Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à síndrome dispéptica e seu manejo diagnóstico e terapêutico, é correto afirmar que:
Quanto à identificação criminal e aos processos utilizados para esse fim, é fundamental a presença de requisitos técnicos elementares. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica com o processo patogênico imunologicamente mediado. É caracterizado pela produção de autoanticorpos e imunocomplexos que causam diversas manifestações sistêmicas e bucais, com curso clínico caracterizado por períodos de remissão e exacerbação. Dentre as suas anormalidades hematológicas, pode‐se destacar a trombocitopenia. Na anestesia local de indivíduos com LES, o bloqueio regional dos nervos alveolar inferior e lingual deve ser evitado quando a contagem de plaquetas estiver abaixo de:
Com relação às patologias da cavidade pleural, julgue os itens que se seguem. A lesão do feixe neurovascular intercostal é uma das possíveis complicações da pleurotomia mínima.
Considerando a terapia hormonal para câncer de próstata avançado, julgue os itens subsecutivos. A progressão do câncer de próstata em paciente castrado pode ocorrer por alterações estruturais, fatores de crescimento e síntese de andrógenos intratumorais.
No que se refere ao diagnóstico e ao tratamento de dependentes químicos, julgue os itens seguintes. O dissulfiram pode ser utilizado no tratamento de dependentes químicos de cocaína.
No que diz respeito à obstetrícia, julgue os itens que se seguem. O agente mais frequentemente encontrado nos casos de infecção urinária durante a gravidez é a Escherichia coli.
Julgue os próximos itens, relativos aos tumores da tireoide. O tumor papilífero da tireoide é o mais frequente, seguido pelos cânceres folicular e medular da tireoide.
Um homem de vinte e quatro anos de idade procurou atendimento médico queixando-se de mialgia intensa nos membros inferiores, nos membros superiores e no tórax, iniciada havia um dia. O paciente relatou que a urina estava com a cor castanho avermelhada e negou comorbidades prévias. Ele apresentou história de sedentarismo, mas afirmou ter iniciado a prática de atividade física dois dias antes do início dos sintomas, tendo, no primeiro dia de prática de atividade física, se exercitado durante sessenta minutos e, no segundo dia, se exercitado durante cento e vinte minutos. Os exames clínicos revelaram que o paciente, com índice de massa corporal de 27,5, se apresentava REG, hidratado, hipocorado (+1/+4), com perfusão periférica regular, febril, com empastamento de membros superiores, inferiores e tronco. A avaliação osteomuscular indicou impossibilidade total de flexão dos membros superiores, dos membros inferiores e do tronco. O exame físico segmentar não apresentou alteração. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: creatinina = 1,4 mg/dL (VR: 0,5-1,2); ureia = 69 mg/dL (VR: 15-50); hemoglobina = 12,2 g/dL; contagem de leucócitos = 6.500/mm3; contagem de plaquetas = 210.000/mm3; CPK = 56.985 U/L (VR: 26-190); TGO = 950 U/L (VR: até 42); e TGP = 249 U/L (VR: até 43).
Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 71 a 78.
O paciente deve ser submetido a expansão volêmica com coloide, principalmente devido ao risco de acidose metabólica hiperclorêmica associado aos cristaloides.Isabela, três meses, é levada ao pediatra pela mãe, que se mostra preocupada com as frequentes e volumosas regurgitações da filha após as mamadas. A criança está em aleitamento materno exclusivo. Ao exame apresenta bom desenvolvimento, sem alterações do estado físico ou fisiológico, sendo que seu peso está no percentil 85. O diagnóstico mais provável para as regurgitações é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...