Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As consolidações representam ocupação do espaço alveolar com os mais diversos materiais. Sobre elas pode se airmar que:
Paciente feminina, jovem, com história de trauma penetrante do tórax apresenta-se com dispneia, desvio contralateral da traqueia, turgência jugular, e ausência de murmúrio vesicular ipsilateral. Deve-se suspeitar de:
Medicina - Clínica Cirúrgica - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) - 2013
É admitido um paciente no setor de emergência de uma unidade hospitalar, após sofrer atropelamento. O melhor indicador de que apresenta sua via aérea pérvia consiste na presença de:
Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue os itens subsecutivos. Há evidências de que células inflamatórias liberam proteases que se sobrepõem às defesas antiproteolíticas, com subsequente degradação de tecido conjuntivo. A perda do recolhimento elástico e a evidência histológica de dano das fibras elásticas implicam a degradação de elastina como fator na patogênese do enfisema.
A disfunção erétil (DE) afeta a saúde física e psicológica dos pacientes, causando um forte impacto negativo na qualidade de vida. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
As alterações visuais transitórias associadas ao uso dos I5PDE ocorrem por ação direta na 5-fosfodiesterase ocular.
As drogas inibidoras da 5-fosfodiesterase (I5PDE) não aumentam o nível sérico de óxido nítrico, mas potencializam o seu efeito.
A testosterona sérica circula em proporções iguais ligada à globulina transportadora do hormônio sexual (SHBG), ligada à albumina e na forma livre.
O óxido nítrico é o principal neurotransmissor periférico que promove a contração da musculatura lisa dos corpos cavernosos.
A associação de prostaglandina, fentolamina e papaverina para injeções intracavernosas apresenta um elevado índice de priapismo.
A faixa normal de desenvolvimento infantil é bastante ampla, porém, por volta dos dezoito meses de idade, é esperado que a criança dê um salto evolutivo de caráter qualitativo,
o qual consiste no desenvolvimento da reciprocidade e preferência social.
do processamento simbólico de informações.
da capacidade de associar imagens e sensações.
do entendimento da permanência dos objetos.
da compreensão dos princípios de causa e efeito.
Texto para as questões de 46 a 48
Eduardo é um paciente de setenta e cinco anos de idade que se encontra no quarto dia de internação hospitalar para quadro de pneumonia adquirida na comunidade. Nas últimas 24 horas, apresentou insônia, comportamento errático, por vezes agressivo, com flutuação do nível de consciência e presença de alucinações visuais e auditivas. Familiares afirmam que ele mantinha razoável independência em suas atividades diárias antes da internação, apesar do déficit cognitivo progressivo que tem apresentado nos últimos dois anos.Em relação a esse caso clínico, assinale a opção correta.
Amitriptilina 25 a 50 mg ao deitar está indicada para controle da agitação e da insônia.
A taxa de mortalidade para pacientes portadores desse diagnóstico é de até 50% em um ano.
O uso de antipsicóticos típicos é contraindicado pelo risco de sintomas extrapiramidais.
Mesmo que haja dor ou dispneia importantes, os opiáceos devem ser evitados pelo risco de depressão respiratória e tolerância.
A prescrição de rivastigmina ou donepezil associada ao tratamento da doença clínica seria a abordagem inicial indicada.
A pneumonia adquirida na comunidade inclui casos de pneumonia infecciosa em pacientes que vivem, de forma independente, na comunidade. Os pacientes que estiveram hospitalizados por outras razões durante menos de 48 horas, antes do desenvolvimento de sintomas respiratórios, também são considerados como tendo pneumonia adquirida na comunidade, porque é provável que a inoculação tenha ocorrido antes da admissão.
Com relação ao assunto acima abordado e aos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.
Os tabagistas e pacientes idosos com DPOC estão sujeitos a maior risco de infecção por Streptococcus pneumoniae invasivo, assim como Hemophylus influenzae, Moraxella catarrhalis e Legionella.
Assinale a opção que apresenta manifestação pontuada no índice de atividade do LES Sistemic Lupus Erythematosus Disease Activity Index (SLEDAI).
cefaleia intensa, persistente, do tipo enxaqueca, que não responde a analgésicos e nem a narcóticos
atrofia ou fraqueza muscular
catarata
taxa de filtração glomerular inferior a 50%
convulsões requerendo tratamento por seis meses
Acerca do envolvimento axilar, fator prognóstico de maior impacto na sobrevida do paciente, assinale a opção correta.
A dissecção e análise microscópica dos linfonodos axilares não auxiliam na definição do prognóstico da neoplasia.
A presença de metástases e o número de linfonodos envolvidos têm importância prognóstica.
A presença de metástases, independentemente do número de linfonodos envolvidos, define o prognóstico.
O número de linfonodos dissecados, independentemente da presença de metástases, define o prognóstico.
A existência de metástases axilares não altera a sobrevida do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...