Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao aborto, podemos afirmar que:
I. Conceitua-se como abortamento a interrupção da gravidez ocorrida antes da 22ª semana de gestação. O produto da concepção eliminado no processo de abortamento é chamado aborto.
II. As alterações cromossômicas são responsáveis por 60 a 70% dos abortos precoces.
III. Apenas 20% dos abortos espontâneos ocorrem antes da 12ª semana de gestação.
IV. Malformações uterinas, síndrome antifosfolípide e incompetência istmocervical são possíveis causas associadas ao abortamento habitual.
Em uma situação de Infarto Agudo do Miocárdio, o uso de nitratos não deve ser feito em pacientes com, EXCETO:
Julgue os itens que se seguem, relativos à eletrofisiologia. A principal vantagem da ablação tradicional quando comparada à crioablação refere-se à capacidade de causar lesões endocárdicas menores e, portanto, menor risco de tromboembolia após procedimento.
Acerca das lesões polipoides do trato gastrointestinal, julgue os itens a seguir. Os pólipos de glândulas fúndicas são lesões pseudotumorais de fundo gástrico decorrentes da infecção pelo Helicobacter pylori.
Paciente, 34 anos de idade, é hospitalizada na unidade psiquiátrica devido à ideação suicida. Exigente, inicia o primeiro contato com o psiquiatra relatando que está desesperada e aborrecida. Relata uma história de mais de cinco anos de rápidas crises episódicas de ansiedade e de depressão, além de várias tentativas suicidas e comportamento impulsivo, nunca se fixando em um emprego, e, também, promiscuidade sexual. Pergunta ao médico se poderia ser lésbica, embora a maior parte das respectivas experiências sexuais tenha sido com homens. Após alguns dias internada, ela reclama para o psiquiatra que todas as enfermeiras no andar não sabem o que estão fazendo e que são mal-educadas. Mais tarde, diz à enfermeira responsável que ela é a melhor em todo o andar e que gostaria que o psiquiatra se importasse com o bem-estar dela tanto quanto a enfermeira.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Os indivíduos com esse transtorno geralmente exigem admiração excessiva e sua autoestima é quase invariavelmente muito frágil.Um lactente de 9 meses de idade, sexo masculino, a termo, com peso adequado e calendário vacinal em dia, há dois dias, apresentava febre alta, inapetência, vômitos e irritabilidade, sem sintomas respiratórios. Há algumas horas, apresentou episódio de cianose periférica e hipotonia, e foi verificada temperatura axilar de 38,7 °C. No momento da consulta, apresentava-se afebril, hipocorado, hipoativo, taquicárdico, com mucosas secas e turgor da pele diminuído; sem sinais de desconforto respiratório, peritonismo ou meningismo; oroscopia e otoscopia normais, bem como a ausculta torácica. Diante de quadro de desidratação e febre sem foco ao exame físico, foram realizados hemograma, hemocultura, exame qualitativo de urina e urocultura coletados por cateterismo vesical. O hemograma evidenciou leucocitose com desvio à esquerda, e a análise de urina mostrou presença de 40 piócitos por campo, além de cilindros piocitários, nitrito positivo e Ph alcalino.
Com base na hipótese clínica apresentada, e a respeito das infecções do trato urinário na infância, julgue os itens a seguir.
A pielonefrite aguda é a principal causa bacteriana de febre sem foco aparente em lactentes menores de 24 meses de idade.Paciente, 39 anos de idade, vai à emergência por apresentar quadro de dor abdominal baixa de início súbito, sangramento via vaginal e histórico de uso irregular de métodos contraceptivos. Esteve internada, há seis meses, para tratamento de pelviperitonite com boa resposta aos antibióticos. Ao exame, o colo apresentava-se fechado; o sangramento era em pequena quantidade. Foram solicitados exames.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico de ameaça de aborto será confirmado se o planoteste for positivo.Considere hipoteticamente que mulher de 45 anos de idade foi internada há três semanas com quadro de sepse de origem respiratória. Fez uso de clindamicina e ceftriaxone, intravenosos, por 14 dias, com resolução do quadro ao término do tratamento. Há três dias, iniciou diarreia, com muco e sangue, e intensa dor abdominal. Foi realizado o diagnóstico de colite pseudomembranosa.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Biópsia guiada por endoscopia digestiva baixa pode ser necessária.Lactente de um mês de idade é levado à unidade básica de saúde para sua segunda consulta de puericultura. A mãe relata que o paciente está em aleitamento materno exclusivo, peso = 4.125 g (peso de nascimento = 3.620 g), comprimento de 53 cm e perímetro cefálico de 36 cm. Com base nessa situação, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O teste do coraçãozinho está registrado na caderneta. Esse é um teste de triagem que alerta para cardiopatias congênitas que o paciente possa apresentar e deve ser realizado, ainda na maternidade, entre 12 e 24 horas de vida.
No que diz respeito aos transtornos do humor e seus tratamentos, julgue os itens que se seguem. Nenhum traço ou tipo de personalidade pré-mórbida foi estabelecido como singularmente predisponente à depressão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...