Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas hemorragias agudas, a reposição inicial deve ser com cristaloide e/ou substitutos sintéticos do plasma. O uso de concentrado de hemácias fica reservado para perdas sanguíneas estimadas superiores a:

  • A.

    10% da volemia.

  • B.

    20% da volemia.

  • C.

    30% da volemia.

  • D.

    50% da volemia.

  • E.

    60% da volemia.

Em relação ao envelhecimento cerebral, assinale a afirmativa incorreta:

  • A.

    Demência mista é caracterizada pela concomitância entre doença neurodegenerativa e doença cérebro vascular.

  • B.

    Doenças nutricionais interferem no estado geral do paciente e não apresentam especificidades em relação ao cérebro.

  • C.

    Doença de Alzheimer é a causa mais freqüente de demência no idoso.

  • D.

    Pequenos múltiplos infartos cerebrais podem produzir distúrbio cognitivo.

Julgue os itens que se seguem, referentes a putrefação.

Alguns sinais provenientes de ação violenta ainda podem ser identificados durante o período de liquefação.

  • C. Certo
  • E. Errado

São programas de atenção à saúde com papel importante na transformação do modelo assistencial do SUS, EXCETO:

  • A.

    Programa de Saúde Mental.

  • B.

    Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente.

  • C.

    Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM).

  • D.

    Programa de Saúde da Família – PSF.

Assinale a opção em que é apresentado o tratamento mais adequado a pacientes acometidas de primeiro episódio de candidíase vulvovaginal.

  • A.

    clindamicina creme a 2%, por via vaginal, a cada 24 horas, à noite, ao deitar-se, durante sete dias

  • B.

    tinidazol 2, por via oral, em dose única

  • C.

    cetoconazol 400 mg, por via oral, a cada 24 horas, durante cinco dias

  • D.

    miconazol creme a 2%, por via vaginal, a cada 24 horas, à noite, ao deitar-se, durante sete dias

  • E.

    metronidazol 500 mg, por via oral, a cada 12 horas, durante sete dias

Com referência à propedêutica das afecções cirúrgicas do tórax, julgue os itens que se seguem.

Drenagem diária inferior a 100 mL é o principal critério para proceder à retirada de dreno torácico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme a III Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica (2009), é CORRETO afirmar que:

  • A.

    As alterações hemodinâmicas comumente encontradas na IC envolvem resposta inadequada do débito cardíaco e queda das pressões pulmonar e venosa sistêmica.

  • B.

    O bloqueio de ramo direito, isolado ou associado a bloqueio divisional anterosuperior esquerdo, afasta completamente a possibilidade do diagnóstico de cardiopatia chagásica mesmo em pacientes com epidemiologia positiva.

  • C.

    A sobrecarga hidrossalina é raramente referida como causa comum de descompensação da IC.

  • D.

    Piora de função renal pode indicar necessidade de aumento da intensidade de uso de diuréticos e readequação de fármacos que inibem o sistema renina-angiotensina-aldosterona.

  • E.

    A IC crônica tem sido classicamente categorizada com base na intensidade de sintomas em 4 classes propostas pela New York Heart Association: Classe I - ausência de sintomas (dispneia) durante atividades cotidianas. A limitação para esforços é semelhante à esperada em indivíduos normais; Classe II - sintomas desencadeados por atividades cotidianas; Classe III - sintomas desencadeados em atividades menos intensas que as cotidianas ou pequenos esforços; e Classe IV - sintomas em repouso.

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e II.

  • C.

    II, I e III.

  • D.

    II, III e I.

  • E.

    III, I e II.

A toxicidade medular, que pode se manifestar sob a forma de anemia ou mesmo anemia aplástica é um efeito colateral que pode ocorrer com a utilização terapêutica de:

  • A.

    amoxicilina.

  • B.

    eritromicina.

  • C.

    ciprofloxacina.

  • D.

    sulbactam.

  • E.

    cloranfenicol.

Diante de um paciente que apresenta quadro de agitação, iniciado imediatamente após o ato anestésico sugere, principalmente,

  • A.

    dor intensa e hipoxia.

  • B.

    distúrbio neurovegetativo.

  • C.

    alteração psíquica de origem cirúrgica.

  • D.

    alteração psíquica de origem anestésica.

  • E.

    alteração do sistema nervoso central pelos anestésicos utilizados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...