Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto ao laudo médico-legal, é correto afirmar que

  • A. é um esclarecimento prestado em consequência de dúvidas, fatos controversos e omissões de ordem técnica em uma interpretação pericial dos vestígios deixados por uma infração penal.
  • B. são partes integrantes de um laudo: preâmbulo, histórico, descrição, relatório, discussão, conclusão e resposta aos quesitos.
  • C. clareza, fidelidade, totalidade e ilustrações são características que configuram qualidade ao laudo e o tornam compreensível e útil para quem o acessar.
  • D. clareza, fidelidade, totalidade e ilustrações são características que configuram qualidade ao laudo e o tornam compreensível e útil para quem o acessar.
  • E. a discussão é a parte integrante de um laudo médico-legal que comporta, com todos os detalhes, os achados objetivos e subjetivos dos exames realizados.

Para otimizar a neurocirurgia, a anestesia deve utilizar fármacos e técnicas anestésicas que causem mínima alteração na Pressão Intracraniana (PIC), não produzam interferência na monitorização eletrofisiológica, facilitem os novos procedimentos neurocirúrgicos e permitam a cooperação do paciente durante a cirurgia, com rápida recuperação da anestesia. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O fentanil foi o primeiro opioide sintético do grupo fenilperidina; quando utilizado em infusão contínua, o fentanil leva à recuperação prolongada.

( ) O remifentanil e o fentanil têm efeitos antagônicos no fluxo sanguíneo cerebral. Sendo que apenas o remifentanil mantém a reatividade ao gás carbônico.

( ) Em caso de craniotomia, a anestesia deve ser conduzida com ênfase na estabilidade hemodinâmica e na pressão de perfusão cerebral; para atingir este intento, torna‐se necessário o uso de anestésico ou técnicas que aumentem a PIC.

( ) O propofol foi associado de maneira significativa com menor tempo para a obtenção da primeira resposta de função motora no pós‐operatório de cirurgias de coluna.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. F, V, V, V.
  • D. F, V, F, F.

Os pacientes com enfisema pulmonar apresentam, como características fisiopatológicas, destruição dos septos alveolares, obstrução ao fluxo expiratório e aprisionamento aéreo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O uso de broncodilatadores é capaz de reverter os efeitos do enfisema no tecido pulmonar, além de evitar a sua progressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de cinquenta e três anos de idade, tabagista, portador de micro-hematúria e com lesão vesical vegetante no ultrassom, foi submetido à ressecção endoscópica, com achado de lesão vegetante de 3 cm, que foi completamente ressecada. O paciente recebeu a classificação de pT1 de alto grau.

Com relação ao caso clínico descrito acima, julgue os seguintes itens.

A indicação precoce de cistectomia aumentaria a chance de sobrevida desse paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos quadros mentais orgânicos, especialmente delírios e demências, julgue os próximos itens. A doença de Alzheimer é a segunda causa mais frequente de demência senil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente de quinze anos de idade, primípara, com trinta e uma semanas de gestação, sem nenhuma consulta de pré-natal, chegou ao pronto-socorro obstétrico com PA de 150 mmHg × 100 mmHg e edemas em membros inferiores e face. Frente a esse quadro, o clínico solicitou exames de rotina para doença hipertensiva específica da gestação (DHEG). Os resultados, que mostram-se fora da faixa de normalidade para a condição da paciente, são os seguintes: transaminase glutâmico-oxalacético (TGO) de 120 U/L, transaminase glutâmico-pirúvica (TGP) de 140 U/L, desidrogenase láctica (DHL) de 1.240 U/L e plaquetas de 50.000 mm3.

Com referência ao caso clínico descrito acima e aos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

O diagnóstico provável dessa paciente é síndrome HELLP parcial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de quarenta e seis anos de idade, do sexo masculino, queixava-se de queimação retroesternal, disfagia e desconforto retroesternal. Ele apresentou índice de massa corpórea igual a 33 e estava em uso irregular de inibidor de bomba de prótons. Várias endoscopias realizadas anteriormente demonstravam a presença de esofagite erosiva por refluxo e de hérnia hiatal por deslizamento de médio tamanho. A manometria esofágica demonstrou a presença de esfíncter inferior do esôfago intratorácico, de pequeno tamanho e hipotônico, associado a distúrbio hipocontrátil leve do corpo do esôfago. O paciente procurou o serviço médico para avaliação quanto à possibilidade de tratamento cirúrgico da doença do refluxo gastresofágico.

A propósito desse caso clínico e aos diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

Nesse caso, o tratamento inicial indicado para esse paciente inclui inibidor de bomba de prótons, medidas comportamentais e perda ponderal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à rinite alérgica, julgue os itens que se seguem. Obstrução e prurido nasais, coriza, respiração bucal, roncos, cefaleia e tosse predominantemente noturna são sintomas comuns nas crises de rinite alérgica, que podem vir acompanhados de linhas de Dennie-Morgan.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Durante a consulta pré-natal, o resultado do teste do pezinho foi apresentado. Ele evidenciou a dosagem de 17-hidroxiprogesterona (17OHP) alterada". Esse resultado aponta:

  • A. Fibrose cística.
  • B. Fenilcetonúria.
  • C. Hipotireoidismo congênito.
  • D. Hiperplasia adrenal congênita.

No dia 3/1/2014, um servidor de vinte e sete anos de idade caiu de uma altura correspondente à sua própria estatura ao tropeçar no tapete do local em que trabalhava e apresentou uma crise convulsiva subsequente a trauma craniano provocado pela queda. Ele foi internado, submetido a exame de tomografia computadorizada de crânio, que diagnosticou edema cerebral difuso, sem desvio de linha média. Foi necessária a administração de doses terapêuticas de fenitoína (hidantalização) na admissão hospitalar. Como houve rebaixamento de consciência, ele foi intubado e permaneceu em ventilação mecânica por um período inicial de setenta e duas horas. Subsequentemente, apresentou broncoaspiração e pneumonia, tendo ficado internado na UTI por sessenta dias. Ele recebeu alta hospitalar no 90.º dia após o trauma e foi submetido a tratamento de reabilitação motora por mais trinta dias. Retornou ao trabalho em 2/5/2014, totalizando cento e vinte dias de licença médica. Apresentou boas condições de saúde até que, em 27/4/2015, foi internado em UTI por apendicite perfurada e peritonite fecal. O tempo total dessa internação foi de quinze dias e ele recebeu alta hospitalar em boas condições, tendo retornado ao trabalho em 11/5/2015. Em 13/5/2015, sua única irmã foi acometida por gravidez tubária rota, necessitando de cirurgia e internação hospitalar. O servidor apresentou atestado e requereu seu afastamento do trabalho por um período de dois dias para acompanhar sua irmã. O atestado foi cadastrado no mesmo dia em que a irmã havia sido internada.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

O terceiro atestado apresentado pelo servidor com término em 14/5/2015 é considerado prorrogação da segunda licença médica, finda em 11/5/2015.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...