Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Incontinência Urinária (IU) é uma das grandes síndromes geriátricas, tendo várias causas. Marque a airmativa correta. A incontinência urinária:
Uma mulher de 44 anos foi diagnosticada com linfoma gástrico e submetida a 6 ciclos de quimioterapia com o esquema CHOP (ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e dexametasona). Três semanas após o término do tratamento começou a evoluir com cansaço, edema de membros inferiores e dispneia paroxística noturna. Nega hipertensão arterial, diabetes, tabagismo ou história familiar de cardiopatia. Ao exame: lúcida, taquipneica em ar ambiente, com leve esforço, hipocorada, acianótica, anictérica, afebril. Frequência cardíaca: 110 bpm; pressão arterial: 100x56 mmHg; ausculta com crepitação bibasal, ritmo cardíaco regular, em 3 tempos (B3), bulhas normofonéticas, sopro sistólico 2+/6+ em foco mitral, turgência jugular patológica a 90º. Abdome com fígado a 8 cm do rebordo costal direito, doloroso. Membros inferiores com edema bilateral com cacifo 2+/4+. Em relação ao quadro clínico apresentado, a opção correta é:
Com relação ao estudo ultrassonográfico da parede abdominal, assinale a opção correta.
As hérnias lombares são, em sua maioria, congênitas, ocorrendo acima do músculo grande dorsal.
A diástase dos músculos retos abdominais pode ser caracterizada ultrassonograficamente por um aumento no diâmetro transverso da linha semilunar.
A hérnia espigueliana pode ser caracterizada como um defeito na aponeurose do músculo transverso abdominal, lateralmente à bainha do reto abdominal, mais comumente na junção da linha semilunar com a linha arqueada.
Para ser caracterizada como hérnia femoral, a massa herniária deve estar localizada lateralmente à veia femoral.
A presença de conteúdo herniário na bolsa escrotal caracteriza essa hérnia como direta, pois hérnias inguinais indiretas não descem até este nível.
Com relação ao metabolismo ósseo e suas doenças, assinale a opção correta.
A dosagem de cálcio sérico total fornece informação fidedigna sobre a calcemia funcional.
A fosfatase alcalina óssea não é marcador do tratamento da osteomalácia com vitamina D.
A medida de hidroxiprolina tem sido considerada ao longo dos anos o método mais fidedigno e específico para avaliação da reabsorção óssea.
Na homeostase hormonal endógena, destacam-se o paratormônio e a vitamina D como maiores responsáveis pela manutenção de níveis séricos estáveis de cálcio.
A osteocalcina é um marcador de reabsorção óssea.
Com relação ao funcionamento dos equipamentos de raios X, assinale a opção correta.
O termo densidade óptica, refere-se ao peso do filme radiográfico após sua exposição a uma dose de 1 mSv.
Em radiografias convencionais, as telas intensificadoras têm como função principal aumentar a energia dos fótons de raios X que vão sensibilizar o filme.
Quanto maior a kilovoltagem utilizada, menor a radiação espalhada e maior a perda de contraste.
Quanto maior o ponto focal, maior a penumbra na imagem radiográfica.
Quanto mais intensa a tensão elétrica na capa focalizadora, mais largo será o feixe de elétrons e maior será a área de foco efetiva.
Transtorno de personalidade é um padrão persistente de comportamento ou vivência íntima que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo. O transtorno é generalizado e inflexível, tendo início na adolescência ou no começo da idade adulta, sendo estável ao longo do tempo. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 110.
O transtorno da personalidade borderline pode ser diagnosticado em crianças e adolescentes, nos casos raros em que os traços mal adaptativos do indivíduo sejam particularmente graves e generalizados.
A respeito da definição do transtorno factício, julgue o item abaixo.
No transtorno factício, o paciente tende a se colocar no papel de enfermo, obrigatoriamente.
O coma mixedematoso é uma emergência metabólica que, quando não diagnosticada precocemente e tratada adequadamente, está associada a mortalidade superior a 50%. Com relação a essa complicação, é correto afirmar que
a triiodotironina pode ser utilizada em pacientes com função miocárdica comprometida.
a presença de hipertermia é considerada um fator de mau prognóstico.
pressão arterial sistólica normal e pressão arterial diastólica elevada constam entre os sinais cínicos dessa complicação.
ocorre, como evento patogênico, aumento dos receptores beta-adrenérgicos, o que ocasiona taquicardia.
é observada, nos exames laboratoriais, osmolalidade elevada.
São critérios diagnósticos para anemia aplástica:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...