Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 48 anos de idade, analista judiciário, hipertenso e sedentário, refere que, após o almoço, há uma hora, iniciou quadro de epigastralgia em queimação, de forte intensidade, com irradiação para precórdio, sem alívio com antiácidos e sem outros sintomas. Ele procurou o pronto atendimento em razão da piora do quadro. O exame físico mostrou que o paciente se encontrava eupneico e acianótico, com pressão arterial de 160 mmHg × 98 mm/Hg, frequência cardíaca 98 bpm, ictus normal, ritmo cardíaco regular em 2 tempos, sem sopros. Os exames complementares foram normais. Na oportunidade, o paciente foi submetido a eletrocardiograma, cujos registros estão representados abaixo.

Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
O nitrato na formulação sublingual é útil para reversão de eventual espasmo coronariano, alívio da dor e redução da pressão arterial, a despeito de não modificar a sobrevida do paciente em questão.
Dos processos abaixo relacionados, qual NÃO cursa com febre elevada > 41ºC?
Gangrena gasosa.
Síndrome neuroléptica maligna.
Tétano.
Hipertermia maligna.
Disfunção hipotalâmica.
Paciente de 9 anos de idade, com diagnóstico de tuberculose pulmonar, com baciloscopia diagnóstica positiva e sem tratamento prévio. De acordo com as novas recomendações do Ministério da Saúde dispostas em nota técnica sobre as mudanças no tratamento da tuberculose no Brasil (2009), as drogas a serem utilizadas na terapêutica são:
rifampicina, isoniazida, estreptomicina, etambutol;
isoniazida, etionamida, etambutol e terizidona;
rifampicina, isoniazida e pirazinamida;
rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol;
ofloxacino, estreptomicina e etambutol.
Segundo os Critérios prognósticos de Glasgow para as pancreatites, assinale a INCORRETA.
Idade > 55.
Cálcio < 8.
Glicemia > 160.
Leucócitos > 15.000.
Uréia > 55mg/dl.
Assinale a alternativa que contém a avaliação laboratorial mínima em pacientes com hiperandrogenismo.
DHEA-S, androstenediona, testosterona, progesterona e prolactina.
DHEA, DHEA-S, testosterona e prolactina.
DHEA-S, testosterona, LH, FSH e estradiol.
LH, FSH, estradiol, prolactina, testosterona e androstenediona.
DHEA, DHEA-S, androstenediona, testoterona e prolactina.
Julgue os itens subsequentes, relativos aos vieses metodológicos em estudos epidemiológicos.
Nos mencionados estudos, o viés de confundimento, ou de informação, ocorre quando os resultados encontrados podem ser imputados à maneira como as variáveis são medidas.
Uma mulher com 40 anos de idade, casada, secretária de uma firma de advocacia, procurou assistência médica, apresentando queixa de insônia há um ano, associada a fadiga, dificuldade de concentração e humor instável. No último mês, ela tem procurado, pelo menos uma vez por semana, atendimento em pronto-socorro, com episódios de tremores de extremidades, sensação de desmaio e sudorese. Ela relaciona tais sintomas a sobrecarga de trabalho e nega dificuldades em frequentar lugares como shopping centers ou elevadores, uso de drogas ilícitas ou medicações e existência de doenças prévias. Em nenhum dos atendimentos, ela apresentou sensação de morte iminente. O exame físico, sem alterações, mostrou que a paciente estava lúcida e orientada no tempo e no espaço, com discurso conexo e crítica preservada.
Tendo como base o caso clínico acima, julgue os próximos itens.
No caso em apreço, a opção de tratamento deve ser medicamentosa, uma vez que o emprego de técnicas de psicoterapia tem baixo rendimento em situações clínicas como a descrita.
O acidente com o Césio 137 ocorrido em Goiânia GO há alguns anos demonstrou que o médico deve estar atento aos efeitos provocados pelas radiações ionizantes, mesmo em pessoas que não trabalham diretamente com esse risco, para efeitos de diagnóstico precoce. No caso das radiodermites, assinale a alternativa incorreta.
A fase inicial caracteriza-se por eritema pequeno, precoce e de curta duração.
O tempo da fase de latência é inversamente proporcional à intensidade da dose.
Na fase clínica, há eritema secundário, edema, flictemas, ulcerações e necrose, apesar de ser praticamente indolor.
Na fase tardia, predominam os fenômenos circulatórios como endoarterite obliterante.
As lesões são devidas à ação determinística, e não estocástica das radiações ionizantes.
A classificação de insuficiência cardíaca segundo a condição do débito cardíaco é importante porque define um tipo específico de conduta. Assinale a alternativa que apresenta etiologia(s) de insuficiência cardíaca classificada(s) como de alto débito.
isquemia miocárdica e infarto do miocárdio
hipertensão arterial crônica
tireotoxicose crônica e anemia crônica
comunicação interventricular
doença de Chagas
Dentre os agentes de natureza ocupacional produtores de metahemoglobinemia destacam-se
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...