Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção em que é apresentado o exame mais indicado para o diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico.

  • A.

    ultrassonografia endoscópica

  • B.

    phmetria

  • C.

    phmetria

  • D.

    endoscopia digestiva alta

  • E.

    cromatoscopia

  • A.

    taquicardia atrial

  • B.

    flutter atrial atípico

  • C.

    fibrilação atrial

  • D.

    ritmo atrial caótico

  • E.

    flutter atrial típico

O exame ecocardiográfico é considerado bastante relevante na avaliação de pacientes com diagnóstico de estenose mitral com vistas à realização de valvuloplastia mitral percutânea por cateterbalão. Para tal, utiliza-se um escore ecocardiográfico proposto por Wilkins e colaboradores (também conhecido como escore de Wilkins e Block – 1988). Assinale a opção que representa um dos fatores que é considerado por meio desse escore.

  • A.

    presença de trombos no átrio esquerdo

  • B.

    gradiente diastólico transvalvar mitral

  • C.

    área valvar mitral

  • D.

    grau de calcificação dos folhetos da válvula mitral

  • E.

    pressão sistólica da artéria pulmonar

A capacidade de um teste diagnóstico acertar em indivíduos sem a doença, ou seja, a proporção de verdadeiros negativos é uma propriedade do teste denominada

  • A.

    sensibilidade.

  • B.

    especificidade.

  • C.

    valor preditivo positivo.

  • D.

    valor preditivo negativo.

  • E.

    acurácia.

O estudo contrastado do intestino delgado (trânsito intestinal) mostra-se mais apropriado quando houver

  • A. apendicite aguda
  • B. diarreia e constipação
  • C. duodenite
  • D. sangramento intestinal de origem a esclarecer

O teste de patergia positivo em paciente com uveíte anterior determina o diagnóstico de:

  • A. síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada
  • B. síndrome de Behçet
  • C. toxocaríase
  • D. sarcoidose

A complicação exclusiva de gestação gemelar monocoriônica é:

  • A. sequência TAPS
  • B. crescimento fetal discordante
  • C. parto prematuro
  • D. amniorrexe prematura pré-termo
  • E. aneuploidia de um dos fetos

De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico

  • A. apontar falhas em normas, contratos e práticas internas das instituições em que trabalhe quando as julgar indignas do exercício da profissão.
  • B. recusar-se a realizar atos médicos contrários a sua consciência, se forem permitidos por lei.
  • C. decidir em qualquer circunstância o tempo a ser dedicado ao paciente.
  • D. afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem deixar outro médico encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estados graves.
  • E. renunciar ao atendimento de um paciente mesmo comunicando-o previamente e assegurando-se da continuidade dos cuidados.

Um homem de cinquenta anos de idade, atendido no serviço médico, informou que, no dia anterior, sentira dor de forte intensidade localizada no joelho esquerdo e que, poucas horas depois, observara edema, calor e rubor no local. O paciente, que negou antecedente de cirurgia ou trauma, relatou, ainda, que a dor era desencadeada pela extensão do joelho. Informou que estava sob tratamento para hipertensão arterial, com 12,5 mg de hidroclorotiazida, e era etilista de fermentados aos finais de semana. O exame físico comprovou os sinais relatados pelo paciente, sem a apresentação de outras alterações clínicas.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O aparecimento rápido dos sintomas associado ao consumo de álcool e de diurético tiazídico é fator que sustenta possível diagnóstico de gota.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que são apresentadas as variáveis empregadas nas equações brasileiras de predição da faixa de normalidade do volume expirado no 1º segundo (VEF1).

  • A.

    superfície corporal, idade e sexo

  • B.

    estatura, peso, raça e idade

  • C.

    sexo, idade e estatura

  • D.

    idade, peso e superfície corporal

  • E.

    raça, idade, sexo e peso

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...