Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos anestésicos inalatórios e venosos, julgue os itens que se seguem.
A meia-vida curta do remifentamil faz que ele possa ser usado em infusão contínua.
Texto III, para responder às questões de 26 a 29.
Paciente do sexo feminino, 29 anos de idade, 1,60 m de altura, 110 kg, pressão arterial 120 mmHg × 80 mmHg, em uso de metiformina, duas vezes ao dia, e losartana, 500 mg ao dia, com glicemia de 100 mg/dL, está escalada para cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica. Durante o exame clínico, ao realizar o Teste de Mallampati, o anestesiologista observou o palato mole e apenas a base da úvula visível.
Considerando a situação apresentada no texto III, em relação à avaliação pré-anestésica, assinale a alternativa correta.
A avaliação deve ser realizada pelo mesmo médico anestesiologista que vai realizar a anestesia.
É necessário solicitar um ecocardiograma com estresse da paciente.
O médico anestesiologista deve prescrever um jejum de seis horas antes da cirurgia.
A avaliação deve ser realizada na véspera da cirurgia.
Na avaliação das vias aéreas, é recomendável examinar a cavidade bucal, incluindo a dentição, e verificar a capacidade de se flexionar a base do pescoço e estender a cabeça da paciente.
Os músculos inervados pelos nervos mediano, ulnar e radial são, respectivamente,
pronador redondo, oponente do polegar e extensor radial do carpo.
pronador quadrado, adutor do polegar e abdutor curto do polegar.
flexor ulnar do carpo, primeiro interósseo dorsal e tríceps braquial.
bíceps braquial, abdutor do quinto dedo e abdutor longo do polegar.
palmar longo, abdutor do quinto dedo e extensor comum dos dedos.
Considere a internação em UTI de uma criança de oito anos de idade com cetoacidose diabética. Foi instalado esquema de insulina endovenosa. Assinale a alternativa correta com base nessa situação.
É esperado um aumento da cetonúria na primeira hora de tratamento por causa da metabolização do ácido acético-acético.
A acidose, e não a glicemia, é o marcador da gravidade do quadro.
A hiponatremia é decorrente da entrada de sódio na célula por causa da hipertonicidade.
Insuficiência renal por necrose tubular aguda é a complicação mais frequente da cetoacidose diabética.
O uso do potássio deve ser postergado até níveis séricos normais devido ao risco cardíaco.
Um menino de dois anos de idade apresenta-se com hematúria macroscópica e sintomas de obstrução progressiva do trato urinário. A investigação mostrou tratar-se de um rabdomiossarcoma. Marque a alternativa INCORRETA.
O rabdomiossarcoma é o sarcoma mais comum na infância, correspondendo a 15% de todos os tumores sólidos do trato urinário.
Meninas com rabdomissarcoma vaginal primário podem apresentar inicialmente somente secreção vaginal.
Nos meninos, o aumento prostático pode causar inicialmente somente constipação intestinal ou retenção urinária.
Em sua maioria, as crianças são tratadas inicialmente somente com quimioterapia com ou sem radioterapia. A cirurgia é reservada para doença residual.
Cistectomia radical e prostatectomia radical, atualmente, são reservadas para casos selecionados.
Uma criança desnutrida
deve receber somente vacinas bacterianas.
deve receber vacinas virais.
não deve receber vacina até recuperação nutricional.
pode e deve receber todas as vacinas, do modo mais precoce possível.
Recém-nascido (RN) prematuro com IG de 26 semanas, no terceiro dia de vida, apresenta dificuldade alimentar, distensão abdominal acentuada, vômitos, ausência de RHA e dor abdominal intensa. Radiografia de abdome foi compatível com dilatação de alças e pneumatose intestinal. Com relação a esse caso, assinale a alternativa correta.
O quadro desse RN pode evoluir para perfuração intestinal, e existe uma probabilidade aumentada que ela ocorra no íleo terminal ou ceco.
Deve-se manter a nutrição enteral mínima, completando-se a taxa calórica com a nutrição parenteral e iniciar-se antibiótico sistêmico por dez dias.
Esse quadro pode ser ocasionado por diminuição da permeabilidade intestinal e aderência bacteriana na parede intestinal.
Deve-se manter dieta oral zero, SOG aberta, nutrição parenteral e antibióticos por três dias, se a evolução clínica for satisfatória e a hemocultura negativa.
Deve-se manter dieta oral zero com SOG aberta, nutrição parenteral e antibióticos por quatorze dias. A laparotomia exploradora está indicada.

Em relação ao quadro clínico descrito no texto, julgue os itens que se seguem.
Nessa situação clínica, o emprego da penicilina benzatina terá, entre outros objetivos, o de erradicar o agente infeccioso associado à essa doença.
Durante a audiometria do tronco cerebral (BERA), a onda proveniente do colículo inferior é a:
I
II
III
IV
V
Assinale a alternativa INCORRETA em relação às fraturas de fêmur distal.
O côndilo medial estende-se mais distalmente, e é mais convexo que o femoral lateral, que é responsável pelo valgo fisiológico do fêmur.
Segundo a classificação AO as fraturas tipo ROFFA (plano coronal) são classificadas como 33 B2.
É essencial o exame do quadril, do joelho, da perna e do tornozelo ipsilaterais, especialmente em paciente politraumatizado e obnubilado.
A perda de mobilidade do joelho é a complicação mais comum, resultante de retrações, lesões do quadríceps ou lesão articular durante o trauma.
Hastes intramedulares anterógradas têm utilidade limitada, devido à natureza distal da fratura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...