Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao uso de antibiótico em cirurgia, assinale a alternativa correta.

  • A. A colocação de dreno torácico em pneumotórax espontâneo e por outras causas é indicativo de profilaxia antimicrobiana.
  • B. Recomenda-se antibiótico profilático nas implantações de marca-passos.
  • C. Dose única de cefazolina, após ressecção pulmonar, diminui as infecções cirúrgicas e altera a prevalência de pneumonia ou de empiema.
  • D. O antibiótico profilático pode minimizar a incidência de infecções nas cirurgias. A dose única parece ser tão eficaz quanto doses múltiplas, desde que se mantenham níveis elevados do antibiótico durante a realização do procedimento.
  • E. A cefalosporina está indicada em duas doses como antibiótico profilático nas cirurgias de reconstrução da aorta abdominal, cirurgia vascular nas pernas e amputação de extremidades inferiores.

Com relação aos exames complementares mamários, assinale a alternativa correta.

  • A. A presença de nódulos na ultrassonografia indica a necessidade de complementação com biópsia.
  • B. A ultrassonografia tem maior taxa de resultados falso-positivos do que a mamografia.
  • C. No sistema BI-RADS, a categoria 2 indica negativo.
  • D. A ultrassonografia pode detectar microcalcificações com fidedignidade tanto quanto a mamografia.

No que se refere ao carcinoma da mama e ao respectivo tratamento cirúrgico, assinale a alternativa correta.

  • A. Preferencialmente as incisões devem ser realizadas nos quadrantes superiores da mama, por serem esses menos vascularizados que os inferiores.
  • B. Os linfonodos interpeitorais são os mais acometidos por metástases.
  • C. As células cancerosas podem se disseminar para as vértebras, o crânio e o encéfalo, pois as veias intercostais posteriores drenam para o sistema venoso ázigo/hemiázigo ao longo dos corpos vertebrais e se comunicam com o plexo venoso vertebral interno.
  • D. Se os linfonodos axilares não forem acometidos, não há acometimento em nenhum outro linfonodo.
  • E. A invasão do espaço retromamário dificilmente ocorre, pois o câncer de mama possui a peculiaridade de não se disseminar por invasão.

Acerca da transposição das grandes artérias (TGA), assinale a alternativa incorreta.

  • A. A anatomia coronariana é ponto muito importante na análise anatômica da TGA, pois a reimplantação dos óstios coronarianos na operação de Jatene é um aspecto bastante valorizado quando se estudam os resultados tardios desse procedimento.
  • B. A via de saída do VE deve ser estudada, pois a obstrução subpulmonar fixa, ao contrário da estenose subpulmonar dinâmica ou hipertrófica, pode ser quase sempre identificada.
  • C. A circulação sistêmica é representada pelo fluxo de sangue que sai do VD para a aorta, o leito vascular sistêmico, as veias cavas, o átrio direito e novamente o VD.
  • D. Quando a resistência pulmonar é baixa, o fluxo sistólico é da direita para a esquerda para a circulação de baixa resistência, e o fluxo diastólico é preferencialmente direcionado da esquerda para a direita, pois o VE tem sobrecarga de volume.
  • E. Os casos de pior evolução clínica são aqueles em que a TGA apresenta CIA restritiva, septo interventricular íntegro e ausência de PCA.

Com relação ao diabetes gestacional, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Em regra, as gestantes com intolerância à glicose durante a gravidez retorna a um estado euglicêmico no período pós-parto. No entanto, essas pacientes devem estar cientes de que existe uma maior probabilidade de desenvolverem diabetes tipo 2 posteriormente.
  • B. Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença são: obesidade, o ganho de peso excessivo durante a gravidez, antecedentes obstétricos de morte fetal ou neonatal, presença de hipertensão ou pré-eclâmpsia na gestação atual.
  • C. A Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença são: obesidade, o ganho de peso excessivo durante a gravidez, antecedentes obstétricos de morte fetal ou neonatal, presença de hipertensão ou pré-eclâmpsia na gestação atual.
  • D. Glicemia pós-prandial igual a 135 mg/dL é sinal indicativo para o início da terapia insulínica.
  • E. O controle glicêmico no parto deve ser feito com glicemia horária ou de 2/2 horas e utilização de insulina regular, visando manter os níveis glicêmicos da paciente entre 70 mg/dL e 100 mg/dL.

No tratamento da lesão do manguito rotador o padrão-ouro é a:

  • A. fisioterapia precoce.
  • B. reinserção por meio de sutura transóssea simples.
  • C. sutura dos bordos dos tendões do manguito por meio de pontos duplos.
  • D. imobilização com aparelho de abdução por 4 a 6 semanas para permitir cicatrização tecidual.
  • E. imobilização com tipoia por 4 a 6 semanas para permitir cicatrização tecidual.

As pneumoconioses não fibrogênicas são definidas como doenças pulmonares causadas pela exposição a poeiras com baixo potencial fibrogênico, também conhecidas como pneumoconioses por poeira inerte. São pneumoconioses não fibrogênicas, EXCETO:

  • A. Silicose.
  • B. Baritose.
  • C. Siderose.
  • D. Estanose.
  • E. Pneumoconiose por carvão vegetal.

Acerca da hepatite A, assinale a alternativa correta.

  • A. Não há tratamento específico para a forma aguda, de maneira que, em todos os casos, recomenda-se repouso absoluto até o final da doença, dieta com ausência de gorduras e proteínas, suspensão na ingesta de álcool por, no mínimo, dois anos, sendo imprescindível a administração de drogas consideradas “hepatoprotetoras”, associadas a complexos vitamínicos, que, por si só, proporcionam indiscutível melhora do quadro clínico.
  • B. O período de incubação varia de 7 a 20 dias, com média de 12 dias.
  • C. O agente etiológico é o vírus da hepatite A (HAV), que é um vírus DNA, da família Hepadnaviridae.
  • D. Na maioria dos casos, apenas com os aspectos clínicos é possível identificar o agente etiológico e realizar o diagnóstico preciso, dispensando-se a realização de exames sorológicos.
  • E. Com relação à interpretação dos exames laboratoriais, pode-se afirmar que o resultado positivo em um anti-HAV total associado a um resultado negativo de um anti-HAV IgM significa infecção passada ou imunidade por contato prévio com VHA ou por vacina.

Considerando-se a investigação de hipertensão endócrina em uma mulher de 35 anos de idade que apresenta histórico de hipocalemia, sem uso de diuréticos e exame segmentar sem alterações, espera-se encontrar o acometimento da camada suprarrenal

  • A. escamosa.
  • B. reticulada.
  • C. fasciculada.
  • D. glomerulosa.
  • E. medular.

No que se refere às alterações morfológicas observadas na asma, assinale a alternativa correta.

  • A. Há espessamento da membrana basal do epitélio brônquico.
  • B. Existe hipotrofia da musculatura brônquica.
  • C. Macroscopicamente, o pulmão não evidencia aspectos relevantes.
  • D. Existe diminuição do número de glândulas submucosas.
  • E. Há edema e infiltrado inflamatório das paredes brônquicas, com predomínio de linfócitos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...