Questões de Matemática da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Matemática da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere que hoje é quarta-feira. O último dia de aula será daqui a 292 dias. Esse dia cairá em uma

  • A.

    segunda-feira.

  • B.

    terça-feira.

  • C.

    quarta-feira.

  • D.

    quinta-feira.

  • E.

    sexta-feira.

Na sequência ilimitada de figuras, o número de losangos a mais que compõem a 13.ª figura em relação ao número de losangos que compõem a 11.ª figura é

  • A.

    40

  • B.

    46

  • C.

    48

  • D.

    50

  • E.

    54

A sequência I alterna sempre as mesmas duas adições na criação de seus elementos: 100; 120; 130; 150; 160; ... . A sequência II também alterna sempre as mesmas duas adições na criação de seus elementos: 200; 205; 215; 220; 230; ... . O primeiro elemento da sequência II supera o primeiro elemento da sequência I em 100 unidades. O segundo elemento da sequência II, supera o elemento correspondente (segundo elemento) da sequência I em 85 unidades. O primeiro elemento da sequência II, ao ser igualado ou superado pelo elemento correspondente da sequência I, o será com uma diferença de

  • A.

    0 unidades.

  • B.

    5 unidades.

  • C.

    10 unidades.

  • D.

    15 unidades.

  • E.

    20 unidades.

  • A.

    apenas I é verdadeira.

  • B.

    apenas II é verdadeira.

  • C.

    apenas III é verdadeira.

  • D.

    apenas I e III são verdadeiras.

  • E.

    nenhuma das três afirmações é verdadeira.

  • A.

    ambas erraram, pois não dividiram os três chocolates em quatro partes iguais.

  • B.

    ambas erraram, pois Carol, ao resolver a adição, considerou a fração como dois números naturais sobrepostos, separados por um traço, e Raquel não repartiu uma das barras de chocolate.

  • C.

    somente Carol errou, pois, ao resolver a adição, ela considerou a fração como dois números naturais sobrepostos, separados por um traço.

  • D.

    somente Carol errou, pois não dividiu os três chocolates em quatro partes iguais.

  • E.

    somente Raquel errou, pois não repartiu uma das barras de chocolate.

Uma professora propôs uma brincadeira para seus alunos: “adivinhe qual é o polígono”. Ela escreveu na lousa as seguintes pistas:

I. o polígono é um paralelogramo;

II. seus lados têm a mesma medida.

Dessa forma, conclui-se que esse polígono é um

  • A.

    trapézio.

  • B.

    pentágono.

  • C.

    losango.

  • D.

    retângulo.

  • E.

    hexágono.

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