Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao carcinoma espinocelular da laringe e da hipofaringe, assinale a opção correta.
Os tumores laríngeos apresentam crescimento lento, com baixa incidência de metástases cervicais, pois, nessa região, os vasos linfáticos são poucos e de pequeno diâmetro.
O estádio T3 para hipofaringe corresponde a lesões maiores de três centímetros, independentemente da mobilidade laríngea.
Em caso de suspeita de carcinoma espinocelular, indica-se, para maior precisão diagnóstica, a realização de biópsia aberta de linfonodomegalias cervicais.
São usualmente encontrados na laringe e na hipofaringe os carcinomas de glândulas salivares menores, paragangliomas, adenocarcinomas, carcinomas de células germinativas, carcinomas foliculares, sarcomas, linfomas e tumores neuroendócrinos.
Optando-se pela conduta cirúrgica em um paciente com carcinoma espinocelular em subglote estádio T1 ou T2, a melhor escolha é a laringectomia total.
Em relação à Síndrome de Heerfordt, assinale a alternativa correta.
Está associada a HLA − DR2.
O acometimento das parótidas não é frequentemente observado.
A presença de úlceras corneanas por exposição está ligada à lesão do nervo óptico.
O tratamento agudo da uveíte é feito através de imunomoduladores.
O glaucoma não está associado à Síndrome de Heerfordt.
No diagnóstico diferencial das doenças neurológicas, o uso de exames complementares é frequente. A utilização desses exames, no entanto, deve ser auxiliar e apropriada. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na paralisia facial periférica, em sua fase aguda (antes de uma semana), a eletroneuromiografia é um exame complementar indicado.
O teste do olhinho ou do reflexo do olho vermelho é recomendado para todos os recém-nascidos. A respeito da realização desse teste, assinale a opção correta.
O teste do olhinho serve para a detecção de alterações da cor da esclera e para o diagnóstico da osteogênese imperfeita.
O exame deve ser feito exclusivamente por oftalmologista, com o auxílio de oftalmoscópio, em quarto escuro. Consiste na pesquisa do reflexo vermelho do fundo do olho, que indica a adequada transparência da córnea e do cristalino.
O teste deve ser realizado apenas no momento da alta, com o uso de colírios que dilatam a pupila.
O teste do olhinho é realizado para avaliar as eventuais hemorragias de conjuntiva em recém-nascidos de parto normal.
Esse teste serve para identificar opacificação da córnea, catarata e eventuais massas esbranquiçadas intraoculares, sendo considerado um exame de triagem. Caso o resultado apresente alterações, o oftalmologista deve ser consultado.
Assinale a opção que apresenta doenças linfoproliferativas crônicas consideradas no diagnóstico diferencial da leucemia linfoide crônica B (LLC) por compartilhar a presença de alguns marcadores imunofenotípicos.
linfoma de células do manto, tricoleucemia, síndrome de Sezary
linfoma de Hodgkin, mieloma múltiplo, síndrome de Sezary
micose fungoide, mieloma múltiplo, linfoma células T adulto
leucemia pró-linfocítica, linfoma de células do manto, tricoleucemia
leucemia linfoblástica aguda de células T, linfoma não Hodgkin de zona marginal, tricoleucemia
As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da Administração Direta e Indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Diante do exposto, marque a alternativa INCORRETA.
Para a utilização dos recursos de eletrotermofototerapia, é necessária a compreensão de alguns eventos físicos. Assinale a opção em que se indica o nome do evento físico que ocorre no transdutor do aparelho de ultrassom terapêutico, responsável por transformar a energia elétrica em energia mecânica.
acoplamento
propagação
efeito piezoelétrico
cavitação gasosa
reflexão
Um paciente de sessenta e cinco anos de idade, tabagista de cinquenta anos-maço, apresenta tosse produtiva há cerca de vinte anos e dispneia progressiva há cinco anos. No momento, apresenta dispneia até para vestir-se ou tomar banho. A PaO2 é de 50 mmHg e a PaCO2 de 48 mmHg.
Considerando as informações do caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
hipercapnia, nesse caso, se deve provavelmente ao distúrbio V/Q, dado que a diferença alvéolo-arterial de O2 encontra-se muito elevada.
No que se refere a doenças sexualmente transmissíveis, julgue os itens seguintes.
Em pacientes com sífilis tratada, os títulos de VDRL declinam duas ou mais diluições após seis e doze meses de terapia; o teste FTA-ABS, entretanto, pode permanecer positivo durante anos, apesar da realização de terapia adequada.
A cefaleia é uma das queixas mais comuns na medicina da família e comunidade. Acerca de cefaleia, julgue os itens subsequentes.
O uso da ergotamina no tratamento da cefaleia migrânea tem sido cada vez menos indicado devido a seus efeitos colaterais, sendo justificado apenas nos casos de crises prolongadas (duração superior a 48 h) ou para pacientes com crises recorrentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...