Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A possível causa de quilotórax é:
No que diz respeito aos distúrbios orgânicos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, bem como a aspectos a eles relacionados, julgue os itens seguintes. A interação da radiação ionizante com o organismo humano pode causar quebras simples ou duplas nas hélices das moléculas de DNA.
Os glicocorticoides são produzidos pela glândula adrenal, mais especificamente na zona
medular.
medular.
medular.
periférica.
glomerular.
Assinale a opção que apresenta um medicamento antipsicótico considerado de 1.ª geração.
reserpina
trifluoperazina
risperidona
olanzapina
asenapina

Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O paciente deve realizar tomografia computadorizada de abdome para a confirmação do diagnóstico.
No que se refere à artrite idiopática juvenil (AIJ) e artrite reumatoide juvenil (ARJ), assinale a opção correta.
A AIJ é definida como artrites crônicas manifestadas antes dos dezoito anos de idade, com evolução persistente mínima de quatro semanas.
Avaliações oftalmológicas de seis em seis meses são indicadas para os pacientes com subtipo sistêmico e avaliações anuais aos pacientes com subtipo poliarticular.
A droga de escolha no tratamento da AIJ, que é modificadora do curso da doença e remissiva, é o metotrexate.
O etanercepte é a droga de escolha no tratamento inicial da AIJ, na forma poliarticular com fator reumatoide positivo.
Os corticoides, quando utilizados no tratamento da AIJ, em decorrência de seus efeitos colaterais, devem ser empregados em associação com cálcio e bifosfonato.
Em relação à inervação dos membros inferiores, assinale a opção correta.
O diagnóstico diferencial mais comum entre neuropatia fibular ao nível da cabeça da fíbula é a lesão radicular de L5. Ambos podem levar à queda plantar, porém a fraqueza na eversão pende mais a favor da neuropatia fibular.
A meralgia parestésica, cuja causa pode ser o ganho de peso, é ocasionada pela compressão do nervo cutâneo lateral da coxa ao passar pelo ligamento cruzado anterior.
Flexão do quadril e extensão do joelho são atribuições da inervação do nervo ciático.
Quando o déficit se limita à divisão fibular, um método de se provar que a lesão envolve o nervo ciático, e não somente o fibular, é demonstrar uma anormalidade de padrão neuropático na cabeça curta do bíceps femoral por eletromiografia com agulha.
Neuropatia fibular ao nível da cabeça da fíbula é comum em pacientes gordos.
A neurofibromatose tipo 2 é uma patologia de caráter hereditário, autossômica dominante cujo gene está no cromossoma 22. Essa patologia desperta interesse na neurocirurgia pediátrica porque
há angiomatose disseminada em um hemisfério cerebral.
a associação com aneurismas de veia de Galeno é comum.
pode apresentar hamartomas cerebrais e tumores subependimários.
o portador geralmente apresenta gliomas de vias ópticas, tumor característico dessa facomatose.
o paciente apresenta tumores bilaterais do oitavo nervo.
A nefrite túbulo-intersticial por nefrotoxicidade deve ser monitorada em pacientes que utilizam imunossupressores, como os pacientes transplantados renais. De acordo com essa informação, assinale a opção que apresenta a medicação que tem como efeito colateral causar nefrite túbulo-intersticial por nefrotoxicidade.
micofenolato mofetil
ciclosporina
azatioprina
prednisona
micofenolato sódico
Texto para as questões de 41 a 43
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que acomete principalmente os pulmões, mas que também pode apresentar-se em outros locais do organismo. Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose como emergência mundial, sendo esta a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos.Com base nas informações do texto acima, assinale a opção correta referente à tuberculose.
Baixas taxas de cura, cerca de 10%, associadas a altas taxas de abandono de tratamento, maior de 70%, constituem as justificativas para implantação do sistema de tratamento diretamente observado no Brasil.
Apesar da forma pulmonar de tuberculose não ser a mais frequente apresentação da doença, esta se constitui como uma forma relevante para a manutenção da cadeia de transmissão da doença.
Estimativas da OMS apontam que 70% da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e, portanto, sob risco de desenvolver a doença.
São considerados sintomáticos respiratórios, e potencialmente portadores de tuberculose, indivíduos com tosse por tempo igual ou superior a três semanas.
Mesmo que o tratamento seja realizado de maneira adequada, obedecendo aos princípios básicos da terapia medicamentosa, os índices de cura da tuberculose no Brasil e no mundo são muito baixos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...