Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O puerpério imediato é um momento em que a mulher apresenta riscos importantes de complicações devidas à atonia e hipotonia.

Em relação a essas intercorrências, é correto afirmar que

  • A. se o parto foi cesárea, o risco de hipotonia pós-parto é aumentado.
  • B. quando a mulher é primigesta, tem maior risco de sangramento por atonia.
  • C. o parto fórcipe apresenta maior risco de sangramento por atonia.
  • D. partos taquitócicos ou demorados têm maior risco de atonia.
  • E. nos casos de insuficiência placentária, o sangramento por atonia é mais frequente.

Acerca das alterações do ritmo cardíaco, julgue os itens subsequentes. Na parassistolia um bloqueio de entrada completo fixo ou intermitente isola e protege o foco parassistólico de eventos elétricos circundantes; assim, sua cronologia não é alterada pelo ritmo dominante.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à hemorragia digestiva, julgue os itens subsequentes. O tratamento endoscópico da hemorragia digestiva por úlcera péptica com injeções de fármacos como adrenalina, etanolamina ou glicose hipertônica é o mais difundido em todo o mundo, devido à eficácia, simplicidade e ao alcance acessível pelo endoscopista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente, 14 anos de idade, é levada ao médico pela mãe, que afirma estar muito preocupada com o fato da filha vir perdendo peso de forma constante. A adolescente nega haver problema e declara que de modo algum está abaixo do peso. O médico, após exame físico, evidencia que a adolescente mede 1,65 m e pesa 38 kg.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O achado mais marcante no exame físico de pacientes com esse transtorno é a presença de cáries, pela perda significativa e permanente do esmalte dentário, em razão dos vômitos recorrentes, e de glândulas salivares, sobretudo as glândulas parótidas, hipertrofiadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere hipoteticamente que uma criança de 7 anos de idade, sexo feminino, tinha sido levada pelos pais à emergência e que chegou torporosa, após queixas de dor abdominal, fraqueza, alguns episódios de vômito e indisposição. Ao exame físico, apresentava hálito cetônico e sinais de desidratação, como mucosas secas, turgor da pele diminuído e taquicardia. O hemoglucoteste revelou glicemia de 530 mg/dL.

Com relação ao caso clínico apresentado e à dosagem sérica de potássio na cetoacidose diabética, julgue os itens a seguir.

A depleção de potássio deve-se à perda intracelular e à perda pelos rins em função da glicosúria e da cetonúria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente, sexo masculino, 58 anos de idade, chega à UTI após ser submetido a cirurgia de revascularização miocárdica. No pré-operatório, o ECO tinha fração de ejeção (FE) de 42% às custas de hipocinesia difusa. O paciente chega à UTI em uso de noradrenalina 20 mL/h e dobutamina 15 mcg/kg/min. ECG sem alterações relevantes em relacão ao exame do pré-operatório. FC = 130 bpm com ritmo sinusal, e PA = 80 mmHg x 52 mmHg. Nas primeiras duas horas de pós-operatório, ele evoluiu com hipotensão progressiva e piora dos parâmetros gasométricos, chegando a usar noradrenalina 60 mL/h + dobutamina 20 mcg/kg/min. Realizado, então, ecotransesofágico, demonstrando hipocinesia severa de ventrículo esquerdo e FE de 28%.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O de balão intra-aórtico é indicado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente de 75 anos de idade, 80 kg, portador de fibrilação atrial crônica, em uso de digoxina 0,25 mg por dia, está apresentando náuseas, vômitos, xantopsia e confusão mental. Foi realizado eletrocardiograma e exames laboratoriais que evidenciaram: ureia de 100 mg/dL, creatinina de 2,1 mg/dL, digoxina sérica de 3. Hemograma normal.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

No controle de frequência da fibrilação atrial, tolera-se uma frequência cardíaca de até 80 bpm.

  • C. Certo
  • E. Errado

Recém-nascido (RN), no sexto dia de vida, é levado à unidade básica de saúde, pois a mãe vem observando que a criança está mais “amarelada” a cada dia. Notou a aparição com aproximadamente 36 horas de vida. A mãe relata que a criança está em aleitamento materno exclusivo, satisfazendo-se após as mamadas. Ao exame físico, observa-se RN ictérico até zona IV de Kramer, corado, sem visceromegalias, peso 2.720 g (peso do nascimento = 2.950 g). Na avaliação da caderneta de vacinação, identificou-se que a mãe tem grupo sanguíneo O positivo, e o RN tem grupo sanguíneo B positivo. Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A icterícia pode causar um amplo espectro de disfunções neurológicas, desde a encefalopatia transitória até a instalação do Kernicterus.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de aspectos relativos à neuroanatomia e neurofisiologia, julgue os itens a seguir. A porção anterior do giro do cíngulo desempenha importante função no processo de controle da atenção realizado pelas estruturas frontais do cerébro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da insuficiência cardíaca (IC), julgue os itens subsecutivos. A presença de taquicardia ventricular sustentada e a fração de ejeção do ventrículo esquerdo inferior a 40% são fatores relacionados a um prognóstico ruim para pacientes com IC de etiologia chagásica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...