Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 58 e 59
Um paciente com sessenta e nove anos de idade, contador, foi levado à consulta pela filha, que estava muito preocupada com a situação do pai. Relatava que o pai sempre foi uma pessoa tímida e reservada. Gostava de ficar em casa e evitava locais com grandes aglomerações de pessoas. Há seis meses, estava evoluindo com apatia. Há três meses, foi a um evento em que observou o pai muito agitado, falando alto e gesticulando muito, (muitas vezes gestos obscenos). Há um mês, encontrou o pai andando nu pela casa. Acha estranho a dificuldade que o pai vem tendo para realizar cálculos simples, coisa que tinha muita facilidade pela profissão que exercia. Desde então desistiu de trabalhar. Paciente negava doenças prévias e uso de medicamentos. Exame físico sem achados anormais. Foi solicitada ressonância nuclear magnética do crânio que evidenciou atrofia focal de lobos frontais.Ainda com referência ao quadro clínico apresentado, é correto afirmar que, na avaliação neuropsicológica, observa-se com mais frequência anormalidades na
atenção.
praxia.
orientação espacial.
função executiva.
memória.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
o tabagismo não possui correlação com a fisiopatologia do diagnóstico em questão.
não existe correlação entre o comprimento da área afetada e o prognóstico da paciente.
é um fator de risco para adenocarcinoma esofágico, sendo que o uso de inibidores da bomba de prótons diminui acentuadamente esse risco.
não há necessidade de endoscopias digestivas de acompanhamento, uma vez que medidas farmacológicas, dietéticas e de emagrecimento resolvem o quadro na grande maioria dos casos.
se trata de provável metaplasia intestinal, substituindo o epitélio escamoso do esôfago distal.
Qual é o método preferido para a avaliação de uma possível dissecção aórtica e identificação de coágulos nas câmaras cardíacas?
Radiografia de tórax.
Ecografia transesofágica.
Eletrocardiograma.
Ecocardiografia.
Cateterismo cardíaco.
A doença isquêmica do coração, também chamada de doença coronariana, está presente quando o paciente tem um ou mais sintomas ou complicações causados por oferta insuficiente de sangue ao miocárdio. Acerca das doenças coronarianas, assinale a opção correta.
A causa mais frequente de angina estável é a obstrução das artérias coronárias epicárdicas devido à aterosclerose.
A extensão e a gravidade da doença coronariana são mais bem avaliadas pelo exame de angiotomografia coronária.
As três classes de medicamentos anti-isquêmicos comumente utilizados no tratamento da angina pectoris são os betabloqueadores, os bloqueadores do receptor da angiotensina e os antiagregantes plaquetários.
O teste ergométrico é o padrão-ouro para o diagnóstico de aterosclerose coronária causadora de angina.
Na angina pectoris, observa-se um aumento da oferta de oxigênio que supera a demanda de oxigênio do miocárdio. A manifestação clínica usual é o desconforto precordial.
Julgue os itens a seguir, a respeito do tratamento farmacológico do transtorno bipolar.
Existem evidências de eficácia para o tratamento da depressão bipolar por meio dos antipsicóticos atípicos quetiapina e olanzapina, tendo a associação de fluoxetina e olanzapina se mostrado superior à monoterapia com olanzapina.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A causa mais comum de insuficiência velofaríngea é
polimiosite.
distrofia miotônica.
fissura palatina.
paralisia cerebral.
difteria.
O envelhecimento saudável e a longevidade estão relacionados à alta citotoxicidade das células NK (natural killer). Assinale a opção correta com relação aos linfócitos NK.
Os receptores de inibição (CD94, ILT-2, KIRs) das células NK interagem com CPH de classe I das células próprias, inibindo a ativação desses linfócitos. Uma vez que essas células são infectadas por vírus ou transformam-se em células tumorais, há redução na expressão do CPH de classe I, favorecendo a ativação das células NK e sua ação citotóxica.
O número absoluto de células NK e suas citocinas diminui com a idade.
As granzimas secretadas pelos linfócitos NK facilitam a entrada da perforinas na célula que levam ao sinal de apoptose.
As células NK (natural killer) correspondem cerca de 5% a 15% das células mononucleares no sangue periférico e baço e são identificadas pela ausência de CD3 e pela expressão de CD56 e CD19.
Os linfócitos NK são responsáveis por destruírem células infectadas por vírus e células tumorais, além de ativarem os macrófagos através da secreção de IL-5.
Criança de 9 anos com quadro de linfadenopatia cervical com duração de duas semanas, linfonodos sensíveis, moderadamente dolorosos, com eritema e flutuação. Não apresenta outras queixas ou alterações no exame físico. A principal hipótese diagnóstica é:
Na reanimação cardiopulmonar (RCP) em que o pediatra está sozinho e fora do ambiente hospitalar, recomenda-se iniciar por:
A estratégia mais importante para limitar a resposta inlamatória sistêmica relacionada à circulação extracorpórea durante uma cirurgia cardíaca é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...