Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de setenta e oito anos de idade procurou o serviço médico após vários episódios de pneumonia. O idoso queixava-se de regurgitação, disfagia e halitose. O exame radiológico digital contrastado do esôfago demonstrou a presença de divertículo faringoesofágico de 5 cm de diâmetro.
Com referência a esse caso clínico e considerando os aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.
O divertículo faringoesofágico é originário da falta de coordenação entre a contração da faringe e o tempo de abertura do esfíncter superior do esôfago ou da presença de esfíncter superior do esôfago hipotônico.Julgue os itens a seguir, relativos à neutropenia febril. A utilização de vancomicina justifica-se em situações de instabilidade hemodinâmica, mucosite grave, infecção relacionada a cateter, profilaxia antibiótica com quinolona, colonização prévia por agente meticilina resistente e cultura com crescimento de agente gram-positivo.
Maria do Socorro não realizou os exames durante a gestação e deu a luz a uma criança prematura e pequena para a idade gestacional. O bebê foi levado para a UTI neonatal e foi examinado. Ao exame apresentava hepatoesplenomegalia, icterícia, petéquias, coriorretinite e microcefalia. Devido a uma crise convulsiva foi realizado exame de imagem do cérebro que evidenciou calcificações periventriculares. O diagnóstico desse quadro é:
No dia 3/1/2014, um servidor de vinte e sete anos de idade caiu de uma altura correspondente à sua própria estatura ao tropeçar no tapete do local em que trabalhava e apresentou uma crise convulsiva subsequente a trauma craniano provocado pela queda. Ele foi internado, submetido a exame de tomografia computadorizada de crânio, que diagnosticou edema cerebral difuso, sem desvio de linha média. Foi necessária a administração de doses terapêuticas de fenitoína (hidantalização) na admissão hospitalar. Como houve rebaixamento de consciência, ele foi intubado e permaneceu em ventilação mecânica por um período inicial de setenta e duas horas. Subsequentemente, apresentou broncoaspiração e pneumonia, tendo ficado internado na UTI por sessenta dias. Ele recebeu alta hospitalar no 90.º dia após o trauma e foi submetido a tratamento de reabilitação motora por mais trinta dias. Retornou ao trabalho em 2/5/2014, totalizando cento e vinte dias de licença médica. Apresentou boas condições de saúde até que, em 27/4/2015, foi internado em UTI por apendicite perfurada e peritonite fecal. O tempo total dessa internação foi de quinze dias e ele recebeu alta hospitalar em boas condições, tendo retornado ao trabalho em 11/5/2015. Em 13/5/2015, sua única irmã foi acometida por gravidez tubária rota, necessitando de cirurgia e internação hospitalar. O servidor apresentou atestado e requereu seu afastamento do trabalho por um período de dois dias para acompanhar sua irmã. O atestado foi cadastrado no mesmo dia em que a irmã havia sido internada.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.
O segundo atestado apresentado pelo servidor, sugerindo quinze dias de afastamento no período de 27/4/2015 a 11/5/2015, poderia ser homologado após inspeção por perícia singular.Se analisarmos um grupo de pacientes com hipertireoidismo, os dados que sugerirão associação com distúrbio autoimune são
No processo de identificação da espécie humana, a identificação da raça pode ser estabelecida por métodos de medida do ângulo facial. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Os compósitos fotoativados apresentam suas melhores propriedades físico‐mecânicas quando são polimerizados de forma adequada, e a unidade de fotoativação deve proporcionar intensidade de luz considerada suficiente. Qual é a intensidade de luz (mW/cm3) considerada mínima aceitável, para se garantir polimerização de boa qualidade?
A respeito do câncer de pulmão, julgue os itens subsequentes. Os achados positivos da tomografia por emissão de pósitrons, nos linfonodos mediastinais, devem geralmente ser confirmados por mediastinoscopia, devido à possibilidade de se tratar de um falso-positivo.
Um paciente de cinquenta e três anos de idade, tabagista, portador de micro-hematúria e com lesão vesical vegetante no ultrassom, foi submetido à ressecção endoscópica, com achado de lesão vegetante de 3 cm, que foi completamente ressecada. O paciente recebeu a classificação de pT1 de alto grau.
Com relação ao caso clínico descrito acima, julgue os seguintes itens.
A administração de dose única pós-operatória de quimioterapia intravesical é indicada para esse paciente com a finalidade de reduzir a chance de progressão da doença.Em relação aos quadros mentais orgânicos, especialmente delírios e demências, julgue os próximos itens. A pseudodemência, caracterizada pela presença de sintomas depressivos antes do surgimento de sintomas cognitivos, aparece em alguns pacientes como sinal inicial da doença de Alzheimer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...