Questões de Matemática da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Em um certo período de tempo, ao longo de um corredor multimodal de transporte esquematizado abaixo, registraram-se as movimentações de carga, em milhares de toneladas, mostradas na tabela.

A tonelagem transportada foi, respectivamente, máxima e mínima, nos seguintes trechos do corredor:

  • A. BC e CD;
  • B. BC e AB;
  • C. CD e AB;
  • D. CD e BC;
  • E. AB e CD.

Dados os números 12 e 20, o produto máximo divisor comum (MDC) com o mínimo múltiplo comum (MMC) destes dois números vale:

  • A.

    64

  • B.

    120

  • C.

    144

  • D.

    160

  • E.

    240

O diagrama abaixo mostra a rede de conexão de transporte entre as zonas 1, 2 e 3 da área de estudo, cuja matriz origem-destino foi apresentada na questão anterior. Usando um esquema de alocação de tráfego com o princípio de "tudo-ou-nada", sendo a variável decisória a menor distância de transporte, a ordem decrescente das rotas, quanto a sua utilização, é:

  • A. 2-3, 1-3, 1-2;
  • B. 1-3, 2-3, 1-2;
  • C. 1-3, 1-2, 2-3;
  • D. 1-2, 2-3, 1-3;
  • E. 2-3, 1-2, 1-3.

Em uma viagem de ônibus, um passageiro observou que o ônibus, após a partida, andou durante 1 hora e 50 minutos; então, fez uma parada para lanche de 25 minutos e andou mais 2 horas e 30 minutos até chegar ao destino. Então, o tempo de duração da viagem, desde a partida até a chegada ao destino, foi de:

  • A.

    4 horas e 05 minutos

  • B.

    4 horas e 25 minutos

  • C.

    4 horas e 45 minutos

  • D.

    4 horas e 55 minutos

  • E.

    5 horas e 05 minutos

A matriz de origem/destino abaixo se refere ao fluxo de veículos-padrão em uma área de estudo, para um período dado. Se construirmos um índice que revele a relação quantitativa entre veículos-padrão originados na zona i com destino a qualquer zona j≠i e veículos-padrão originados em qualquer zona j≠i com destino à zona i, a ordem decrescente das zonas com respeito a esse índice é:

  • A. 3, 1, 2;
  • B. 3, 2, 1;
  • C. 2, 3, 1;
  • D. 1, 2, 3;
  • E. 1, 3, 2.

Um menino quer medir a distância entre sua casa e a escola onde estuda. Para isso, ele mediu o comprimento de seu passo, obtendo 60 centímetros. Em seguida, observou que, para ir até a escola, ele deveria executar 3.000 passos. Considerando iguais todos os passos desse menino, a distância entre a casa dele e sua escola é:

  • A.

    1,5 km

  • B.

    1,8 km

  • C.

    2,0 km

  • D.

    2,2 km

  • E.

    2,5 km

Em um modelo destinado a estimar o crescimento do parque automobilístico de uma região metropolitana, adotou-se a especificação funcional y(t) = k/(1+℮b-at) onde y(t) é o índice de motorização (em veículos por mil habitantes) no instante de tempo t ≥ 0, a e b são parâmetros a estimar. Nesse modelo, k representa:

  • A. o valor do índice de motorização para o instante t = 0;
  • B. o valor de saturação do índice de motorização;
  • C. a renda familiar média na região estudada, em t = 0;
  • D. a elasticidade-renda da demanda por automóveis para a população estudada;
  • E. a elasticidade-preço da demanda por automóveis para a população estudada.

Em um deserto, a temperatura máxima registrada em um certo dia foi de 40ºC. Se, nesse mesmo dia, a temperatura variou de 52ºC, então a menor temperatura registrada nesse dia foi:

  • A.

    -22ºC

  • B.

    -12ºC

  • C.

    2ºC

  • D.

    82ºC

  • E.

    12ºC

Quando, na previsão de valores futuros dos fluxos de tráfego entre duas zonas, se partir do princípio que tais valores crescerão por um fator ∆pi×∆aj (∆pi e ∆aj sendo, respectivamente, os fatores de crescimento de produção de viagens em i e de atração de viagens em j), o método de projeção usado é o de:

  • A. fator constante;
  • B. fator médio;
  • C. Fratar;
  • D. fator multiplicativo;
  • E. Detroit.

O resultado da expressão numérica [(0,5)2 + (1,5)2] – [(1/2)3 + (3/2)2]

  • A.

    0

  • B.

    1/8

  • C.

    1/4

  • D.

    1/2

  • E.

    1

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