Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das anemias hereditárias, julgue os itens a seguir.

A deficiência de glucose-6-fosfato desidrogenase é um exemplo de anemia hemolítica hereditária por defeito de membrana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma mulher com 23 anos de idade apresenta quadro de febre e sudorese vespertinas há 2 meses, associado a adenomegalias cervicais bilaterais. A biópsia ganglionar revelou a presença de células do tipo Reed-Sternberg, com reação positiva para CD15 e CD30. O estudo tomográfico evidenciou tumoração mediastinal de 5 cm de diâmetro, e a biópsia de medula óssea e os exames laboratoriais resultaram normais.

Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.

Nesse caso, o diagnóstico é de linfoma de Hodgkin, e o subtipo histológico mais provável é esclerose nodular.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da Doença Renal Crônica (DRC), assinale a afirmativa correta.

  • A.

    No Brasil, a primeira causa de DRC é o Diabetes Mellitus.

  • B.

    A anemia é um sinal tardio e alarmante na DRC; normalmente indica terapia de substituição renal.

  • C.

    A melhor escolha para manter os níveis pressóricos-alvo é a utilização de diuréticos poupadores de potássio.

  • D.

    A DRC pode levar a um estado de hiperparatireoidismo secundário, causando osteíte fibrosa cística.

  • E.

    Pacientes com taxa de filtração glomerular abaixo de 50 ml/min/1,73m2 são considerados com falência renal, e devem ser encaminhados para a terapia de substituição renal.

O estudo do UKPDS demonstrou que:

  • A.

    Em diabéticos tipo 2, o controle glicêmico adequado só é possível com a introdução precoce de insulina.

  • B.

    O uso de acarbose pode melhorar o controle pressórico dos diabéticos hipertensos.

  • C.

    Em diabetes tipo 2 ocorre uma piora progressiva da função das células beta.

  • D.

    O uso metformina está associado ao aumento de retinopatia diabética.

  • E.

    O uso de sulfoniluréias está associado ao aumento da mortalidade cardiovascular.

O tratamento de primeira linha para esse paciente é a adoção da insulinoterapia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma senhora de 65 anos de idade foi levada ao serviço de pronto atendimento por seus vizinhos, que relataram que a paciente foi encontrada praticamente desacordada na sala de sua residência há cerca de 14 horas. Informaram que a paciente tem "problema de tireóide". No exame físico, foram constatados os seguintes achados relevantes: importante redução do nível de consciência, pouca resposta aos estímulos externos, sem outros sinais neurológicos de localização, pressão arterial de 130 mmHg × 105 mmHg, freqüência cardíaca de 45 bpm, temperatura axilar de 33,5 ºC; ritmo cardíaco regular bradicárdico, com bulhas hipofonéticas, sem sopros; pulmões com murmúrio vesicular rude, sem ruídos adventícios; abdome livre, ruídos hidraéreos normais; extremidades sem edema ou cianose. Hemograma completo mostrou leucocitose de 15.000 células/mL, com desvio à esquerda até mielócitos e granulações tóxicas nos leucócitos. Exame de urina (EAS) mostrou urina turva, teste do nitrito positivo, ausência de outros elementos anormais, presença de 20 leucócitos/campo, ausência de hemácias, presença de inúmeros cilindros leucocitários e presença de bacteriúria. O resultado da bioquímica do sangue foi o seguinte: glicemia = 50 mg/dL (valores de referência: 60 – 110 mg/dL), sódio = 115 mEq/L (valores de referência: 135 – 145 mEq/L), potássio = 4 mEq/L (valores de referência: 3,5 – 5,0 mEq/L), duas dosagens de troponina I (na admissão e 6 horas depois) foram iguais a 0,008 ng/mL e 0,010 ng/mL, respectivamente (valor de referência: < 0,05 ng/mL). O eletrocardiograma convencional (admissão) mostrou bradicardia sinusal, baixa voltagem nas derivações periféricas, retificação difusa do segmento ST, sem alterações na onda T. Radiografia de tórax no leito mostrou aumento moderado da área cardíaca, com aspecto de coração "em moringa", sem sinais de congestão pulmonar ou de infiltrados nos campos pulmonares.

Com base nas informações do quadro clín

Como a taxa de mortalidade associada a essa situação emergencial é muito elevada, o tratamento medicamentoso específico pode ser iniciado com base na suspeita clínica inicial, não sendo necessário aguardar a confirmação do diagnóstico por meio de testes laboratoriais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avulsão total ou parcial do couro cabeludo é comum na população ribeirinha da Amazônia. O escalpelamento acontece dentro de embarcações sem segurança nenhuma. O motor e o eixo são descobertos, pondo em risco quem se aproxima quando o motor está ligado e o eixo gira em alta velocidade. Durante a viagem, é comum o barco ficar alagado e os passageiros terem de tirar o excesso d'água. Ao se aproximar do eixo, centenas de mulheres e crianças da Amazônia são sugadas e tiveram o couro cabeludo arrancado. Acerca da avulsão do couro cabeludo, julgue os itens de 106 a 113.

Quando o escalpe é total, a calvície pode ser reversível com expansão dos tecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial o caso de um paciente portador de câncer gástrico que será submetido a tratamento cirúrgico, julgue os itens subseqüentes.

Esse paciente poderá ser submetido a uma gastrectomia subtotal caso o câncer se localize no antro gástrico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mulher de 45 anos de idade, com nódulo único de 5 cm no quadrante superior direito da mama apresentou-se em ambulatório para exame. À citopunção, o nódulo apresentou esfregaços de alta celularidade, com células típicas em grupamentos coesos, bi e tridimensionais, coesos e de bordos moldados. Verificou-se também, em igual quantidade, numerosos grupamentos pequenos de células fusiformes, e núcleos nus bipolares isolados.

Nessa situação hipotética, o melhor diagnóstico citopatológico é

  • A.

    padrão citopatológico de malignidade indeterminada, consistente com tumor filóide.

  • B.

    processo benigno e consistente com fibroadenoma.

  • C.

    lesão proliferativa epitelial com atipias.

  • D.

    padrão citopatológico de malignidade indeterminada, consistente com tumor papilar.

            Um paciente de 60 anos de idade e fumante (20 anos/maço) deu entrada no pronto-socorro com disfagia progressiva que se iniciou há 3 meses e que, agora, ocorre até com líquidos. A endoscopia mostrou lesão vegetante a 25 cm da A. D. S., impedindo a progressão do aparelho. A biópsia mostrou se tratar de um carcinoma epidermóide. A tomografia computadorizada mostrou lesão com 5 cm de extensão e linfonodos subcarinais.

 Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.

A broncoscopia é dispensável no estadiamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...