Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um lactente de 9 meses de idade, sexo masculino, a termo, com peso adequado e calendário vacinal em dia, há dois dias, apresentava febre alta, inapetência, vômitos e irritabilidade, sem sintomas respiratórios. Há algumas horas, apresentou episódio de cianose periférica e hipotonia, e foi verificada temperatura axilar de 38,7 °C. No momento da consulta, apresentava-se afebril, hipocorado, hipoativo, taquicárdico, com mucosas secas e turgor da pele diminuído; sem sinais de desconforto respiratório, peritonismo ou meningismo; oroscopia e otoscopia normais, bem como a ausculta torácica. Diante de quadro de desidratação e febre sem foco ao exame físico, foram realizados hemograma, hemocultura, exame qualitativo de urina e urocultura coletados por cateterismo vesical. O hemograma evidenciou leucocitose com desvio à esquerda, e a análise de urina mostrou presença de 40 piócitos por campo, além de cilindros piocitários, nitrito positivo e Ph alcalino.
Com base na hipótese clínica apresentada, e a respeito das infecções do trato urinário na infância, julgue os itens a seguir.
As infecções do trato urinário, no primeiro ano de vida, são mais comuns no sexo masculino.Paciente, sexo masculino, 58 anos de idade, chega à UTI após ser submetido a cirurgia de revascularização miocárdica. No pré-operatório, o ECO tinha fração de ejeção (FE) de 42% às custas de hipocinesia difusa. O paciente chega à UTI em uso de noradrenalina 20 mL/h e dobutamina 15 mcg/kg/min. ECG sem alterações relevantes em relacão ao exame do pré-operatório. FC = 130 bpm com ritmo sinusal, e PA = 80 mmHg x 52 mmHg. Nas primeiras duas horas de pós-operatório, ele evoluiu com hipotensão progressiva e piora dos parâmetros gasométricos, chegando a usar noradrenalina 60 mL/h + dobutamina 20 mcg/kg/min. Realizado, então, ecotransesofágico, demonstrando hipocinesia severa de ventrículo esquerdo e FE de 28%.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A dopamina é mais indicada para choque cardiogênico que noradrenalina.Considere hipoteticamente que mulher de 45 anos de idade foi internada há três semanas com quadro de sepse de origem respiratória. Fez uso de clindamicina e ceftriaxone, intravenosos, por 14 dias, com resolução do quadro ao término do tratamento. Há três dias, iniciou diarreia, com muco e sangue, e intensa dor abdominal. Foi realizado o diagnóstico de colite pseudomembranosa.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A toxina B do Clostridium dificcile é enterotóxica, e é mais grave que a toxina A.Lactente de um mês de idade é levado à unidade básica de saúde para sua segunda consulta de puericultura. A mãe relata que o paciente está em aleitamento materno exclusivo, peso = 4.125 g (peso de nascimento = 3.620 g), comprimento de 53 cm e perímetro cefálico de 36 cm. Com base nessa situação, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O médico, ao conferir a caderneta de vacinação desse paciente, deve encontrar registro das vacinas BCG e contra meningite C, que são as realizadas logo ao nascimento.
Acerca de aspectos relativos à neuroanatomia e neurofisiologia, julgue os itens a seguir. A utilização de um modelo de processamento da informação permite definir três etapas: input sensorial, avaliação da informação e produção da resposta, anatomicamente associados ao tálamo, córtex, lobo temporal medial e gânglios da base.
Acerca das miocardiopatias, julgue os itens subsequentes. O miocárdio não compactado isolado caracteriza-se pela presença de trabeculações numerosas e proeminentes com recessos intratrabeculares que penetram profundamente no miocárdio e que não estão em comunicação com os vasos coronários. Essa condição pode combinar-se com manifestações de fenômenos tromboembólicos.
A propósito da bioética, julgue os próximos itens. Na eutanásia passiva, não é utilizado um ato que provavelmente prolongue a vida de um paciente moribundo.
Um paciente de trinta e um anos de idade foi vítima, havia três horas, de queda de altura, que resultou em trauma perineal com hematoma local e uretrorragia. O paciente não apresentou micção espontânea e, no exame de abdome, foi palpado o globo vesical. Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir. A região da uretra comumente afetada por esse tipo de trauma é a bulbar, que compõe a uretra posterior.
Paciente de dezoito anos de idade foi admitido no serviço de emergência em decorrência de dor torácica súbita e de dispneia. Ao exame físico, estava lúcido, orientado e com murmúrio vesicular e frêmito toracovocal diminuídos à direita; traqueia desviada para a esquerda; PA = 80 mmHg × 50 mmHg; FC = 110 bpm; e SpO2 em repouso = 82%.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A principal hipótese para o diagnóstico desse paciente é pneumotórax espontâneo.Considere hipoteticamente que paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, vai a consulta por apresentar um nódulo duro no pescoço. Refere leve emagrecimento, rouquidão e diarreia. O médico então solicita uma ultrassonografia de pescoço, que demonstra aumento de volume do lobo direito, com contornos normais e ecotextura heterogênica, sem calcificações, apresentando cistos e um nódulo hipoecogênico próximo ao istmo, medindo 0,8 cm. O lobo esquerdo estava aumentado de volume, com contorno normal e ecotextura heterogênea, sem cistos, com microcalcificações esparsas no tecido tireoidiano e presença de nódulos calcificados no terço médio do lobo, medindo 1,6 cm x 1,0 cm. Na PAAF, foi encontrado quadro compatível com lesão folicular. Foi submetida à tireoidectomia e ao esvaziamento profilático cervical de linfonodos. No anatomopatológico, confirmou-se carcinoma medular de tireoide (CMT).
No que se refere ao caso clínico apresentado, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
CMT pode ser dividido em familiar e adquirido. Na forma familiar, a associação mais comum, na neoplasia endócrina múltipla tipo IIa, é o hiperparatireoidismo.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...