Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões de 70 a 73
Em uma consulta médica, um paciente relatou que apresenta tumor de pele na região frontal, com 2 cm no maior diâmetro, no lado direito. O diagnóstico do tumor é carcinoma epidermoide, com ausência clínica ou radiológica de linfonodo patológico parotídeo ou cervical.Com base no caso descrito, e sabendo que o primeiro sítio de drenagem linfática são os linfonodos parotídeos, assinale a opção que descreve como deve ser a abordagem do tumor, na região parotídea e do pescoço nesse caso.
Deve-se realizar profilaticamente a parotidectomia ipsilateral e o esvaziamento supraomohioideo. Deve-se observar mensalmente o pescoço nos primeiros 6 meses. A partir de então, deve-se observar de 3 em 3 meses até 2 anos e, após esse período, a cada 6 meses.
Deve-se realizar profilaticamente a parotidectomia e o esvaziamento cervical funcional clássico à direita. No primeiro ano, deve-se observar o pescoço a cada 3 meses e, após esse período, a cada 6 meses.
Deve-se realizar profilaticamente a parotidectomia bilateral e observar de 2 em 2 meses no primeiro ano de seguimento.
Deve-se somente ressecar a lesão primária e observar mensalmente o pescoço nos primeiros 6 meses. A partir de então, deve-se observar de 3 em 3 meses até 2 anos e, após esse período, a cada 6 meses.
Deve-se realizar profilaticamente a parotidectomia ipsilateral e observar mensalmente o pescoço nos primeiros 6 meses. A partir de então, deve-se observar de 3 em 3 meses até 2 anos e, após esse período, a cada 6 meses.
Uma mulher de 52 anos, com antecedente de crises convulsivas febris na infância, iniciou há 30 anos com episódios de ficar com o olhar parado, sem responder aos chamados, mexendo a boca, como se estivesse mastigando, com o membro superior direito distônico e arrumando sua blusa com a mão esquerda, repetidamente. Os episódios duravam cerca de 2 minutos e a paciente apresentava um mal-estar epigástrico ascendente segundos antes de sair do ar. Nota-se que:
Idoso de 79 anos, ainda na ativa em seu escritório de contabilidade, fraturou o fêmur ao escorregar de noite no banheiro. Até então se vangloriava da sua boa saúde, uma vez que apesar de franzino, tratava apenas de uma hipertensão arterial leve e uma hipertrofia de próstata. Foi socorrido rapidamente, sendo hospitalizado e submetido a uma artroplastia de quadril sob anestesia geral, já que também vinha usando aspirina. Teve evolução satisfatória ao longo do per-operatório. No dia seguinte, já no quarto e com as visitas liberadas para os familiares, apresentou agitação psicomotora e delírios de difícil controle, sendo necessário o uso de medicações psicoativas e de contenção física por vários dias em função dos riscos. Em relação ao delirium ocorrido neste pós-operatório mediato, pode-se inferir que:
Um RN de parto cesáreo, PN=2590g, líquido amniótico tinto de mecônio, Apgar 6/7, Capurro de 37 semanas, tempo de bolsa rota de 10 horas. USG fetal com polidramnia e há 48 horas não elimina mecônio, apresentou 1 episódio de vômito. Ao exame ativo, reativo, hipo-hidratado, abdome lácido, indolor, sem palpação de massas. RX de abdome sugere sinal da dupla bolha. O diagnóstico mais provável é:
Dentre os músculos abaixo, o que constitui excelente fonte de enxerto tendinoso para mão, e por ser facilmente acessível e a sua retirada é o:
No que diz respeito às vasculites, assinale a opção correta.
A presença de gangrena digital sugere a possibilidade de arterite de Takayasu.
A recidiva de doença ocorre mais frequentemente na granulomatose de Wegener que na poliangeíte microscópica.
Os pacientes com granulomatose de Wegener tem um risco semelhante de desenvolver eventos tromboembólicos venosos ao de pacientes com lúpus.
O acometimento renal na granulomatose de Wegener se diferencia da poliangeíte microscópica por se apresentar como uma glomerulonefrite necrotizante crescentérica pauci-imune.
Diante da suspeita de arterite de células gigantes, a biópsia da artéria temporal é um excelente método diagnóstico, dado seu baixo índice de resultados falso-negativos nos estudo clínicos.
Com relação aos transtornos geriátricos, julgue os itens que se seguem.
O risco de suicídio no idoso é maior que em qualquer outra faixa etária, sobretudo em viúvos com baixo suporte social.
Julgue os itens subsequentes, que versam a respeito da depressão.
A depressão é, aproximadamente, duas vezes mais prevalente em mulheres do que em homens.
Julgue os próximos itens, referentes a transtorno depressivo em idosos.
Em pacientes idosos deprimidos e com demência, evidências científicas recentes indicam que o tratamento farmacológico da depressão tem eficácia reduzida quando comparado ao daqueles que não apresentam o diagnóstico de demência associado.
A propósito de saúde e segurança do trabalho, julgue os seguintes itens. A medicina do trabalho nasce com a administração científica, baseada no método taylorista e no fordista, que impunham a necessidade do operário sadio, com baixo índice de absenteísmo e alta produção, segundo referencial biológico voltado à seleção dos mais aptos e ao atendimento in locu dos trabalhadores acometidos com vistas ao retorno, sem demora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...