Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Demência pode ser definida como síndrome caracterizada por declínio de memória associado a déficit de pelo menos uma outra função cognitiva com intensidade suficiente para interferir no desempenho social ou profissional do indivíduo. O diagnóstico de demência exige, portanto, a ocorrência de comprometimento da memória, embora essa função possa estar relativamente preservada nas fases iniciais de algumas formas de demência. Dentre as alternativas relacionadas, são causas de demências reversíveis, EXCETO:
Texto para as questões de 66 a 68
Paulo, de trinta e dois anos de idade, funcionário havia três anos de uma indústria produtora de tintas, em consulta com o médico de sua empresa, queixou-se de astenia, mialgia, sonolência e tontura e afirmou que esses sintomas têm progredido paulatinamente nos últimos meses. Informou que realizou recentemente bateria de exames, na qual foram diagnosticadas neutropenia, leucopenia, eosinofilia, pseudo-Pelger, macrocitose e plaquetopenia. O médico do trabalho da empresa, após avaliação clínica do paciente e análise dos resultados dos exames, diagnosticou intoxicação por agente químico de natureza ocupacional e propôs a mudança de lotação de Paulo para uma unidade administrativa, não considerando necessário afastá-lo do trabalho.O médico da referida empresa deverá emitir comunicação de acidente de trabalho (CAT)
apenas se Paulo for afastado do trabalho por mais de quinze dias.
caracterizando o acidente de Paulo como acidente típico.
caracterizando a doença de Paulo como profissional ou do trabalho.
apenas após o encaminhamento de Paulo ao sindicato, onde serão tomadas as providências para a emissão do documento.
apenas se Paulo for afastado do trabalho por mais de trinta dias.
Existe indicação de intubação orotraqueal e ventilação mecânica.
Deve-se realizar punção liquórica lombar imediatamente.
O estudo de imagem do SNC deverá ser realizado com ressonância magnética, dada sua superioridade em relação à tomografia computadorizada.
Não existe indicação de realização de ECG de repouso, já que não existe queixa de precordialgia.
Trata-se de cetoacidose diabética.
Em relação ao sarcoma de Kaposi, assinale a opção correta.
O envolvimento cutâneo do sarcoma de Kaposi inicia-se frequentemente no tronco e na face e, internamente, as lesões pulmonares são mais frequentes.
A introdução da HAART (hight active antiretroviral therapy) não alterou a ocorrência do sarcoma de Kaposi entre os aidéticos.
O sarcoma de Kaposi, em caso de coocorrência com a AIDS, tem resposta terapêutica ruim.
O sarcoma de Kaposi, tem incidência semelhante na população com a síndrome de imunodeficiência e na população não portadora do HIV.
A etiologia do sarcoma de Kaposi é atribuída ao herpes vírus humano tipo 8 (HHV-8).
Considere dois grupos de pacientes acometidos de acidente vascular cerebral isquêmico, separados por território arterial acometido.
Grupo I: território carotídeo. Grupo II: território vertebrobasilar. Faz parte do quadro neurológico destes grupos:Dos medicamentos abaixo, o principal para controlar os sintomas de abstinência alcoólica, além de reduzir a incidência de convulsões e delirium, é
tiamina.
propranolol.
fenitoina.
haloperidol.
diazepam.
Com relação aos agentes antiplaquetários usados no tratamento de pacientes com diagnóstico de infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, assinale a opção correta.
Os inibidores de glicoproteína IIb/IIIa atuam impedindo fases iniciais da biossíntese de prostaglandinas, especialmente reduzindo a produção de prostaciclina.
Os agentes tienopiridínicos são inibidores dos receptores P2Y12 plaquetários e impedem a ativação plaquetária, bloqueando a ligação do ADP a receptores P2Y12 plaquetários específicos.
O ciclopentiltriazolpiridínico ticagrelor inibe a via final comum da agregação plaquetária, que corresponde à ligação entre as plaquetas pelo fibrinogênio.
A tenecteplase é um agente ativador do plasminogênio tecidual (tPA), produzido com recursos de engenharia genética, que atua evitando a agregação das plaquetas na fase inicial de formação do trombo.
A atividade antiplaquetária do ácido acetilsalicílico decorre da acetilação reversível da enzima ciclo-oxigênase, redundando em aumento da síntese de tromboxane A2.
A vasculite que pertence ao grupo das arterites de células gigantes é a
granulomatose de Wegener.
crioglobulinemia essencial.
arterite temporal.
poliartetrite nodosa.
síndrome de Churg-Strauss.
Acerca da torção testicular, assinale a opção correta.
A detecção de fluxo sanguíneo no testículo ao exame com doppler colorido é o meio de diagnóstico indicado para afastar torção testicular.
Na puberdade, as alterações de maturação acentuam a anormalidade estrutural preexistente e predispõem à torção.
Os picos de incidência da torção ocorrem entre cinco e dez anos de idade e no período neonatal.
Sugere-se que ocorra orquiopatia parassimpática no testículo contralateral por isquemia e reperfusão.
A denominação torção testicular é a expressão normal e correta na identificação dessa anomalia.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões 43 e 44
Uma menina com dez anos de idade foi atendida no consultório com história de aumento da região parotídea (préauricular) direita. A mãe relatou que a alteração apareceu uma semana após sua filha ter contraído um resfriado. No exame físico, foi constatado que a alteração verificada na paciente é um tumor elástico e indolor.Considere uma história clínica semelhante à descrita acima, contudo sem os antecedentes de IVAS. Desse modo, assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, os prováveis diagnósticos; o(s) exame(s) de eleição para a confirmação diagnóstica e estadiamento e a primeira conduta a ser tomada pelo médico, nesse caso.
hemangioma, linfangioma, cisto branquial; ultrassom e tomografia computadorizada com contraste ou ressonância magnética com contraste; observar o hemangioma, podendo ou não operar o linfangioma e operar o cisto branquial.
hemangioma, coloboma; tomografia computadorizada com contraste ou ressonância magnética; observar o hemangioma, podendo ou não operar o coloboma.
hemangioma, cisto branquial e coloboma; tomografia computadorizada com contraste; observar o hemangioma, podendo ou não operar o cisto branquial e o coloboma.
hemangioma, cisto branquial; ressonância magnética; observar o hemangioma, e operar o cisto branquial.
higroma cístico, linfangioma, cisto branquial; ultrassom; observar o higroma cístico, o linfangioma e operar o cisto branquial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...