Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial sistêmica, assinale a alternativa correta.

  • A. Os diuréticos tiazídicos são anti-hipertensivos efetivos, reduzindo a hipertensão arterial apenas com a diminuição do volume plasmático, não apresentando outro efeito no tratamento em longo prazo.
  • B. A hidroclorotiazida apresenta vantagem de proporcionar melhor controle da pressão nas 24 horas, quando comparada à clortalidona.
  • C. A administração de diuréticos tiazídicos em longo prazo reduz a perda mineral óssea em mulheres sob o risco de osteoporose.
  • D. Em populações como negros, idosos, obesos e em outros grupos com aumento do volume plasmático ou baixa atividade plasmática da renina (ou ambos), os diuréticos são menos potentes quando comparados aos betabloqueadores e inibidores da ECA.
  • E. Diferentemente do que ocorre com os BRA, os inibidores da ECA não apresentam angioedema, hipotensão, tontura e exantema como efeitos adversos. Por outro lado, a vantagem dos BRA é a não ocorrência de hiperpotassemia e disfunção renal.

Acerca dos efeitos adversos dos anestésicos locais, assinale a alternativa correta.

  • A. As reações alérgicas são frequentes e relacionam-se principalmente aos anestésicos do grupo éster ou aos conservantes tipo metilparabem.
  • B. A toxicidade sistêmica resulta de baixas concentrações plasmáticas dos anestésicos locais, que ocorrem por uma absorção maciça ou após a injeção intramuscular inadvertida.
  • C. Os anestésicos locais agem bloqueando os canais de sódio; assim, a gravidade dos sintomas é dosedependente e inicia-se com entorpecimento da língua, inquietação, vertigens e perturbação visual.
  • D. A atividade convulsiva reflete depleção seletiva dos neurônios inibitórios, e a toxicidade cardíaca traduzse por diminuição do intervalo PR e estreitamento do complexo QRS, resultando em taquicardia e arritmia por reentrada.
  • E. As convulsões levam lentamente à hipoxia, à alcalose e à hipocarbia. O tratamento inicia-se por administração de oxigênio e de anticonvulsivantes.

Assinale a correta.

  • A. A adenomatose erosiva é um distúrbio maligno da papila.
  • B. O fibroadenoma está associado ao aumento do risco de câncer de mama.
  • C. Não é necessário realizar biópsia de cisto de mama com líquido espesso.
  • D. O organismo mais comum na mastite lactacional é o Staphylococcus aureus.

No exame do paciente portador de doença arterial periférica, dependendo do grau de isquemia, podem-se notar palidez dos pés de variável intensidade e coloração cianótica. A chamada cianose fixa, que se caracteriza por seu não desaparecimento com a digitopressão, está relacionada com a (o)

  • A. oclusão arterial aguda.
  • B. oclusão de todas as artérias da perna.
  • C. processo isquêmico moderado.
  • D. grave processo isquêmico, já em evolução para necrose.
  • E. oclusão arterial crônica em fase de agudização.

Quanto aos dispositivos de assistência circulatória, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Os pacientes encaminhados para implante de dispositivos de assistência circulatória devem ser avaliados para transplante após a realização do procedimento e a estabilização do quadro clínico.
  • B. Pacientes com IAo severa devem ser considerados para abordagem da valva durante o implante do dispositivo de assistência circulatória.
  • C. Pacientes com EAo associado a IAo severa devem ser considerados para implante de prótese biológica durante o implante do dispositivo de assistência circulatória.
  • D. Pacientes com EAo associado a IAo severa devem ser considerados para implante de prótese biológica durante o implante do dispositivo de assistência circulatória.
  • E. Em pacientes com causa reversível de falência miocárdica, esses dispositivos estão indicados.

Paciente com 30 anos de idade, 28 semanas de gestação, dois partos normais anteriores, procura serviço de urgência obstétrica com queixa de perda de líquido via vaginal há uma semana. Ao exame clínico, evidencia-se: PA = 110 x 70 mmHg, FC = 100 bpm, temperatura axilar = 37,5 °C, útero doloroso, altura uterina = 23 cm, apresentação cefálica, frequência cardíaca fetal de 178 bpm/min, colo pérvio para 1,5 cm, hemograma com leucocitose e desvio à esquerda. Com base nessa informação, assinale a alternativa que corresponde à melhor conduta para o caso hipotético apresentado.

