Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de setenta e seis anos de idade foi encaminhada a um ambulatório para avaliação de palpitações que a incomodam há seis meses e que estavam se tornando mais frequentes e prolongadas. Essas palpitações não eram acompanhadas de síncope, dor torácica, dispneia, cansaço ou tontura. A paciente tinha antecedentes de hipertensão arterial sistêmica e doença arterial crônica estável controlada com tratamento clínico. Atualmente, faz uso de anlodipino e ácido acetilsalicílico. Ao exame físico, apresentou bom estado geral, com ritmo cardíaco regular, em dois tempos, com bulhas normofonéticas e sem sopros; o restante do exame físico não apresentou alterações relevantes. Os resultados do eletrocardiograma e dos exames laboratoriais foram normais. O ecocardiograma demonstrou função ventricular normal com aumento leve do átrio esquerdo. O holter revelou ritmo predominantemente sinusal, porém com episódios sustentados de fibrilação atrial, sendo o mais longo com duração de duas horas.
Acerca desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Nesse caso, recomenda-se a manutenção do ácido acetilsalicílico como medida para a prevenção de acidentes tromboembólicos.Considerando as informações da tabela acima, que apresenta o resultado dos parâmetros medidos dos pacientes A, B e C, internados em estado crítico em uma unidade de terapia intensiva (UTI) com monitorização hemodinâmica invasiva, julgue os itens subsequentes.
A despeito dos parâmetros de monitorização hemodinâmica apresentados, uma infecção pode ter sido o evento desencadeante do quadro apresentado pelo paciente C.No tratamento da hipertensão primária utilizando-se clortalidona ou hidroclorotiazida deve-se considerar que
Em relação à insuficiência renal aguda, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que apresenta lesão contusa caracterizada por hiperemia produzida por congestão vascular (dilatação de capilares e vênulas) de uma região do corpo, fugaz e que, portanto, exige urgência na realização da perícia, sob pena de desaparecer.
M.A.D., sexo feminino, 24 anos, comparece à consulta com queixa de corrimento vaginal de odor fétido, que se acentua após o coito. Paciente relata relação sexual com apenas um parceiro sem uso de método de barreira, fazendo uso de anticoncepcional oral. Ao exame ginecológico, o médico observou secreção vaginal acinzentada e homogênea; realizou teste de Whiff, que foi positivo, e colheu material para realização de bacterioscopia a fresco, que revelou a presença de clue‐cells. Assinale o diagnóstico mais provável e o melhor tratamento medicamentoso, respectivamente.
O uso do ácido acetilsalicílico (AAS, aspirina) no IAMCEST está embasado em evidências sólidas, sendo o seu uso considerado imprescindível. O estudo Second International Study of Infarct Survival (ISIS‐2) avaliou o uso isolado do AAS ou da estreptoquinase ou sua associação. O uso isolado do AAS reduziu a mortalidade por todas as causas em 23% e uma redução de mortalidade por todas as causas de 42% quando associado à estreptoquinase. São situações em que o AAS está contraindicado, EXCETO:
Um paciente com passado de tratamento de tuberculose pulmonar havia dez anos procurou atendimento devido à ocorrência de hemoptise. Ele relatou que eliminou, aproximadamente, 600 mL de sangue nas últimas vinte e quatro horas.
Com relação a esse caso clínico e a aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.
Por meio da broncoscopia rígida é possível controlar a via aérea e a aspiração dos coágulos que usualmente obstruem os brônquios de pacientes com o quadro acima apresentado.A respeito do carcinoma de células renais metastático, julgue os itens a seguir. Os pacientes com metástase pulmonar exclusiva e lesões sincrônicas submetidos à nefrectomia apresentam melhor prognóstico do que os pacientes com metástase extrapulmonar.
A respeito do transtorno de pânico, julgue os itens subsequentes. A inalação de CO2 a 35% e a injeção intravenosa de lactato de sódio formas químicas de desencadear um ataque de pânico no contexto experimental provocam ansiedade e ataques de pânico tanto em indivíduos portadores de transtorno de pânico quanto em indivíduos saudáveis, por meio do mecanismo de ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, semelhante ao que ocorre no ataque de pânico espontâneo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...