Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a Doença de Parkinson, assinale a alternativa CORRETA.
Freezing refere-se ao bloqueio motor que acarreta em uma pele fria e gelada levando a uma dificuldade em iniciar um movimento ou parar repentino de um movimento em curso.
O tremor tem uma frequência de 3 a 5 Hz, que desaparece com a movimentação ativa.
É doença de diagnóstico eminentemente clínico.
Hiposmia é um sintoma frequente em sua fase pré-motora.
A postura flexionada para frente geralmente ocorre em fases avançadas da doença.
Recém-nascido do sexo masculino a termo, sem intercorrências perinatais, iniciou crises convulsivas após introdução da amamentação. Na história familiar, havia relato de neonatos do sexo masculino que foram a óbito na primeira semana de vida. A gasometria mostrou alcalose respiratória, hiperamonemia, sem alteração da glicemia. Com base nessa situação, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e a conduta terapêutica adequadas.
Doenças do ciclo da ureia restrição proteica
Acidemia lática uso de biotina
Acidemia orgânica uso de cofatores e suspensão da amamentação
Crises piridoxina-dependentes uso de ácido folínico e piridoxal fosfato
Anoxia perinatal medidas de suporte
No que concerne a conceito e dimensões da acreditação em serviços de saúde, julgue os itens subsecutivos.
Readequação do espaço físico, execução de manutenção preventiva dos equipamentos, bem como a construção e adequação do depósito de lixo de um hospital, são exemplos de atitudes voltadas ao atingimento dos padrões do nível 1 de acreditação, que avaliam a segurança de quem trabalha e de quem é atendido, e que incluem treinamento de pessoal e reformas.
Em relação à leucomalacia periventricular, assinale a alternativa INCORRETA:
Geralmente vem acompanhada de hidrocefalia obstrutiva.
Está associada a sequelas neurológicas a longo prazo.
Pode ser diagnosticada no período neonatal.
E secundaria a fenômenos perinatais.
É uma lesão da substancia branca periventricular.
O cadáver de uma pessoa do sexo feminino submetida à necropsia no IML apresentou erupção de segundos molares, e ausência de erupção dos terceiros molares. A rigidez cadavérica apresentava-se desfeita e havia mancha verde abdominal e circulação póstuma. Os livores concentravam-se no ventre. No pescoço, havia sulco horizontal completo abaixo da cartilagem tireoide. Apresentava equimoses subconjuntivais e retrofaringianas, com pulmões congestos, escuros e com manchas de Tardieu, principalmente em pleuras visceral e interlobares. O exame cardíaco referiu ventrículo esquerdo esvaziado e direito repleto. Exame da genitália mostrou integridade himenal e positividade para PSA em líquido sanguinolento colhido da cavidade retal; e havia laceração de mucosa anal.
Com base no caso hipotético acima, julgue os itens subsequentes, relacionados a exame em cadáveres.
Em face do caso acima, é correto afirmar que existe evidência de enforcamento.
Paciente de 48 anos é internado por dispneia e oligúria. A creatinina sérica vale 7,6 mg/dL e, à ultrassonografia, os rins medem 4,8 cm. Neste indivíduo, é provável haver aumento nos níveis séricos de
sódio e potássio.
paratormônio e fósforo.
magnésio e eritropoetina.
cálcio e bicarbonato.
pH e pCO2.

Com base no quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade, deve-se indicar a João o uso de bloqueadores dos receptores de angiotensina II e de espironolactona e, após resolução da congestão sistêmica e pulmonar, o uso de carvedilol.
Mulher de 50 anos apresenta história de astenia há vários meses. Ao exame físico está ictérica, descorada e com glossite. O hemograma mostra hemoglobina de 6,2 g/dL com volume corpuscular médio de 127 fL e reticulócitos de 0,1%.É provável encontrarse nesta paciente, EXCETO
hipersegmentação de neutrófilos.
aumento da hemoglobina A2.
plaquetopenia.
elevação do nível de desidrogenase lática.
elevação do nível de bilirrubina indireta.
Das enfermidades tireoidianas, a que encontramos tireoide marcadamente endurecida e fibrótica, com compressão traqueal, é:
Tireoidite de Riedel.
Tireoidite de Hashimoto.
Tireoidite subaguda.
Tireoidite Supurativa Aguda.
Doença de Graves.
O exame secundário do atendimento do paciente politraumatizado só deve ser iniciado apos o exame primários ter sido completado e a ressuscitação iniciada. No exame físico do tórax deve-se:
observar a presença de turgência jugular, frequente no tamponamento cardíaco e no pneumotórax hipertensivo;
explorar ferimentos penetrantes de tórax checando possível abertura do espaço pleural;
auscultar áreas de contusão e hematomas parietais na busca de sibilos e roncos, característicos de fístulas pulmonares;
buscar a presença de hiperfonese de bulhas, indicativo de sangramento maciço em traumas fechados;
evitar a palpação do esterno, que pode ser dolorosa e induzir a piora de contusões mediastinais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...