Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às doenças infecciosas e parasitárias que acometem os pulmões, julgue os itens de 38 a 43.
A apresentação extrapulmonar mais comum da criptococose, também chamada de blastomicose europeia, é o abscesso hepático, devido ao tropismo do fungo causador dessa moléstia pelo fígado.
Texto III, para responder às questões de 26 a 30.
Um paciente de cinquenta anos de idade é portador de uma doença de herança autossômica dominante que tem como características predominantes alongamento dos membros, altura aumentada com padrão longilíneo, pectusescavatum e alterações do cristalino. O envolvimento do coração e dos vasos sanguíneos é frequente, em virtude da deficiência de uma proteína responsável pela rigidez dos tecidos.
No que se refere à situação apresentada no texto, os exames complementares confirmam que há um orifício de entrada na aorta ascendente três centímetros acima do óstio da coronária direita, com insuficiência aórtica importante. O fluxo sanguíneo preferencial é pela luz falsa que se estende por toda a aorta até as artérias femorais bilateralmente. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta corretamente o diagnóstico e a classificação dessa doença.
aneurisma dissecante da aorta do tipo IV de DeBakey
dissecção de aorta do tipo B de Stanford
dissecção de aorta do tipo A de Stanford
dissecção de aorta do tipo III de DeBakey
dissecção de aorta do tipo II de DeBakey
Uma mulher de 23 anos de idade apresenta uma diarréia muco-sanguinolento há uma semana. O exame parasitológico de fezes foi negativo. A retossigmoidoscopia revelou mucosa friável e eritematosa, estendendo-se do reto ao cólon descendente. A biópsia retal mostrou inflamação da mucosa com abscessos de cripta e necrose de células epiteliais. Qual das seguintes doenças é mais provável que ela tenha?
Retocolite ulcerativa.
Shigelose.
Doença de Crohn.
Diverticulite.
Colite isquêmica.
A pancreatite crônica poderá estar relacionada a qual dos seguintes padrões ultrassonográficos?
Pâncreas hiperecogênico, com ecogenicidade mais elevada que a do fígado.
Pâncreas de dimensões reduzidas.
Ducto pancreático dilatado
Calcificações parenquimatosas.
Todas acima.
Com relação às afirmações abaixo, marque, em seguida, a alternativa CORRETA.
I. O enfisema pulmonar é uma dilatação irreversível dos espaços aéreos.
II. A tradução radiológica do paciente com enfisema pulmonar pode incluir aumento da transparência radiológica, rebaixamento das hemicúpulas diafragmáticas e aumento do diâmetro ântero-posterior torácico.
III. A consolidação pneumônica é sempre vista em pacientes com enfisema pulmonar.
I está errada.
I e II estão corretas.
III está correta.
todas estão corretas.
todas estão erradas.
Julgue os itens que se seguem, relativos às alterações patológicas das emoções e dos sentimentos.
Os portadores de incontinência afetiva não conseguem conter de nenhuma forma as suas reações afetivas.
Uma menina com treze anos de idade apresenta, diariamente, nos últimos meses, obstrução e prurido nasal, rinorreia e espirros. Ela é ativa, atleta e boa aluna na escola. Há dez dias, vem apresentando secreção nasal mucopurulenta, tosse noturna e cefaleia frontal. O exame revelou temperatura de 39 ºC, hiperemia conjuntival, olheiras, cornetos nasais congestos e edemaciados e mucosa de coloração pálida.
Com relação ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens subsequentes.
Além do tratamento para rinite alérgica, a paciente considerada deve utilizar amoxicilina para tratamento da sinusopatia, cujos principais agentes etiológicos são S. pneumoniae, H. influenzae e M. catarrhalis.
Qual dos seguintes achados é o mais característico do descolamento exsudativo de retina?
Deslocamento de fluidos (Shifting de fluido).
Tabaco dust.
Pregas fixas.
Pregas equatoriais tracionais.
Linhas de demarcação.
A exposição ao benzeno é deletéria, sendo que exposições agudas podem levar à morte, e a exposição, crônica, dependendo do nível pode levar a alterações graves no organismo humano. A mais frequente alteração encontrada é
degeneração dos neurônios.
carcinoma gástrico.
leucopenia.
atelectasias.
arritmia ventricular complexa.
Julgue os itens subsecutivos, referentes às infecções nosocomiais em pacientes submetidos a procedimentos anestésicos diagnósticos e terapêuticos.
Circuitos de ventilação devem ser trocados ao final de cada dia, lavados e submetidos a esterilização, objetivando a prevenção de infecções nosocomiais, principalmente de foco pulmonar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...