Questões de Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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Usiskin no seu trabalho "Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis" in: Coxforde e Shute (1995), apresenta um resumo, destacando as diferentes concepções da álgebra segundo suas relações com os diferentes usos das variáveis. No lado esquerdo abaixo, encontram-se enumeradas as concepções da álgebra. Relacione a coluna da direita (uso das variáveis) com a sua correspondente concepção.

Assinale a alternativa que contém a relação correta.

  • A. 4, 1, 3, 2.
  • B. 4, 3, 2, 1.
  • C. 3, 4, 1, 2.
  • D. 2, 4, 3, 1.
  • E. 1, 3, 4, 2.

Seja n um número inteiro positivo, a soma dos coeficientes do polinômio p(x) = (x +1)n é

  • A.

    n

  • B.

    2n

  • C.

    n2

  • D.

    2n

  • E.

    2n 2 +1

Mateus quer fazer uma viagem a pé de 630 km. Caso ele caminhe 10 km a mais por dia, andará 4 dias a menos para realizar a viagem. Sendo "d" o número de dias gastos para fazer a viagem e "k" o número de km que caminhou por dia, é possível dizer que k - d é igual a

  • A.

    16

  • B.

    17

  • C.

    18

  • D.

    19

  • E.

    20

Calcule o valor de m na equação x2 + 18x + m = 0, para que uma das raízes seja o dobro da outra.

  • A.

    48 cm

  • B.

    52 cm

  • C.

    64 cm

  • D.

    72 cm

  • E.

    96 cm

Um pedreiro deseja saber quantos tijolos são necessários para construir a parede indicada em cor escura no croqui abaixo. Sabendo-se que a escala é de 1:100 e que as medidas da parede são 6cm de comprimento por 3cm de altura, que a janela tem 1,5cm de comprimento e 1cm de altura e que as dimensões reais do tijolo são 20cm de comprimento por 5cm de altura.

  • A. 1.500
  • B. 2.800
  • C. 2.000
  • D. 2.500
  • E. 2.500

Dada a figura ao lado e a condição de que existe uma reta situada entre P e Q tal que , e , qual a forma que representa a linha que une P a Q?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A história das Matemáticas nos revela que Euclides ao sistematizar a geometria, apresentou a estruturação do conhecimento geométrico a partir de cinco postulados e cinco axiomas. Nestas condições, identifique a alternativa que representa uma substituição de um dos postulados apresentados por Euclides.

  • A.

    Qualquer segmento de reta finito pode ser prolongado indefinidamente, para constituir uma linha reta.

  • B.

    Todos os ângulos retos são iguais entre si.

  • C.

    Dados um ponto qualquer e uma distância qualquer, pode-se traçar um círculo de centro naquele ponto e raio igual à distância dada.

  • D.

    Por um ponto situado fora de uma reta, só se pode traçar uma paralela à reta dada.

  • E. É possível traçar uma linha reta de qualquer ponto a qualquer ponto.

O tangran (figura 1) é um material que tem sido utilizado, amplamente, em atividades didáticas e em pesquisas educacionais. O quadro que segue apresenta a composição de quadrados, retângulos e losangos, utilizando 5 das peças do tangran.

 

Utilizando o triângulo pequeno do tangran como unidade de medida, assinale a alternativa que corresponde respectivamente a cada uma das áreas dos retângulos indicados acima. Cabe informar que cada retângulo está identificado por um número abaixo dele, conforme a figura e que as suas áreas nas alternativas devem corresponder respectivamente a essa ordem de numeração.

  • A. 8, 12, 12 e 8.
  • B. 10, 8, 8 e 10.
  • C. 12, 10, 12 e 10.
  • D. 8, 16, 16 e 8.
  • E. 10, 16, 10 e 16.

Uma das raízes da equação 3x ² - px – q = 0, na qual x é a variável, é o elemento -1. O valor de p – q é

  • A.

    –1

  • B.

    0

  • C.

    –3

  • D.

    3

  • E.

    1

Analise as afirmações abaixo referentes às diagonais de quadriláteros.

 I. Diagonais congruentes, cortando-se ao meio e perpendiculares entre si.

 II. Diagonais não congruentes, cortando-se ao meio e perpendiculares entre si.

 III. Diagonais congruentes, cortando-se ao meio e não perpendiculares entre si. Identifique a única alternativa que corresponda, na ordem dos três itens apresentados, aos respectivos quadriláteros.

  • A. Trapézio, Quadrado e Retângulo.
  • B. Losango, Retângulo e Trapézio.
  • C. Losango, Trapézio e Retângulo.
  • D. Quadrado, Losango e Retângulo.
  • E. Retângulo, Quadrado e Losango.
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