  • A. Antibioticoterapia de amplo espectro e indução do parto.
  • B. Interrupção imediata por meio de cesariana.
  • C. Antibiótico e corticoterapia por 48 horas para posterior indução.
  • D. Internação para tocólise e corticoterapia.
  • E. Antibiótico e corticoterapia por 48 horas para posterior resolução via alta.

As osteotomias valgizantes de abertura medial na Tíbia proximal têm como vantagem e desvantagem, respectivamente:

  • A. correção fiel, e necessidade de enxerto ósseo maior de 10mm.
  • B. correção fiel, e necessidade de ostectomia da Fíbula.
  • C. não necessita de material especial, e pode aumentar a inclinação posterior da Tíbia.
  • D. tensionar as estruturas ligamentares e capsulares mediais, e pode diminuir a inclinação posterior da Tíbia.
  • E. tensionar as estruturas ligamentares e capsulares laterais, e perda dos parâmetros para correção.

O tratamento medicamentoso na asma ocupacional é o mesmo para as outras formas de asma, mas deve ser apenas complementar ao afastamento do agente.

  • A. A sua progressão cessa com o fim da exposição ao ruído intenso.
  • B. É sempre neurossensorial, uma vez que a lesão é no órgão de Corti da orelha interna.
  • C. Geralmente produz perda maior que 40 dB(NA) nas frequências baixas e 75 dB(NA) nas altas.
  • D. É geralmente bilateral com padrões similares. Em algumas situações, observam‐se diferenças entre os graus de perda das orelhas.
  • E. A presença de Pair não torna a orelha mais sensível ao ruído; à medida que aumenta o limiar, a progressão da perda ocorre de forma mais lenta.

Acerca do tétano, assinale a alternativa correta.

  • A. Em geral, apresenta-se com febre alta.
  • B. Em geral, o paciente apresenta contratura dos músculos do pescoço e da região dorsal, mas são poupados os músculos masseteres, não ocorrendo disfagia.
  • C. O agente etiológico é o Clostridium tetani, bacilo gram-negativo, anaeróbio esporulado.
  • D. São exemplos de diagnósticos diferenciais a intoxicação pela estricnina, meningite, raiva, histeria, intoxicação por metoclopramida, intoxicação por neurolépticos e processos inflamatórios da boca e da faringe, acompanhados de trismos.
  • E. O período de incubação varia de 15 dias a alguns meses, mas geralmente é de 10 a 30 dias.

João, 29 anos de idade, portador de diabetes mellitus tipo 1 desde os 19 anos, comparece à consulta de rotina relatando elevações dos níveis de glicemia após a realização de atividade física. Afirma que, geralmente, tem se dedicado somente à corrida, em dias intercalados, por volta das 18 horas, e que costuma manter a glicemia pré-exercício entre 200 e 250 mg/dL, mas que ela tem se elevado para níveis acima de 300 mg/dL após o exercício. Na última corrida, seu nível glicêmico, antes da corrida, foi de 247 mg/dL, tendo se elevado para 346 mg/dL logo após. Na noite anterior, quando não se exercitou, sua glicemia era de 215 mg/dL. O exame apresenta HbA1c de 9,2%. Menciona que tem abolido o café da manhã e o lanche da tarde nos dias em que se exercita e que não tem aplicado insulina basal no dia da corrida. O esquema utilizado por ele inclui insulina detemir 16 UI/manhã e insulina lispro 4 a 6 UI antes de cada refeição, de acordo com a contagem de carboidratos e glicemia pré-prandial. O paciente apresentou episódio de cetoacidose diabética há sete anos. Nessa situação hipotética, a causa mais provável de hiperglicemia pós-exercício é

  • A. gastroparesia.
  • B. excesso de ingestão noturna de carboidratos.
  • C. reposição inadequada de insulina.
  • D. hipoglicemia noturna.
  • E. hiperglucagonemia.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...