Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que apresenta apenas situações passíveis de enquadramento como cardiopatia grave. (Obs.: NYHA = New York Heart Association; CCS = Canadian Cardiovascular Society)

  • A. Classificação Funcional IV da NYHA; Angina classe I da CCS; Lesão de tronco de coronária esquerda >40%.
  • B. Angina classe IV da CCS; Lesões em dois vasos >70% em 1/3 proximal ou médio.
  • C. Fração de ejeção <40%; Angina classe IV da CCS; Arritmias complexas e graves.
  • D. Classificações Funcionais I e II da NYHA; Anginas I e II da CCS.

Assinale a alternativa que não apresenta achados ultrassonográficos supeitos para malignidade, nos nódulos de tireóide.

  • A. Microcalcificações.
  • B. Margens irregulares ou microlobuladas.
  • C. Hipoecogenicidade acentuada.
  • D. Invasão do tecido adjacente.
  • E. Ausência de vascularização ao doppler.

A confirmação sorológica de uma Poliartrite aguda inflamatória que evolui com Cardite, caracterizando uma Febre Reumática, pode feita por:

  • A. Dosagem de PCR.
  • B. Dosagem de antiestreptolisina O – ASLO.
  • C. Dosagem de 5 FAN – fator antinuclear.
  • D. Dosagem de Alfa-1 glicoproteína.
  • E. Medida do Fator Reumatoide.

Em relação às alterações musculares na fibromialgia, assinale a alternativa correta.

  • A. Hipertrofia das fibras tipo II.
  • B. Ausência de fibras reticulares.
  • C. Diminuição do conteúdo lipídico.
  • D. Edema focal.
  • E. Diminuição do número de mitocôndrias.

Acerca do manejo conservador do paciente com doença renal crônica (DRC), assinale a alternativa correta.

  • A. Em paciente diabético com função renal estimada em 30 mL/min, uma opção terapêutica para controle da glicemia pós-prandial é o uso de repaglinida.
  • B. A periodicidade de avaliação do PTH a partir do estágio 3 da DRC é trimestral.
  • C. O programa nacional de imunização (PNI) recomenda vacinação contra hepatite B no esquema de dose dupla nos tempos 0, 1, 2 e 6 meses para todos os pacientes com o diagnóstico de DRC, independentemente do grau de comprometimento renal.
  • D. O colesterol total < 100 mg/dL exime o paciente de risco por doença cardiovascular, pois demonstra bom controle de LDL colesterol.
  • E. A anemia na doença renal crônica é hipoproliferativa e a reposição de ferro deve ser endovenosa logo nos estágios iniciais da DRC.

Acerca da esteatose (degeneração gordurosa), assinale a alternativa correta.

  • A. Ocorre apenas no coração e no fígado.
  • B. A desnutrição proteica não causa esteatose.
  • C. A degeneração gordurosa se apresenta naturalmente como vacúolos escuros, enegrecidos, nas células do parênquima de todos os órgãos envolvidos.
  • D. O Sudão IV ou Oil Red-O conferem uma coloração vermelho-alaranjada aos lipídios.
  • E. Para a identificação dos lipídios, é fundamental evitar o preparo de seções congeladas de tecidos frescos ou fixados em formalina.

Os sintomas presentes em um quadro de delirium se referem a uma ou mais funções mentais comprometidas. A correlação existente entre sintoma e função comprometida encontra-se em:

  • A. falso reconhecimento de tempo, espaço e pessoas − memória e atenção.
  • B. disnomia − organização perceptual.
  • C. dificuldades em organização − pensamento e julgamento.
  • D. dificuldades em realizar tarefas com objetivos definidos − funções executivas.
  • E. despertar noturno − orientação.

A torção espontânea ou traumática do testículo e do cordão espermático necessita de diagnóstico precoce para rápida instituição da terapêutica adequada e preservação do testículo. Com relação à ultrassonografia com doppler nas torções testiculares, assinale a alternativa correta.

  • A. Na torção aguda, ocorre aumento do fluxo vascular no testículo afetado.
  • B. A maioria dos casos de torção ocorre bilateralmente.
  • C. Nas torções subagudas, após 24 horas, com infarto a ecogenicidade do testículo afetado permanece normal.
  • D. O achado mais sensível, para o diagnóstico, é ausência ou importante redução do fluxo vascular no exame com doppler.
  • E. A torção intravaginal ocorre fora da túnica vagianalis.

Uma mulher de 35 anos apresenta lesões de pele avermelhadas e descamativas em cotovelos e joelhos e foi diagnosticada com Psoriase. Apresenta dor no quadril.

 Qual das lesões abaixo é a causa da dor no quadril?

  • A. Sacroileíte
  • B. Artrite séptica
  • C. Artrose coxo femural
  • D. Tendinite e miosite do quadríceps
  • E. Anquilose lombar com dor referida para o quadril

Qual patologia está classificada como reumatismo de partes moles?

  • A. Doença de Lyme.
  • B. Síndrome do túnel do carpo.
  • C. Fibromialgia.
  • D. Doença mista do tecido conjuntivo.
  • E. Febre reumática.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...