Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Trata-se de um paciente de moderado risco quanto à estratificação do risco cardiovascular global.
Um paciente com vinte e quatro anos de idade procurou atendimento em um serviço de pronto atendimento devido a febre de 38,5 ºC, havia três dias, associada a dor de garganta e adinamia. Durante a consulta, negou a existência de tosse e de coriza nasal. O exame físico revelou frequência cardíaca de 100 bpm, frequência respiratória de 24 incursões respiratórias por minuto, pressão arterial de 120 mmHg x 80 mmHg, gânglios palpáveis e dolorosos em cadeias cervicais anteriores e amígdalas hiperemiadas, hipertrofiadas e com pontos de pus. O restante do exame físico se mostrava sem alterações.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A presença dos gânglios caracteriza doença inflamatória.
Assinale a opção correta referente ao quadro de hipercalcemia.
O mecanismo principal da hipercalcemia em pacientes com doenças granulomatosas é o aumento da concentração da 25-hidroxivitamina D.
As causas mais frequentes de hipercalcemia são as neoplasias e o hiperparatireoidismo primário.
O hiperparatireoidismo primário é a causa mais comum de hipercalcemia em pacientes hospitalizados.
Na hipercalcemia hipocalciúrica familiar, a relação cálcio urinário/clearance de creatinina tipicamente é superior a 0,01.
A tríade característica da síndrome do leite-alcalino é hipercalcemia, alcalose respiratória e insuficiência renal.
São considerados mediadores, em menor ou maior grau, da resposta asmática aguda, EXCETO:
noradrenalina.
acetilcolina.
leucotrienos.
histamina.
óxido nítrico em doses altas.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta no que se refere à interpretação da interrupção do tabagismo, nesse estudo.
Nota-se que a interrupção do tabagismo durante a quinta década de vida é igualmente benéfica, em termos de sobrevida, quando comparada a indivíduos que interromperam o tabagismo na terceira década de vida.
Indivíduos que pararam de fumar aos 45 anos de idade possuem uma sobrevida igual a indivíduos que continuaram fumando.
O ganho de sobrevida em indivíduos que pararam de fumar, comparado a indivíduos que permaneceram fumando ao longo da vida, foi idêntico, independentemente da época da interrupção do tabagismo.
A interrupção do tabagismo, antes dos 30 anos de idade, proporciona uma curva de sobrevida semelhante à dos indivíduos que nunca fumaram.
Não existem benefícios concretos na curva de sobrevida de indivíduos que fumaram durante alguma época da vida e que interromperam o tabagismo.
A punção de Marfan pericardiocentese , de emergência
é indicada quando o sinal de Blumberg é positivo.
não é indicada em mãos de médicos inexperientes.
deve ser realizada no quadrilátero de Ziedler.
deve ser indicada quando presente a Tríade de Beck.
é contraindicada na presença de pulso de Kussmaul.
Nos traumas vasculares cervicais que exijam exploração cirúrgica, as vias de acesso devem ser bem avaliadas para facilitar a abordagem. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Zona I no trauma cervical é a região entre o ângulo da mandíbula e a base do crânio.
Zona III no trauma cervical é a região da base do pescoço.
Lesões de artéria carótida comum proximal na zona III podem exigir via de acesso por esternotomia, toracotomia anterolateral, ressecção de clavícula ou combinação dessas incisões.
Lesões na zona II têm a incisão paralela ao bordo anterior do músculo esternoclidomastóideo, como uma abordagem apropriada para identificação e reparo.
Lesões na zona I têm exposição complexa, sendo ocasionalmente necessária a realização da luxação anterior da articulação temporomandibular.
As duplicações do trato disgestório são raras. Elas podem ocorrer desde o esôfago até o reto. As duplicações podem ser císticas ou tubulares, comunicantes ou não com a parede disgestiva adjacente. A respeito dessas malformações, assinale a opção correta.
As duplicações do trato digestório são mais incidentes no intestino grosso.
As duplicações tubulares do cólon, principalmente quando tem duas comunicações com a luz intestinal, apresentam sintomas característicos de obstrução intestinal.
As malformações vertebrais são frequentes nas duplicações intestino delgado.
No estômago, as duplicações são geralmente tubulares e assintomáticas.
As duplicações torácicas geralmente contém epitélio gástrico que pode levar a autodigestão e sangramento do esôfago adjacente.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões de 61 a 65
Um paciente de sessenta e cinco anos de idade, que há dez anos é ex-tabagista, relatou que fumou durante trinta anos, quarenta cigarros por dia. Este paciente veio ao consultório porque, havia três meses, apresentava rouquidão persistente. O paciente procurou um otorrinolarigologista, que realizou uma laringoscopia direta cujo resultado evidenciou uma lesão ulcerada acometendo o terço posterior da borda livre da corda vocal, sem invadir o processo vocal, e cordas móveis bilateral. A biópsia da lesão revelou carcinoma epidermoide de laringe. O paciente foi tratado adequadamente e não retornou para o seguimento clínico. Após cinco meses e meio, retornou ao médico devido à odinofagia, com linfonodo de 3,5 cm no nível II. O exame de laringoscopia direta evidenciou uma extensa lesão acometendo toda a glote, com fixação da prega vocal inicialmente acometida. Na biópsia, foi confirmado tumor.Nesse caso clínico, o segundo tumor é denominado de
tumor recidivado.
segundo tumor primário.
tumor residual.
tumor metacrônico.
tumor metastático.
O uso de anticoagulante oral é mandatório para pacientes em processo de fibrilação atrial paroxística
com pré-excitação ventricular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...