Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 24 anos de idade, nulípara, assintomática, realizou pela primeira vez uma ultra-sonografia transvaginal de rotina, que evidenciou imagem cística em ovário direito, com ausência de septações internas, medindo 3,0 cm de diâmetro.
Considerando esse caso clínico e as massas ovarianas benignas e malignas, assinale a opção correta.
A lesão descrita pode ser um cisto funcional do ovário. A conduta, nesse caso, poderá ser expectante, tendo em vista que há grande possibilidade de regressão espontânea do cisto.
Considere que a paciente referida no caso clínico acima apresente, ao ultra-som, cisto mal delimitado, com cápsula espessa e septos espessos no seu interior. Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável seria de carcinoma de células claras.
A laparoscopia pode ser utilizada para a exérese de massas ovarianas benignas ou malignas, independentemente do tamanho das mesmas, excetuando-se os casos em que há presença de ascite na suspeita de tumores malignos de ovário.
A ultra-sonografia é o método mais utilizado para o rastreamento do câncer de ovário e constitui método eficiente de diagnóstico precoce dessa patologia.
A atrofia muscular espinhal é uma doença degenerativa dos neurônios motores, que se inicia na vida fetal e progride na infância e na adolescência. Os neurônios motores superiores permanecem normais. Três formas da doença são descritas: o tipo I, também conhecida como doença de Werdnig-Hoffmann, forma infantil mais severa; o tipo II, ou infantil tardio, com progressão mais lenta; e o tipo III, ou forma juvenil crônica. Julgue os itens seguintes, relacionados a essa doença.
Os reflexos tendinosos são poupados no tipo I da doença.
Uma jovem de 23 anos de idade desenvolveu insuficiência renal terminal por nefropatia diabética e encontra-se, há um ano, em tratamento em programa de diálise peritoneal. Ela tem diabetes melito diagnosticada aos 7 anos de idade e faz uso, desde essa época, de esquemas de insulina. Há um ano, teve um implante de cateter de Tenkhoff e faz diálise noturna com cicladora, 7 trocas noturnas e cavidade seca durante o dia. Há 3 dias, ao efetuar a primeira troca, notou que o líquido de drenagem estava turvo e passou a sentir dor abdominal e elevação da temperatura corporal. Imediatamente, procurou a equipe de saúde responsável pelo programa dialítico, sendo, então, colhido sangue para hemograma e líquido de drenagem peritoneal para citologia, citometria e cultura, e iniciado esquema antibiótico.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
Uma jovem de 23 anos de idade desenvolveu insuficiência renal terminal por nefropatia diabética e encontra-se, há um ano, em tratamento em programa de diálise peritoneal. Ela tem diabetes melito diagnosticada aos 7 anos de idade e faz uso, desde essa época, de esquemas de insulina. Há um ano, teve um implante de cateter de Tenkhoff e faz diálise noturna com cicladora, 7 trocas noturnas e cavidade seca durante o dia. Há 3 dias, ao efetuar a primeira troca, notou que o líquido de drenagem estava turvo e passou a sentir dor abdominal e elevação da temperatura corporal. Imediatamente, procurou a equipe de saúde responsável pelo programa dialítico, sendo, então, colhido sangue para hemograma e líquido de drenagem peritoneal para citologia, citometria e cultura, e iniciado esquema antibiótico. A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
Com relação a transtornos cardiocirculatórios, julgue os itens que se seguem.
O betabloqueador venoso deve ser usado precocemente diante do diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, pois diminui a extensão do infarto e diminui a mortalidade, mesmo nos casos que apresentem sinais de insuficiência cardíaca e(ou) instabilidade hemodinâmica, quando são indicadas doses mais baixas da medicação.
O ponto crítico para o sucesso da reanimação neonatal é o estabelecimento adequado da ventilação pulmonar. A reversão da hipoxemia, acidose e bradicardia depende da insuflação adequada dos pulmões com gás, após o nascimento. Julgue os itens a seguir, acerca da reanimação neonatal.
O excesso de oxigênio tecidual pode provocar lesões oxidativas, principalmente em prematuros.
Acerca das anemias hereditárias, julgue os itens a seguir.
Hemácias em alvo são freqüentemente encontradas em casos de beta-talassemia menor.
Julgue os itens seguintes, relativos às síndromes mieloproliferativas crônicas.
A policitemia vera, a mielofibrose primária e a trombocitemia essencial não apresentam risco de evolução para leucemia aguda.
Como outros órgãos, o rim vai, ao longo dos anos, apresentando um decréscimo natural de sua capacidade de filtração glomerular. A medida isolada da creatinina plasmática muitas vezes nos dá falsa impressão de que a taxa de filtração glomerular está dentro de níveis ótimos. Para tal correção devemos levar em consideração vários fatores, entre eles, idade, peso e sexo. A fórmula de Cockroft-Gault é muito utilizada a nível ambulatorial:
Utilizando esta fórmula, resolva a questão abaixo.
Um paciente de 80 anos do sexo masculino chega ao seu consultório para consulta de rotina, está com 50 quilos e apresenta creatinina sérica de 1,6 mg/dl. Calcule a taxa de filtração glomerular e assinale a melhor resposta:
TGF =< 10 ml/min.
TFG = 25 ml/min.
TFG = 50 ml/min.
TFG = 80 ml/min.
TGF => 120 ml/min.
Para o diagnóstico de deficiência de iodo, os melhores exames são:
Cintilografia de tireóide e dosagem de TSH.
Cintilografia de tereóide e iodo urinário de 24 h.
Ultra-sonografia da tireóide e dosagem de T3 reverso.
Ultra-sonografia da tireóide e dosagem do TSH.
Dosagem de iodo urinário de 24h e tereoglobina plasmática.
Uma ação em torno de reduzir o peso do paciente pode restaurar a sensibilidade dos tecidos à insulina com conseqüente diminuição da glicemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...