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Usiskin no seu trabalho "Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis" in: Coxforde e Shute (1995), apresenta um resumo, destacando as diferentes concepções da álgebra segundo suas relações com os diferentes usos das variáveis. No lado esquerdo abaixo, encontram-se enumeradas as concepções da álgebra. Relacione a coluna da direita (uso das variáveis) com a sua correspondente concepção.
Assinale a alternativa que contém a relação correta.
Seja n um número inteiro positivo, a soma dos coeficientes do polinômio p(x) = (x +1)n é
n
2n
n2
2n
2n 2 +1
Mateus quer fazer uma viagem a pé de 630 km. Caso ele caminhe 10 km a mais por dia, andará 4 dias a menos para realizar a viagem. Sendo "d" o número de dias gastos para fazer a viagem e "k" o número de km que caminhou por dia, é possível dizer que k - d é igual a
16
17
18
19
20
Calcule o valor de m na equação x2 + 18x + m = 0, para que uma das raízes seja o dobro da outra.
48 cm
52 cm
64 cm
72 cm
96 cm
Um pedreiro deseja saber quantos tijolos são necessários para construir a parede indicada em cor escura no croqui abaixo. Sabendo-se que a escala é de 1:100 e que as medidas da parede são 6cm de comprimento por 3cm de altura, que a janela tem 1,5cm de comprimento e 1cm de altura e que as dimensões reais do tijolo são 20cm de comprimento por 5cm de altura.
Dada a figura ao lado e a condição de que existe uma reta situada entre P e Q tal que , e , qual a forma que representa a linha que une P a Q?
A história das Matemáticas nos revela que Euclides ao sistematizar a geometria, apresentou a estruturação do conhecimento geométrico a partir de cinco postulados e cinco axiomas. Nestas condições, identifique a alternativa que representa uma substituição de um dos postulados apresentados por Euclides.
Qualquer segmento de reta finito pode ser prolongado indefinidamente, para constituir uma linha reta.
Todos os ângulos retos são iguais entre si.
Dados um ponto qualquer e uma distância qualquer, pode-se traçar um círculo de centro naquele ponto e raio igual à distância dada.
Por um ponto situado fora de uma reta, só se pode traçar uma paralela à reta dada.
O tangran (figura 1) é um material que tem sido utilizado, amplamente, em atividades didáticas e em pesquisas educacionais. O quadro que segue apresenta a composição de quadrados, retângulos e losangos, utilizando 5 das peças do tangran.
Utilizando o triângulo pequeno do tangran como unidade de medida, assinale a alternativa que corresponde respectivamente a cada uma das áreas dos retângulos indicados acima. Cabe informar que cada retângulo está identificado por um número abaixo dele, conforme a figura e que as suas áreas nas alternativas devem corresponder respectivamente a essa ordem de numeração.
Uma das raízes da equação 3x ² - px – q = 0, na qual x é a variável, é o elemento -1. O valor de p – q é
–1
0
–3
3
1
Analise as afirmações abaixo referentes às diagonais de quadriláteros.
I. Diagonais congruentes, cortando-se ao meio e perpendiculares entre si.
II. Diagonais não congruentes, cortando-se ao meio e perpendiculares entre si.
III. Diagonais congruentes, cortando-se ao meio e não perpendiculares entre si. Identifique a única alternativa que corresponda, na ordem dos três itens apresentados, aos respectivos quadriláteros.
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