Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Leia o enunciado a seguir e responda às questões de números 71 e 72.
Mulher, 76 anos, procura auxílio médico com quadro de cefaleia bitemporal pulsátil contínua há algumas horas, associada a queda do estado geral, escotomas e borramento visuais, dificuldade de mastigação e dor intensa à palpação de região temporal.O tratamento ideal se dará com
anti-inflamatório não hormonal.
dipirona.
ácido acetilsalicílico.
sumatriptano.
prednisona.
Considere as seguintes afirmações sobre a epilepsia:
I. As crises epiléticas são definidas como manifestações clínicas transitórias, de curta duração e autolimitadas.
II. A doença epilepsia são quando as crises epiléticas são observadas de maneira recorrente ao longo do tempo, porém sem a identificação de fator tratável.
III. Os locais mais comuns de origem das crises epiléticas são os lobos frontais, seguidos dos lobos temporais e os lobos parieto-occiptais.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Uma paciente com dezesseis anos de idade procurou atendimento médico queixando-se de caroço no pescoço. Na avaliação clínica, constatou-se nódulo de cerca de 1 x 1 cm, de consistência elástica, localizado em topografia de lobo direito da tireoide.
Acerca dos nódulos de tireoide, assinale a opção correta.O tamanho do nódulo da paciente por si só indica exame de punção por agulha fina e citopatológico.
São mais comuns em mulheres jovens que nas de idade acima de 50 anos.
Cerca de 50% dos nódulos identificáveis são malignos.
A prevalência de câncer de tireoide é mais elevada em crianças e em mulheres entre 30 anos e 60 anos de idade.
As principais características de malignidade ao exame de ultrassom são nódulos hipoecoicos, contorno irregular, halo parcial (ou ausente) e presença de microcalcificações.
O tratamento dos transtornos alimentares é complexo e exige cuidados multidisciplinares. Em relação a esses transtornos, julgue os itens que se seguem.
A TCC para a bulimia nervosa apresenta resultados favoráveis na redução dos episódios de compulsão alimentar e dos comportamentos compensatórios, mas não tem sido útil para a melhora dos sintomas depressivos e dos problemas relacionados à autoestima e ao funcionamento social.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A manipulação ou alteração do plano oclusal, denominada rotação do complexo maxilomandibular, deve ser considerada nos casos em que o tratamento convencional não permite obtenção de resultados funcionais e estéticos satisfatórios. Com relação à técnica de manipulação do plano oclusal, assinale a opção correta.
A rotação do complexo maxilomandibular no sentido horário é indicada para indivíduos que apresentam plano oclusal hipodivergente.
O ponto selecionado como ponto de fulcro na rotação do complexo maxilomandibular é o ponto que sofre as maiores alterações de posição e inclinação.
Para os indivíduos com plano oclusal baixo (dolicocefálicos) e para aqueles com plano oclusal alto (branquicefálicos) as ostrotomias estão indicadas para alteração do plano oclusal.
Os indivíduos com plano oclusal baixo apresentam plano mandibular baixo, ângulos mandibulares bem definidos e mento proeminente. Eles podem se beneficiar de maneira funcional e estética da rotação do complexo maxilomandibular no sentido anti-horário.
Pacientes com apneia obstrutiva do sono beneficiam-se da rotação horária do complexo maxilomandibular.
Na imunidade humoral, os antígenos, dependendo da natureza química, podem estimular o linfócito B com ou sem auxílio das células T. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O CD40, expresso nas células T e seu ligante CD40L, expresso no linfócito B, interagem após a união do antígeno ao seu receptor e a ativação das moléculas coestimulatórias, resultando na diferenciação do linfócitos B.
Os antígenos de natureza lipídica e os polissacarídeos estimulam os linfócitos B na ausência de linfócitos T auxiliares, estes antígenos são processados e apresentados ao CPH de classe I.
Os antígenos timo-independentes têm propriedades semelhantes aos timo-dependentes quanto a mudança de isotipo das imuglobulinas.
Os antígenos timo-dependentes produzem resposta secundária mais eficiente, são capazes de induzir sensibilidade do tipo tardio e apresentarem maior maturação por afinidade que os antígenos timo-independentes.
Muitos antígenos polissacarídeos ativam a via clássica do complemento, gerando o C3d, fornecendo o 2º. sinal de ativação para o linfócito B.
O aleitamento materno (AM) causa impacto significativo na diminuição da mortalidade infantil e na saúde da criança e da mulher. A orientação às gestantes e lactantes é fundamental para o sucesso da amamentação, cabendo ao profissional de saúde atenção especial à dupla mãe-filho, evitando, assim, que ambos sejam privados deste benefício. Faz parte destas orientações:
Escolar de 4 anos, sexo masculino, eutrófico, é trazido à emergência com relato de febre há 2 dias, odinofagia e recusa alimentar. Está em uso de dipirona. A avó trouxe 6 receitas de atendimentos anteriores na Unidade de Pronto Atendimento, nos últimos 5 meses, dizendo que a criança apresentou os mesmos sintomas e que foi medicada com penicilina benzatina ou eritromicina nestes atendimentos. Ao exame, apresenta bom estado geral, corado, hidratado. Frequência Cardíaca = 98 bpm; Frequência Respiratória = 28 irpm; Temperatura axilar = 37,5º C. Apresenta exsudato purulento na orofaringe, aftas no palato e mucosa jugal, adenomegalia cervical dolorosa. O restante do exame físico é normal. A conduta mais adequada neste caso é:
Criança de 7 anos de idade cai de uma laje de 5 metros de altura enquanto brincava de soltar pipa com os colegas. É atendido no Serviço de Emergência com traumatismo crânio-encefálico. Após cinco dias de tratamento intensivo e controle da pressão intra-craniana, a tomograia mostra pequenas hemorragias subcorticais, mas não há edema cerebral. No entanto, o paciente permanece em coma profundo, com postura patológica e alterações pupilares. Neste caso, pode-se suspeitar de:
Fazem parte das grandes síndromes geriátricas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...