Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo em vista que a doença de Paget é a segunda doença óssea mais comum que afeta cerca de 4% a 6% dos idosos.
Diagnóstico radiológico reflete áreas de osteólise nas regiões distais da epífise distal de ossos longos.
Na maioria das vezes, é sintomática, com dor óssea e aumento da temperatura local.
A degeneração neoplásica é acontecimento relativamente comum.
A fosfatase alcalina é um marcador de pouca especificidade relacionada com atividade de doença.
É uma doença caracterizada por aumento de reabsorção óssea mediada por osteoblastos.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Leia o enunciado a seguir e reponda às questões de números 64 e 65.
Homem, 70 anos, hipertenso e tabagista, acamado há 3 meses por fratura de fêmur em tratamento conservador, é levado ao pronto atendimento por quadro de dispneia súbita, dor tipo pleurítica em região posterior do hemitórax direito e escarro hemoptoico. Encontra-se taquipneico, com saturação de O2 em ar ambiente igual a 86%. Além disso, o exame físico mostra o paciente hipocorado, com pele fria e pegajosa.O achado eletrocardiográfico mais frequente na principal hipótese diagnóstica no caso em questão é
extrassistolia ventricular bigeminada.
bloqueio de ramo direito.
supradesnivelamento de ST de V4 a V6.
taquicardia sinusal.
padrão de sobrecarga de câmaras direitas.
Paciente de 56 anos seguido na Unidade Básica de Saúde, vem apresentando pressão arterial (Pa) entre 180-182 x 102-104 mmHg, em medidas de consultório. Foi orientado a realizar monitorização residencial de Pa (MRPa). a média das medidas foi de 181 x 102 mmHg. Vem fazendo uso de losartana 50 mg/dia. Sobre este caso pode-se afirmar que:
O paciente não está inapto para doação de sangue.
O paciente é portador de hipertensão estágio 2 (moderada)
O paciente deve ser tratado com duas drogas antihipertensivas.
O anti-hipertensivo em uso deve ser necessariamente substituído.
Acerca da úlcera péptica, assinale a opção correta.
A ocorrência de hiperparatireoidismo em portadores de úlcera péptica é comum, e essa condição deve ser sempre investigada.
Evidências consistentes indicam que a abordagem psicoterápica de situações psicossociais estressantes interfere positivamente no resultado final do tratamento da úlcera péptica, independentemente de sua etiologia.
O tratamento com inibidores da bomba de prótons, com bismuto, ou a presença de hemorragia digestiva alta podem levar a resultados falso-positivos no teste para o Helicobacter pylori.
A infecção gástrica causada pelo Helicobacter pylori é responsável por mais de 90% dos casos de úlcera duodenal e de cerca de 80% dos casos de úlcera gástrica.
O uso de anti-inflamatórios é a causa mais comum de úlcera péptica na população com mais de setenta anos de idade.
Com referência à depressão, julgue os próximos itens.
Diversas características clínicas podem ajudar na diferenciação entre transtorno depressivo recorrente e transtorno de humor bipolar, estando mais associados a este último, por exemplo, início precoce, presença de mais de cinco episódios de depressão recorrente, depressão psicótica antes dos vinte e cinco anos de idade, depressão com agitação psicomotora e estado misto depressivo, além de características atípicas.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta acerca das fraturas mandibulares.
A prevenção e o controle de infecção tem pouca importância nas fraturas mandibulares.
O objetivo principal do tratamento é restabelecer a oclusão normal e restaurar a função da mandíbula.
A fixação instável da fratura não favorece a infecção.
As fraturas do processo coronoide são mais comuns que as fraturas subcondilares.
As fraturas raramente ocorrem adjacentes ao forame mentual ou no ângulo da mandíbula.
Jacques Reverdi, em 1870, relata o primeiro transplante de tecidos em humanos e só depois de 1939 os mecanismos de rejeição e tolerância nos transplantes entre camundongos foram estabelecidos. Em 1952, Jean Dausset descreve o primeiro antígeno de histocompatibilidade humano (HLA). Com relação à imunologia dos transplantes, assinale a opção correta.
O complexo principal de histocompatibilidade (CPH) de Classe II está relacionado às rejeições no transplante.
A rejeição hiperaguda consiste na oclusão trombótica dos vasos do enxerto que inicia de minutos a horas após a anastomose entre os vasos do enxerto com o do hospedeiro. É mediada por células T preexistentes na circulação do hospedeiro que se ligam a antígenos do doador.
Rejeição aguda é a lesão vascular e parenquimatosa mediada exclusivamente por anticorpos após a primeira semana de transplante.
A rejeição crônica caracteriza-se por fibrose e anormalidades vasculares. Há perda do enxerto durante o período prolongado. Esse tipo de rejeição diminui significativamente com o controle da rejeição aguda.
A reação de hipersensibilidade celular tardia crônica na parede vascular, associada à oclusão do vaso, é um exemplo de rejeição crônica.
Em relação aos distúrbios do sono, tem-se o seguinte:
Você recebe um plantão na UTI em que um paciente de 9 anos de idade encontra-se com o diagnóstico provável de Síndrome de Guillain-Barrè. Segundo relatos do plantonista anterior, ele tinha história de diminuição da força muscular ascendente rapi-damente progressiva e começou a apresentar hipoxemia às 2h, mas que foi prontamente revertida com a instalação de uma máscara facial de O2 a um luxo de 10 L/min, o que tranquilizou a todos. A família reza para que o paciente não precise de ventilação mecânica. Ao exame, está tranquilo, praticamente imóvel, respiração supericial, FR 50 irpm, mas saturando 98% na macronebulização com O2. A família também está tranquila com o sucesso da abordagem terapêutica, pois icou muito assustada quando a SpO2 caiu a 85% de madrugada. A programação para este doente em relação ao quadro respiratório deve ser:
Paciente de 92 anos portadora de doença de Parkinson, com múltiplas contraturas, afasia, quadro demencial, má conservação de dentes, com incontinência urinária e fecal, foi internada para tratamento de úlcera por pressão com infecção secundária, submetida a debridamento cirúrgico. Essas condições permitem airmar que a paciente apresenta:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...