Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Homem de 70 anos com queixa de redução da libido traz um exame de sangue revelando testosterona total no valor de 405ng/dl. Encontra-se muito ansioso, pois o relacionamento com parceira cinco anos mais nova está em crise. A conduta mais adequada para o caso é:
Assinale a opção correta a respeito do diagnóstico da espondilite anquilosante (EA).
O HLA-27, assim como a proteína C reativa, não é útil para o diagnóstico da EA.
O envolvimento das articulações sacroilíacas ocorre de forma simétrica em torno de 60% dos pacientes.
Em um paciente com 55 anos de idade e história de dor lombar há três semanas, deve-se realizar investigação para EA.
A ossificação observada na coluna vertebral tende a ser mais exuberante e horizontalizada na EA que na hiperostose esquelética idiopática difusa vertebral.
Nem todos os subtipos do HLA-B27 estão associados à EA.
A respeito do uso e abuso de substâncias psicoativas, julgue os itens seguintes.
Na consulta com um adolescente dependente de substâncias psicoativas é importante que o psiquiatra estabeleça um bom vínculo e garanta a confidencialidade das informações pessoais, cujo sigilo deve ser rompido caso haja intoxicação grave, risco de suicídio, síndrome de abstinência grave ou abuso sexual.
Os tratamentos somáticos constituem parte importante da terapia dos transtornos mentais. A respeito dos psicofármacos e da eletroconvulsoterapia, julgue os itens consecutivos.
A conversão de amitriptilina (amina terciária) em nortriptilina (amina secundária) por meio de desmetilação resulta em um composto com maior atividade noradrenérgica.
A respeito dos fármacos utilizados em psiquiatria, julgue os itens de 61 a 66.
A clorpromazina, uma fenotiazina alifática, é considerada um antipsicótico de baixa potência.
Em relação à medicina do trabalho, julgue os itens de 95 a 105. Na execução de atividades de digitação de dados, o trabalhador, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie, pode ser avaliado pelo número de toques, desde que não superior a 8.000 por minuto.
Texto para as questões 53 e 54
Um menino, com seis anos de idade, com encefalopatia crônica não progressiva, do tipo convulsivo, em uso de gardenal 200 mg/dia, acamado crônico, com baixa exposição solar e alergia ao leite de vaca foi internado com pneumonia. A criança estava com pneumonia de repetição. Alimentava-se por gastrostomia, com dieta blenderizada caseira. Ao exame, a criança estava desnutrida, dispneica, com batimento de asa de nariz, retração subcostal, cianose subungueal, taquicárdica, taquipneica, desidratada leve, afebril e mal estado geral. Foram verificados na ausculta pulmonar estertores bolhosos em todo o pulmão e estertores creptantes em terço inferior de hemitórax direito. Rosário raquítico, punhos e tornozelos alargados, abdômen globoso, fígado palpável a 5 cm da reborda costal direita, hepatimetria 6 cm também foram constatados.Com relação aos eixos endócrinos envolvidos no caso acima, assinale a opção correta.
A fosfatase alcalina é uma indicação da atividade osteoclástica.
Ao nascimento, os níveis de vitamina D no sangue do cordão é menor que 50% dos níveis maternos.
O gene CYP2R1 codifica uma 25 hidroxilase, uma enzima do citocromo P450, que é limitante de velocidade na síntese da vitamina D ativa (1,25 di hidroxivitamina D).
Apenas o heterodímero formado pela vitamina D e seu receptor e o retinoide X ligado a seu receptor podem se ligar ao DNA e explicitar as ações da vitamina D.
Com referência a bioestatística e epidemiologia, julgue os itens seguintes.
Um modo de se medir o impacto de uma intervenção, muito utilizado nos últimos anos, é o número necessário para tratar (NNT), corresponde ao inverso do risco relativo (RR), ou seja, NNT = 1/RR. Ele representa a quantidade mínima de pacientes que se precisa tratar para se prevenir um evento indesejado (morte, complicações etc.).
Uma paciente com dezoito anos de idade foi levada, por familiares, para atendimento em pronto-socorro por apresentar estado de confusão mental. A equipe médica foi informada que a paciente vinha queixando-se nos últimos dois dias de poliúria, polidipsia e astenia. O exame físico da paciente apresentou taquicardia, hipotensão arterial e alteração do estado mental. Os movimentos respiratórios eram lentos e profundos.
Tendo como referência o caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.
É provável que o exame bioquímico revele hipernatremia e hipocalemia.
Segundo as recomendações do Departamento de Neuroendocrinologia da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia para o diagnóstico e o tratamento da acromegalia no Brasil, publicadas em 2011, assinale a opção que apresenta a causa de falso-negativo na dosagem de IGF-1.
hipertireoidismo
amamentação
estrogenioterapia oral
puberdade
gravidez
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...