Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da carcinogênese, julgue os itens seguintes.
Alterações genéticas que conferem maior capacidade de a célula se proliferar, sobreviver e invadir tecidos, pelo processo de seleção natural, são mantidas e formam clones de células neoplásicas que compartilham a mesma mutação.
Com relação às patologias urológicas que podem acometer o sexo feminino, julgue os itens que se seguem.
Atualmente, a explicação mais adequada para a fisiopatologia da incontinência urinária secundária à hipermobilidade uretral é a teoria do suporte uretral (hammock theory), segundo a qual a estabilidade dos tecidos de sustentação é mais importante do que a posição da uretra.
A respeito da temática qualidade da água abordada no texto, julgue os itens a seguir.
Quanto menor for a quantidade de íons dissolvidos, maior será a condutividade elétrica da água.
O transtorno factício se diferencia da simulação porque,
a simulação somente ocorre na psicose.
no transtorno factício, a produção de sintomas é inconsciente.
no transtorno factício, os sintomas são dirigidos ao próprio paciente, enquanto, na simulação, são dirigidos ao examinador.
o simulador produz conscientemente os sintomas.
na simulação a motivação é consciente.
Um homem de 56 anos, sem antecedentes mórbidos procura o pronto-socorro com queixa de palpitações muito desconfortáveis há 2 horas. Nega episódios semelhantes anteriores. Está eupneico, com saturação de O2 de 95% em ar ambiente, pulso rápido, hemodinamicamente estável e o monitor mostra:
A conduta imediata consiste em administração de oxigênio e
cardioversão elétrica sincronizada com 360 J.
amiodarona EV em bolus.
cardioversão elétrica sincronizada com 50 J.
adenosina EV em bolus.
cardioversão elétrica sincronizada com 200 J.
Uma mulher de 30 anos com história de artralgia preenche os critérios clínicos e laboratoriais para diagnóstico de lupus eritematoso sistêmico. Tem antecedente de 3 abortos espontâneos e 2 episódios de trombose venosa profunda. Mais provavelmente apresenta concomitantemente
síndrome de anticorpos antifosfolípides.
poliangeite microscópica.
polimiosite-dermatomiosite.
síndrome de Churg-Strauss.
fator V de Leiden.
Há alguns anos, a frequência dos casos de dengue no Brasil vem apresentando aumentos periódicos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Como a dengue é uma doença aguda, as medidas de frequência e de associação utilizadas para seu estudo são, respectivamente, as razões de incidência e de chances.
Uma mulher com 40 anos de idade foi internada com quadro de pancreatite aguda. Não tinha história prévia de etilismo. No exame físico: ictérica +/4+, pressão arterial de 80 mmHg × 50 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm e saturação de oxigênio = 89% (ar ambiente); o abdome estava tenso, doloroso e com descompressão brusca dolorosa, ruídos hidraéreos reduzidos. Nos exames laboratoriais, observa-se elevação da amilase e lípase, além de aumento das bilirrubinas, à custa de bilirrubina direta e ALT 180 IU/L, ultrassonografia de abdome mostrando cálculos biliares. Foi solicitada CT de abdome.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
A dieta enteral com posição de sonda pós-pilórica é preferível à nutrição parenteral, por reduzir o risco de infecção bacteriana associada à translocação bacteriana intestinal e à infecção do cateter central utilizado para a nutrição parenteral.
Julgue os itens a seguir, que tratam de indicadores de saúde.
Uma das limitações do uso de estatísticas de mortalidade como indicadores da saúde de uma população é o fato de elas refletirem uma realidade incompleta da história da doença e de seus fatores determinantes.
Um atleta, de 33 anos de idade, caiu da própria altura e apresentou fratura fechada do antebraço direito durante jogo de futebol. Evoluiu rapidamente com edema, dor intensa e cianose no membro acometido. A palpação do pulso radial revelou-se débil no lado da lesão. Apresentou melhora completa do quadro após intervenção cirúrgica, que consistiu de fasciotomia e, em seguida, osteossíntese. A dor pós-operatória foi intensa e debilmente controlada. Após 3 meses do evento, o paciente comparece para avaliação, queixando-se de alterações térmicas, episódios de palidez intercalados com cianose na mão direita, edema de mão e punho, pele brilhante e fina e aumento do crescimento dos fâneros desse lado. Refere também dor espontânea, intensa, tipo queimação e alfinetadas, desencadeada aos estímulos táteis na mão.
Com relação ao caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
O tratamento da síndrome dolorosa regional complexa do tipo I envolve medidas multidisciplinares, entre elas bloqueios anestésicos seriados do simpático cervical, acupuntura, cinesioterapia, uso de agonistas-1-adrenérgicos (guanetidina), drogas com ação antagonista de receptores NMDA (cetamina), opioides e antidepressivos tricíclicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...