Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que são apresentados todos os aspectos associados a crises fatais ou quase fatais que indiquem grande risco para pacientes asmáticos.
Crise grave prévia, com necessidade de ventilação mecânica, problemas psicossociais e duas ou mais hospitalizações por asma nos últimos doze meses.
Uso mensal de um frasco de aerossol dosimetrado de broncodilatador, não adesão a tratamentos prévios e dificuldade de acesso à assistência médica.
Hipertensão arterial sistêmica, sedentarismo e asma lábil, com variações de função pulmonar.
Má percepção do grau de obstrução, uso frequente de corticosteroide inalatório e história familiar de morte súbita.
Depressão, duas visitas à emergência no último ano e internação prévia em unidade de terapia intensiva.
No Brasil, estima-se que ocorram cerca de 300.000 mortes por ano devido a causas cardiovasculares. O êxito no atendimento de situações de parada cardiorrespiratória depende do conhecimento sólido dos procedimentos recomendados, internacionalmente, pelas diretrizes da Associação Americana do Coração (AHA). Com base nas recomendações da AHA para o suporte básico de vida, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla RCP, sempre que utilizada, refere-se à reanimação cardiopulmonar.
Como a checagem do pulso carotídeo é fundamental para o início das manobras de RCP, o socorrista (leigo e único) deve, obrigatoriamente, palpar o pulso carotídeo do paciente, deslocando, lateralmente, os quirodáctilos na altura da cartilagem tireoidea até encontrar a borda posterior do músculo esternocleidomastoideo, de preferência por mais de trinta segundos. Somente após confirmar a ausência dessa pulsação, deve-se iniciar os procedimentos de RCP, realizando-se seis ventilações pulmonares (por técnica boca a boca) seguidas de compressões torácicas.
O desenvolvimento do câncer de colo uterino está associado à infecção por
herpes vírus.
clamídia.
cândida.
papiloma vírus humano (HPV).
sífilis.
O exame considerado padrão ouro na avaliação da paciente com dor pélvica crônica é
Ecografia pélvica transvaginal.
Tomografia computadorizada.
Ressonância magnética.
Laparoscopia.
Nenhum dos acima.
Texto para as questões 64 e 65
Um médico geriatra recebe em seu consultório uma paciente idosa, setenta anos de idade, obesa, com quadro súbito de dor torácica, ventilatório dependente, dispneia e hemoptise. Ela queixa-se de dor na perna direita há 15 dias. Exame físico: BEG corada hidratada afebril e eupneica. Exame físico do aparelho cardiovascular e respiratório foram normais. FC 120 bpm, FR 32 irpm, PA 120 mmHg × 80 mmHg. ECG, Raio X de tórax, hemograma completo e enzimas cardíacas normais. D dímero positivo.De acordo com o quadro clínico apresentado, assinale a opção que corresponde ao próximo exame a ser solicitado para elucidação do diagnóstico.
angiografia pulmonar
gasometria arterial
angiotomografia
ultrassonografia venosa com doppler dos membros inferiores
ecocardiograma com doppler colorido
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Mulher de 22 anos, asmática e sem outros antecedentes mórbidos, evolui com crises frequentes de cefaleia hemicraniana pulsátil com pródromo de náuseas e escotomas. Refere que apresenta crises de cefaleia quase toda semana há pelo menos um ano.
A profilaxia das cefaleias para essa paciente será melhor realizada compropranolol.
inibidores da monoaminoxidase (IMAO).
corticoide.
antidepressivos tricíclicos.
derivados da ergotamina.
São causas de hipomagnesemia, EXCETO:
Alcoolismo.
Doença celíaca.
Necrose tubular aguda.
Hipotireoidismo.
Cetoacidose diabética.
Um paciente com dezenove anos de idade tem diagnóstico de transtorno afetivo bipolar e recentemente desenvolveu síndrome do pânico, diagnosticado pelo quadro de medo, tremores e hiperreatividade. O paciente está em fase de ajuste de medicamentos e usa carbolítio, venlafaxina e clonazepan. Há 12 horas iniciou o uso de trazodona. Hoje deu entrada no pronto-socorro com quadro de confusão mental, desorientação, agitação e crises convulsivas reiteradas. O exame clínico do paciente revelou rubor facial, hipertermia, diaforese, taquicardia, taquipneia, hipertensão arterial, hiperreflexia e sinal de Babinski bilateral.
Dado o quadro clínico acima descrito, assinale a opção correta.O quadro clínico é mais compatível com o da síndrome neuroléptica maligna, uma vez que o quadro se desenvolveu em poucas horas e o paciente apresenta hiperreflexia, característica dessa síndrome.
A maioria dos casos de síndrome serotoninérgica inicia-se nas primeiras 24 horas de uma mudança na dose de medicamentos de ação serotoninérgica ou do acréscimo de outra droga serotoninérgica, podendo explicar o quadro do paciente.
Os sinais e sintomas apresentados são mais compatíveis com o uso abusivo de entorpecentes e esse uso deve ser investigado antes de qualquer medida terapêutica.
O paciente está com quadro séptico e deve ser investigada a existência de infecções oportunistas.
A síndrome serotoninérgica é uma condição que ameaça a vida e poderia ser aplicável ao quadro do paciente, porém não é observada em indivíduos de sua faixa etária.
O tratamento dos transtornos alimentares é complexo e exige cuidados multidisciplinares. Em relação a esses transtornos, julgue os itens que se seguem.
A recuperação do peso perdido é um dos fundamentos do tratamento da anorexia nervosa. Um dos riscos inerentes a esse tratamento é a síndrome de realimentação, cuja característica principal é a hipofosfatemia, que pode estar acompanhada de hipomagnesemia, hipocalemia, deficiências vitamínicas e de minerais e edema, entre outros.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às osteotomias mandibulares, assinale a opção correta.
A osteotomia em L invertido é indicada para casos de avanços de grande magnitude.
A osteotomia segmentar não pode ser realizada na mandíbula.
A osteotomia vertical do ramo pode ser utilizada tanto para casos de avanço quanto para casos de recuo.
A osteotomia vertical do ramo é indicada para os casos de avanço.
A osteotomia sagital não pode ser utilizada em casos de recuo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...