medidas dos segmentos AC e CB é um número racional.

  • D.

    , isto é, o ponto C divide o segmento AB em média extrema razão.

Julgue os seguintes itens, referentes a geometria.

Considerando que, na figura abaixo, o triângulo ABC seja isósceles, com AC = BC, área 30 cm2 e altura relativa à base AB igual a h cm, se CD = h cm, então a área do triângulo ACD é igual ao dobro da área do triângulo ABD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um triângulo tem lados que medem 4,5cm, 6,0cm e 7,5cm. Em relação a esse triângulo é correto afirmar que:

  • A.

    é retângulo;

  • B.

    é isósceles;

  • C.

    possui um ângulo obtuso;

  • D.

    possui três ângulos agudos;

  • E.

    é eqüilátero.

Na figura a seguir, os quatro triângulos sombreados são iguais, isósceles com ângulos 70o, 70o e 40o.

A soma dos ângulos indicados é igual a:

  • A.

    120º;

  • B.

    140º;

  • C.

    150º;

  • D.

    160º;

  • E.

    200º.

Observe os triângulos ABC, ABD e ABE a seguir, em que C, D e E estão sobre uma mesma reta paralela à reta onde estão A e B:

Se S1, S2 e S3 são as áreas dos triângulos ABC, ABD e ABE, respectivamente, então:

  • A.

    S1 = S2 = S3;

  • B.

    S1 > S2 > S3;

  • C.

    S1 > S2 = S3;

  • D.

    S1 < S2 < S3;

  • E.

    S1 < S2 = S3.

Fincando uma estaca no ponto A e marcando os pontos B e C de modo que o ângulo B seja reto (90º), Júlia verificou que a medida do lado BC era 60 cm e a medida de AB era 80 cm.

A distância entre A e C, em cm, é igual a

  • A. 50.
  • B. 80.
  • C. 100.
  • D. 130.
  • E. 150.

A figura acima ilustra a vista frontal de uma torre de exploração de petróleo de base quadrada. Nela, AB = 6 m, AE = BE = 5 m, θ é o ângulo ABD e α é o ângulo BEC. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

O valor do seno do ângulo α é superior a 0,8.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima ilustra a vista frontal de uma torre de exploração de petróleo de base quadrada. Nela, AB = 6 m, AE = BE = 5 m, θ é o ângulo ABD e α é o ângulo BEC. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

O valor da secante do ângulo θ é inferior a 1,2.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima ilustra dois pequenos barcos que se movimentam com velocidades constantes, em trajetórias retilíneas e perpendiculares. Em um certo instante, os barcos A e B estão, respectivamente, a 4,0 km e a 3,0 km do ponto P, interseção das trajetórias. Qual a mínima distância, medida em quilômetros, entre os barcos A e B?

  • A. 1
  • B.
  • C. 4
  • D.
  • E. 5

Uma professora de matemática, para mostrar aos alunos um dos usos da tangente de um ângulo, calcula a largura de um rio de margens paralelas, à beira do qual eles se encontram, fazendo uso de dois esquadros: E1 com ângulos de 30º, 60º e 90º e E2 retângulo isósceles. Ela fixa um ponto na margem oposta, em posição perpendicular à deles, e, deslocando-se ao longo da margem, caminha certa distância e mira novamente o ponto fixado na outra margem, utilizando um ângulo de um dos esquadros, de modo que um dos catetos esteja paralelo à margem em que está. O esquadro e o ângulo utilizados, para que o seu deslocamento seja o menor possível, devem ser, respectivamente,

  • A. E1 e 30º.
  • B. E2 e 45º.
  • C. E1 e 60º.
  • D. E2 e 90º.
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