Questões de Matemática da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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A tabela a seguir apresenta um resumo dos dados de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros no Brasil em 2002.

Com base nesses dados, e considerando que todos os motoristas percorreram aproximadamente a mesma distância, podemos concluir que cada motorista percorreu, em 2002, a seguinte distância em quilômetros, aproximadamente:

  • A.

    1.200.000;

  • B.

    500.600;

  • C.

    64.000;

  • D.

    3.000;

  • E.

    200.

A soma das raízes da equação do segundo grau: x2 - 2x - 1 = 0 vale:

  • A.

    -4

  • B.

    -2

  • C.

    0

  • D.

    2

  • E.

    4

As velocidades médias de 10 linhas de uma permissionária de transporte regular de passageiros se distribuem conforme o quadro a seguir.

A média aritmética dessas velocidades médias é:

  • A. 42,5 km/h
  • B. 44,0 km/h
  • C. 47,0 km/h
  • D. 50,0 km/h
  • E. 53,0 km/h

Em uma receita para preparar 30 brigadeiros, são necessários uma lata de leite condensado, 200 g de chocolate em pó e meio tablete de margarina. Utilizando essa receita, e dispondo de 20 latas de leite condensado, 2600 g de chocolate em pó e 7 tabletes de margarina, o número máximo de brigadeiros que poderemos fazer é:

  • A.

    600

  • B.

    420

  • C.

    400

  • D.

    390

  • E.

    320

Mediu-se a capacidade de um recipiente cujas dimensões foram dadas em centímetros e obteve-se como resposta 538 cm³. Essa medida é expressa em litros como:

  • A.

    0,538

  • B.

    5,38

  • C.

    53,8

  • D.

    538

  • E.

    5380

As estimativas das tarifas de transporte rodoviário contratado podem em geral ser feitas a partir do ajuste de uma reta da variável independente Distância percorrida na variável dependente Tarifa, dado que, em geral, há uma dependência linear entre distância e tarifa praticada. Desse modo, a partir de um local, irradiam-se diferentes distâncias D e verificam-se as correspondentes tarifas T. Dada uma quantidade razoável de pares (Distância, Tarifa) observados, pode-se ajustar uma reta de regressão linear.

Suponha que, para um certo local, a reta ajustada da tarifa de transporte T em função da distância D apresente coeficiente linear igual a 5,10, coeficiente angular igual a 0,01, com um coeficiente de determinação de cerca de 90%. Nesse caso, para uma distância de 12km o modelo prevê uma tarifa de:

  • A.

    3,85;

  • B.

    4,40;

  • C.

    5,12;

  • D.

    6,54;

  • E.

    7,55.

A fração que representa a dízima  é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Unem-se os pontos médios de um quadrado de lado 1 obtendo-se um novo quadrado. Unem-se então os pontos médios desse segundo quadrado obtendo-se um terceiro e, assim por diante, indefinidamente. A soma dos perímetros de todos esses quadrados é:

  • A.

  • B.

  • C.
  • D.
  • E.

Considere uma progressão aritmética em que a3 = 22 e a9 = 6, o primeiro termo negativo é:

  • A.

    a11

  • B.

    a12

  • C.

    a13

  • D.

    a14

  • E.

    a15

Considere o gráfico da parábola da figura abaixo.

 A única equação que pode representar este gráfico é:

  • A.

    y = x² + 3x;

  • B.

    y = x² − 3x;

  • C.

    y = x²;

  • D.

    y = x² − 3;

  • E.

    y = x² + 3;

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