Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta, a respeito da incontinência urinária.
Pacientes com prolapso genital completo, após correção cirúrgica, podem apresentar incontinência urinária de esforço, sendo essa uma complicação cirúrgica do procedimento.
A cirurgia de Burch (uretrocistopexia retropúbica) está indicada nos casos de incontinência urinária de esforço por doença esfincteriana uretral.
A grande maioria dos casos de bexiga hiperativa em pacientes jovens decorre de causas neurológicas, e constitui quadro clínico comum nos casos de acidente vascular cerebral.
Na presença de queixa clínica típica de hiperatividade detrusora (urge-incontinência, aumento da freqüência miccional) e na ausência de alterações anatômicas e infecciosas, o estudo urodinâmico pode ser dispensável para a instituição do tratamento clínico.
A atrofia muscular espinhal é uma doença degenerativa dos neurônios motores, que se inicia na vida fetal e progride na infância e na adolescência. Os neurônios motores superiores permanecem normais. Três formas da doença são descritas: o tipo I, também conhecida como doença de Werdnig-Hoffmann, forma infantil mais severa; o tipo II, ou infantil tardio, com progressão mais lenta; e o tipo III, ou forma juvenil crônica. Julgue os itens seguintes, relacionados a essa doença.
A biópsia muscular é o exame que permite distinguir entre os tipos I e II da doença.
Uma jovem de 23 anos de idade desenvolveu insuficiência renal terminal por nefropatia diabética e encontra-se, há um ano, em tratamento em programa de diálise peritoneal. Ela tem diabetes melito diagnosticada aos 7 anos de idade e faz uso, desde essa época, de esquemas de insulina. Há um ano, teve um implante de cateter de Tenkhoff e faz diálise noturna com cicladora, 7 trocas noturnas e cavidade seca durante o dia. Há 3 dias, ao efetuar a primeira troca, notou que o líquido de drenagem estava turvo e passou a sentir dor abdominal e elevação da temperatura corporal. Imediatamente, procurou a equipe de saúde responsável pelo programa dialítico, sendo, então, colhido sangue para hemograma e líquido de drenagem peritoneal para citologia, citometria e cultura, e iniciado esquema antibiótico.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
A incidência de peritonites e a sua gravidade costumam ser maiores em pacientes femininas em diálise peritoneal automatizada, do que nas que fazem as trocas manualmente, em DPAC.
Considere que um homem com 45 anos de idade, previamente hipertenso, submetido a cirurgia bariátrica (gastroplastia) há cinco dias, inicie dispnéia súbita, associada a dor torácica e hipotensão arterial (PA: 80 mmHg × 45 mmHg). Em relação a esse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
Caso seja confirmado o diagnóstico de embolia pulmonar pela tomografia de tórax, e diante da persistência da instabilidade hemodinâmica, é indicada a terapia trombolítica, desde que não haja sinais de sangramento ativo atual.
A doença da membrana hialina ocorre primariamente no recémnascido prematuro. Sua incidência é inversamente proporcional à idade gestacional e ao peso ao nascimento. Aparece em 60% a 80% dos recém-nascidos com menos de 28 semanas. O risco da doença é menor em gestantes hipertensas, que fazem uso de medicamentos opiáceos ou de corticosteróides. A freqüência da doença é maior em filhos de mães diabéticas que tiveram gravidez gemelar e parto cesáreo. Considerando as características da doença descrita, julgue os seguintes itens.
A doença da membrana hialina provoca deficiência de surfactante.
Acerca de pacientes com distúrbios de hemostasia, julgue os itens seguintes.
Um indivíduo que esteja usando heparina não-fracionada deverá apresentar tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial (TTPa) alargados, porém com tempo de sangramento normal.
Uma mulher com 23 anos de idade apresenta quadro de febre e sudorese vespertinas há 2 meses, associado a adenomegalias cervicais bilaterais. A biópsia ganglionar revelou a presença de células do tipo Reed-Sternberg, com reação positiva para CD15 e CD30. O estudo tomográfico evidenciou tumoração mediastinal de 5 cm de diâmetro, e a biópsia de medula óssea e os exames laboratoriais resultaram normais.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.
Com base nos dados da história clínica e dos exames realizados, o estadiamento de Ann Arbor é definido como IIB.
Atualmente, a grande ênfase vem sendo dada a aplicação de medidas de prevenção e promoção de saúde. A respeito do programa de imunizações para idosos, assinale a alternativa correta.
A vacina comumente usada contra difteria e tétano deve ser aplicada também em idosos, e é composta por toxóides.
Pacientes que já apresentaram em algum momento da vida infecção pneumocócica não necessitam de vacina antipneumococo por ter adquirido imunidade permanente contra esta bactéria.
Todo idoso deve receber uma vacina contra influenza com doses de reforço a cada 3 anos.
Para idosos usamos a vacina antipneumococo 14-valente, que previne unicamente infecções de vias aéreas inferiores.
Em pacientes que apresentam pneumonia e estão vacinados contra pneumococo podemos descartar a etiologia pneumocócica.
São causas possíveis de redução da absorção intestinal de cálcio:
Hipoparatireidismo, insuficiência renal crônica.
As possíveis aplicações do quadro de um paciente com 20 anos de idade, previamente hígido, que apresente vômitos incoercíveis há três dias, incluem
hipercalemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...