Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com vinte e cinco anos de idade, previamente hígida, procurou uma unidade de pronto atendimento, referindo apresentar, havia três dias, febre de 39 ºC associada a cefaleia retro-orbitária e intensa astenia e mialgia. O exame físico mostrou presença de exantema em tronco e membros. Foram observadas petéquias em membro superior direito quando da aferição da pressão arterial, que se manteve normal, assim como a frequência cardíaca.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento indicado para a paciente é a hidratação parenteral em regime de internação hospitalar.
É característica clínica do diabetes mellitus tipo 2 no momento do diagnóstico, o paciente apresentar-se frequentemente
com polidipsia e poliúria intensas.
na faixa etária entre 25 e 35 anos.
com história de perda ponderal.
com alta incidência de enurese noturna.
assintomático.
A radiação terapêutica pode ser utilizada no tratamento coadjuvante de tumores como os da mama e pode ter relevância nos procedimentos de reconstrução. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
Com a evolução de técnicas e aparelhos de radioterapia, atualmente não se verificam casos de fibrose ou radiodermites em áreas irradiadas.
A radiação resulta em fibrose microvascular e comprometimento na circulação sanguínea transitória, que melhoram com o tempo.
A fibrose microvascular, secundária a radiodermite, dificulta a migração de leucócitos e consequentemente prejudica a cascata de reação inflamatória local, que é essencial no processo de cicatrização da ferida.
A extensão da injúria tecidual pela irradiação observada clinicamente na superfície afetada é menor que as alterações teciduais internas. Assim, não há necessidade de serem amplas as margens de ressecção de áreas com feridas por radiodermite, para reconstruções; basta incluir o defeito observado clinicamente na superfície cutânea.
A excisão com fechamento primário ou com enxerto de pele nas áreas de úlceras de radiodermite tem regularmente produzido resultados satisfatórios com baixa propensão à recorrência.
A atresia da válvula tricúspide é malformação cardíaca congênita caracterizada pela falta de escoamento do átrio direito para o ventrículo esquerdo. O retorno venoso sistêmico entra no lado esquerdo do coração por meio do forâmen oval ou de comunicação interatrial associada (defeito de septo atrial). De acordo com essas informações, assinale a opção correta.
O aumento da saturação de oxigênio sistêmica pode resultar de fechamento do canal arterial ou da extensão da comunicação interventricular (defeito do septo ventricular).
A maioria dos pacientes com atresia da tricúspide é diagnosticada nos primeiros meses de vida em virtude da diminuição do fluxo sanguíneo pulmonar e da cianose.
A maior parte dos portadores de atresia da tricúspide apresenta sopro cardíaco holodiastólico audível no bordo esternal direito.
Em quase todos os pacientes portadores de atresia da tricúspide, detecta-se desdobramento da segunda bulha cardíaca.
A combinação de cianose e de eletrocardiograma com desvio de eixo cardíaco para a direita é altamente sugestivo de atresia da tricúspide.
Recomenda-se a realização do teste de contratura cafeína-halotano em
crianças menores de cinco anos ou abaixo de vinte quilos.
paciente com história de parada cardíaca inexplicada durante a anestesia sem rabdomiólise.
criança com ptose palpebral.
paciente com história clínica que apresente suspeita de hipertermia maligna.
paciente com síndrome neurolética maligna.
Segundo a classificação do DSM-IV TR,
Uma mulher de 33 anos procura atendimento com quadro de sangramento vaginal há uma semana concomitante com enjoos e vômitos de difícil controle. Tem atraso menstrual de 8 semanas e trouxe dosagem de beta-HCG positivo. Durante o exame clínico a paciente apresenta pressão arterial 160x110mmHg e foi evidenciado sangramento uterino de moderada intensidade associado com eliminação de vesículas. O útero encontra-se aumentado de tamanho, palpável 5cm acima da sínise púbica. A paciente foi submetida a ultrassonograia pélvica, sendo encontrados, entre outros achados, ovários bastante aumentados de volume com múltiplas formações císticas.
A conduta mais adequada, para o achado ovariano, é:As brigas do casal eram frequentes, os gastos excessivos. A mulher resolve sair de casa e pede o divórcio. O paciente quebra objetos em casa, queima o próprio carro e sai vagando pelas ruas. Passa cerca de 15 dias dormindo nas ruas e bebendo. Ao ser trazido pela família para internação, mostra-se desconexo, agressivo e diz que quer matar a ex-esposa. O quadro clínico mais provável, neste caso, é:
As alterações do sistema gênito-urinário na população infantil são bastante frequentes, sendo responsáveis por elevado percentual das consultas médicas nessa faixa etária. Com relação à urologia pediátrica, julgue os itens a seguir.
Nos casos de duplicidade pieloureteral completa, o ureter da unidade inferior implanta-se mais inferiormente na bexiga e tende a ser obstrutivo.
Assinale a opção que apresenta a causa mais comum de fístula retovaginal.
câncer do canal anal
endometriose
abscesso criptoglandular
lesão obstétrica
doença de Crohn
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...