Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
amiodarona 300 mg IV em bolus.
lidocaína 2 g IV em bolus.
sulfato de magnésio.
desfibrilação.
compressões torácicas por mais três minutos.
Na admissão de pacientes politraumatizados em setores de emergência, o médico socorrista deve principalmente se preocupar com a
dor do paciente.
agitação do paciente.
fratura exposta.
permeabilidade das vias aéreas.
reposição volêmica.
Com relação ao tratamento das fístulas arteriovenosas, assinale a opção correta.
Em mãos hábeis o controle proximal e distal dos vasos envolvidos na fístula arteriovenosa é desnecessário.
Recentemente, tem sido empregada com bom resultado técnica endovascular com uso de stents não revestidos.
A cura espontânea dessa fístula é extremamente comum, sendo a conduta expectante usualmente adotada.
Até a guerra da Coréia, a cirurgia utilizada para tratamento dessa fístula era a ligadura quádrupla (dos quatro vasos envolvidos na lesão), com baixa taxa de complicações (cerca de 5% de isquemia, insuficiência venosa crônica e gangrenas).
Tecnicamente, antes de se abordar a comunicação arteriovenosa, deve-se efetuar, sempre que possível, a exposição das artérias e veias proximais e distais, para permitir o controle adequado da hemostasia.
Lactente com seis meses de vida, sexo feminino, hígido, sem antecedentes patológicos. Sua mãe referiu que a lactente, havia 4 horas, apresentou três episódios de choro forte, vômitos, palidez e contração do corpo como se estivesse com muita dor e que após estes episódios , a lactente ficava tranquila e mamava normalmente. O exame físico da lactente foi normal, com exceção de massa cilíndrica palpável em fossa ilíaca direita, indolor. O diagnóstico foi de invaginação intestinal.
Com relação a esse caso clínico e aos diversos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.A mortalidade dos pacientes com invaginação intestinal é de aproximadamente 10% nos países desenvolvidos.
A ultrassonografia é um método de imagem sensível para avaliação diagnóstica.
O clister (enema) opaco sob escopia, com finalidade diagnóstica e terapêutica não deve ser realizado neste paciente devido ao risco de perfuração intestinal.
Essa lactente deve ser levada imediatamente ao centro cirúrgico para resolução do problema e a alça invaginada deverá ser ressecada para evitar recidiva.
Em lactentes, a presença de duplicação intestinal, linfoma, persistência do ducto onfalomesentérico, são considerados os principais fatores desencadeantes da invaginação intestinal.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões de 61 a 65
Um paciente de sessenta e cinco anos de idade, que há dez anos é ex-tabagista, relatou que fumou durante trinta anos, quarenta cigarros por dia. Este paciente veio ao consultório porque, havia três meses, apresentava rouquidão persistente. O paciente procurou um otorrinolarigologista, que realizou uma laringoscopia direta cujo resultado evidenciou uma lesão ulcerada acometendo o terço posterior da borda livre da corda vocal, sem invadir o processo vocal, e cordas móveis bilateral. A biópsia da lesão revelou carcinoma epidermoide de laringe. O paciente foi tratado adequadamente e não retornou para o seguimento clínico. Após cinco meses e meio, retornou ao médico devido à odinofagia, com linfonodo de 3,5 cm no nível II. O exame de laringoscopia direta evidenciou uma extensa lesão acometendo toda a glote, com fixação da prega vocal inicialmente acometida. Na biópsia, foi confirmado tumor.Considere que, após três anos sem seguimento, o paciente tenha retornado com queixa de uma tumoração no pescoço do lado oposto do primeiro nódulo, acometendo os níveis II, III e IV, com 6 cm de diâmetro, e fixa ao exame físico. Considere, ainda, que a punção tenha revelado carcinoma epidermoide. Em relação à conduta adequada para esse caso, assinale a opção correta.
Provavelmente o paciente é inoperável. Deve ser solicitado parecer da oncologia clínica com vistas a tratamento paliativo.
Deve ser operado e reconstruído com um retalho miocutâneo peitoral.
Deve-se indicar cirurgia.
Deve-se realizar terapia fotodinâmica.
Deve-se repetir a radioterapia.
O uso de anticoagulante oral é mandatório para pacientes em processo de fibrilação atrial paroxística
acima de 75 anos de idade e sem outros fatores de risco.
Paciente de 60 anos, sexo masculino, apresentou subitamente déficit de força muscular, com hemiparesia direita, hipotonia à direita, reflexos hipoativos à direita, afasia e desvio da rima bucal para a esquerda. Foi levado ao pronto-socorro 3 horas após o início dos sintomas. Diante deste quadro clínico, verifica-se que:
O estado nutricional tem correlações significativas com a funcionalidade, o sistema imunológico e a capacidade de adaptabilidade da pessoa idosa. Diante disso, pode-se afirmar que, os níveis recomendados de índice de massa corpórea (IMC) e circuferência da panturrilha (CP) para esse grupo, respectivamente, são:
Durante a gravidez, o risco de desenvolvimento de colelitíase
RN com 3200g, Apgar 9/10, com 52 horas de vida, apresenta-se ictérico até Zona IV e com bilirrubina indireta no plasma de 19 mg/dL. O hematócrito do nascimento é de 45% e no 2º dia é de 42%. Mãe e RN são do grupo sanguíneo O fator Rh positivo. A conduta adequada é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...